
Requalificação de 22 escolas gera polémica entre autarquias e Estado
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou, no dia 16 de setembro de 2025, que a abertura do concurso com verbas do Banco Europeu de Investimento para obras de requalificação em apenas 22 escolas “constitui um total desrespeito pelos municípios”.

Obras em escolas: Governo autoriza financiamento de 180 milhões
O Governo vai autorizar um financiamento de 180 milhões de euros para a construção e renovação de escolas para garantir o cumprimento das metas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Ministério da Coesão Territorial.

Ferreira do Zêzere arranca com nova escola: "É a maior obra de sempre"
O município de Ferreira do Zêzere consignou na segunda-feira (dia 29 de julho) a empreitada para a nova escola EB 2.3/S Pedro Ferreiro, ato que formalizou o início das obras e de um investimento de 13 milhões de euros (ME), financiado por fundos europeus.
“Estamos a falar de uma obra que tem de ser

Penacova vai requalificar escola secundária com 7,2 milhões de euros
A Escola Básica e Secundária de Penacova vai ser alvo uma intervenção de requalificação orçada em 7,2 milhões de euros (ME) e suportada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o município na semana passada.

Escola vai ser requalificada em Montemor-o-Velho por 3,9 milhões
O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai investir mais de 3,9 milhões de euros na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Carapinheira, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A requalificação daquele estabelecimento de ensino "vai melhorar de forma profunda a e

Escola Eugénio de Castro em Coimbra vai ser reabilitada com 10 milhões
A requalificação da escola básica Eugénio de Castro vai ter um apoio de 9,7 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi anunciado na sexta-feira (dia 14 de junho) pela vereadora da Câmara de Coimbra com a pasta da educação.
A candidatura de requalificação foi aprovada no

Obras em escolas: Câmara de Lisboa aprova empréstimo de 83,5 milhões
A Câmara de Lisboa aprovou esta sexta-feira (21 de junho de 2024) a contratação de um empréstimo de 83,5 milhões de euros para financiar a construção e requalificação de 61 creches e escolas, prevendo-se juros de cerca de 28,4 milhões de euros. A proposta, que será agora submetida à Assembleia Municipal de Lisboa, foi aprovada em reunião privada do executivo camarário, com os votos contra de BE, Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre) e Livre, a abstenção de PS e PCP, e os votos a favor da liderança PSD/CDS (que governa sem maioria absoluta), informou à Lusa fonte oficial do município.

Setúbal vai investir 21 milhões em obras na Escola Secundária du Bocage
Um estudo prévio da Câmara Municipal de Setúbal para a requalificação da Escola Secundária du Bocage prevê um investimento superior a 21 milhões de euros, incluindo a reabilitação do edifício e dos espaços exteriores do estabelecimento de ensino.
Segundo revelou esta quarta-feira, dia 12 de junho,

Penafiel vai requalificar 3 escolas com verbas do PRR
Penafiel vai investir cerca de 11,8 milhões de euros na requalificação de três escolas do concelho, no âmbito de obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta quarta-feira (dia 12 de junho) a autarquia local.

Obras em 400 escolas: empréstimo de 1.700 milhões fechado este ano
O Governo disse estar convencido de que “ainda este ano” terá fechado com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um empréstimo de 1.700 milhões de euros para alargar as obras de reabilitação e recuperação de 75 para 400 escolas. O empréstimo será assumido pelo Estado central, sendo as verbas cedidas a fundo perdido aos municípios responsáveis pelas obras.

Governo quer fazer obras em 400 escolas com 1.700 milhões de euros
O Executivo conta com 450 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fazer obras em 75 escolas portuguesas. Mas quer ir ainda mais longe. Agora, o Governo de Montenegro está a preparar um pedido de empréstimo de 1.700 milhões de euros ao Banco Europeu de Investimento para alargar a intervenção a 400 escolas.

Luz verde para reabilitação de 451 escolas – um investimento “inédito”
O Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) assinaram esta sexta-feira (21 de julho de 2023) um acordo para financiamento a 100%, pelo Estado, da reabilitação de 451 escolas que passaram para as câmaras no âmbito da descentralização de competências. Em causa está um investimento “inédito” em Portugal, referiu a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro.

Há dois mil milhões de euros para reabilitar 451 escolas
O programa de reabilitação de 451 escolas transferidas para as autarquias, que visa investir até 2033 dois mil milhões de euros, financiados a 100% a título não reembolsável, foi aprovado esta quarta-feira (5 de julho de 2023) pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

Obras em escolas e centros de saúde: câmaras têm 100 milhões de fundos
As câmaras municipais têm à disposição 100 milhões de euros de fundos europeus para reabilitar escolas e centros de saúde que se encontrem degradados. Para os concursos existe, no entanto, uma limitação das dotações por zonas: as regiões Norte e Centro, por exemplo, contam com 30 milhões de euros para requalificação das escolas, menos que o Alentejo e o Algarve, que dispõem de dez e cinco milhões, respetivamente. A medida consta no Despacho n.º 6871/2022, de 31 de maio de 2022, já publicado em Diário da República.
Construção: remoção de amianto concluída em 300 escolas
A remoção das placas de amianto em mau estado em 299 escolas um pouco por todo o país já foi concluída. Este processo, durou cerca de dois anos, significou um investimento de nove milhões de euros, segundo o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

câmara de lisboa foi a entidade que mais obras públicas adjudicou
a câmara de lisboa lidera o ranking das entidades que mais adjudicações de obras públicas realizou. em menos de quatro anos, desde final de 2008, a autarquia fechou 944 contratos, no valor de 88,7 milhões de euros.

parque escolar só avança com obras em 2014
as obras de modernização que a parque escolar ia fazer em metade das 34 escolas secundárias e que foram suspensas pelo ministro da educação, nuno crato, em agosto do ano passado, só vão começar em 2014.

obras em 32 escolas em risco de serem suspensas por falta de dinheiro
um relatório da inspecção geral das finanças (igf) concluiu que existem 32 escolas que foram assinaladas pela parque escolar para serem renovadas e que correm o risco de vir a não sofrer obras.

gestores que se despediram da parque escolar não serão indemnizados
o ministério da educação e ciência garantiu, em declarações ao jornal público, que “não há lugar a indemnizações” para os quatro membros do conselho de administração da empresa pública parque escolar que renunciaram ao cargo, na sexta-feira.

parque escolar gastou cinco vezes mais que o previsto nas obras
as obras da parque escolar, empresa pública responsável pela requalificação da rede pública de escolas, ficaram cinco vezes e meia mais caras que o valor orçamentado.

obras em 20 escolas adiadas por falta de dinheiro
a empresa pública parque escolar vai adiar as obras em 20 escolas que já estavam em fase de requalificação por falta de verbas.

obras em escolas ajudam construção a sobreviver
o sector da construção é dos que mais tem sentido os efeitos da crise. segundo o correio da manhã (cm), apenas o investimento público na reabilitação do parque escolar impediu maiores danos no índice de produção do sector da construção civil, no primeiro trimestre do ano.