“A escola tem mais de 20 anos e nunca recebeu obras de fundo”, frisou a autarca, Marta Prates.
Comentários: 0
Reguengos de Monsaraz
Foto de David Carbajo Pacheco no Unsplash
Lusa
Lusa

A Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, candidatou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a requalificação de uma escola do concelho, num investimento de 4,4 milhões de euros.

Em comunicado, o município indicou que candidatou ao PRR a empreitada no âmbito do acordo feito entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para intervenções em escolas que passaram para a tutela das câmaras.

“A Escola Básica António Gião está classificada com a categoria ‘P3 – Prioritário no Acordo Setorial’ e a taxa de comparticipação é de 100% das despesas elegíveis”, assinalou a autarquia alentejana.

Contactada pela agência Lusa, a presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, eleita pelo PSD, referiu que o projeto de requalificação e a submissão de candidatura ao PRR foram aprovados, por unanimidade, em reunião do município. “A escola tem mais de 20 anos e nunca recebeu obras de fundo”, frisou a autarca.

Segundo Marta Prates, a Escola Básica António Gião tem cerca de 450 alunos, que frequentam desde o 5.º ao 8.º anos de escolaridade.

No comunicado, a Câmara de Reguengos de Monsaraz realçou que pretende “melhorar as condições físicas e funcionais da escola”, assim como “renovar e modernizar os equipamentos e os recursos educativos digitais”.

O objetivo, vincou, passa por “proporcionar um ambiente mais adequado para o ensino e para a aprendizagem, promovendo a qualidade da educação, a inclusão e o bem-estar dos estudantes e da comunidade educativa”.

Remodelação completa do espaço escolar

De acordo com o município, as obras previstas incluem a ampliação do espaço de convívio para os alunos, a criação de uma sala para o centro de apoio à aprendizagem, modificações nas salas de aulas e a renovação das instalações sanitárias.

A empreitada inclui ainda intervenção nas redes de saneamento, abastecimento e elétrica, substituição de pavimentos, pintura e a recuperação estrutural das paredes do edifício, se necessário com renovação de fachadas e de patologias construtivas.

Já no pavilhão desportivo está prevista uma nova cobertura, a remodelação dos balneários e a substituição das redes de água e saneamento, enquanto a intervenção na cantina abarca a instalação de novos equipamentos, adiantou.

A autarquia salientou que pretende ainda melhorar o desempenho energético da escola, com a substituição das caixilharias exteriores, colocação de iluminação com tecnologia LED e aplicação de novos revestimentos nas paredes, entre outras intervenções.

“A candidatura integra ainda o valor de cerca de 170 mil euros para a aquisição dos equipamentos e recursos digitais que foram pedidos pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz”, acrescentou.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta