A Shed House é uma casa que representa um modelo de arquitetura inovadora que combina funcionalidade, estética e sustentabilidade.
Comentários: 0
casas de arquiteto
Créditos: Vista exterior da casa/Tom Ferguson

Situada em Sidney, na Austrália, a Shed House é uma casa minimalista concebida pelo atelier Breakspear Architects, com estilo de Tess Thyregod. Esta casa representa um modelo de arquitetura inovadora que combina funcionalidade, estética e sustentabilidade.

"No coração da Shed House está um jardim contemplativo que une um nível de vida com um espaço versátil de telheiro para uma integração libertadora do trabalho, da vida doméstica e da paisagem. Todo o interior ordenado orbita em torno dos fenómenos naturais do pátio, criando uma mistura dinâmica de proximidade, separação, flexibilidade e tranquilidade".

casas originais
Créditos: Não podia faltar uma piscina/Tom Ferguson

O rés do chão da Shed House é um espaço versátil que serve múltiplos propósitos, funcionando como oficina, varanda, entrada e garagem. Grandes portas ligam esta área ao exterior e à rua, facilitando atividades como a confeção, o relaxamento junto à piscina, a lavandaria e as reuniões sociais. O piso superior alberga as principais áreas de habitação, incluindo quartos, casas de banho, cozinha, sala de estar, sala de jantar e biblioteca, todas orientadas em torno do pátio central.

eficiência energética
Créditos: Minimalista/Tom Ferguson

Integração e movimento

O design da Shed House evita os corredores tradicionais, permitindo um fluxo contínuo de movimento e vistas, o que melhora a ligação com o ambiente natural. Esta disposição garante que os membros da família possam manter-se ligados enquanto realizam diferentes atividades na casa. O pátio central, com paredes revestidas a madeira que se estendem acima do telhado, melhora a ventilação através da lareira. Esta abordagem não só promove a circulação de ar fresco, como também introduz qualidades efémeras da paisagem no interior da casa.

A Shed House incorpora uma série de características sustentáveis, tais como sombreamento retrátil, vidros duplos, massa térmica, aberturas mínimas nas orientações leste/oeste, beirais no lado norte, isolamento de alta especificação, juntas seladas, telhados brancos, aquecimento por piso radiante e um sistema solar. Com cerca de 300 metros quadrados (m2) de espaço interior distribuídos por dois pisos, a Shed House oferece um ambiente de vida espaçoso, mas coeso.

casas diferentes
Créditos: Interior/Tom Ferguson

O rés do chão, uma área aberta entre o pátio da frente e o das traseiras, é suavemente dividido pelo jardim central. As casas de banho e um quarto suplementar estão dispostos de forma compacta ao longo de um dos lados. No andar de cima, os 150 metros quadrados (m2) são constituídos por uma grelha de salas cujo centro é o pátio. Quatro espaços públicos para cozinhar, comer, relaxar e ler formam uma cruz em torno do pátio, enquanto as áreas privadas, incluindo quatro quartos e duas casas de banho, estão situadas em cada canto.

Integração na natureza

Uma escadaria ergue-se discretamente a partir do limite da planta, criando uma separação distinta entre os níveis. O movimento através da casa é guiado pelas vistas do pátio, que introduz as qualidades efémeras da paisagem no interior. Uma ponte estreita que atravessa o pátio proporciona um lugar calmo no meio da vegetação, com um toldo retrátil para dar sombra e um microclima mais fresco em baixo. No exterior, a Shed House apresenta uma paleta de materiais precisa e neutra, enquanto o interior é quente e rico em espacialidade, realçado pelo pátio central.

Jardim interior
Créditos: O jardim no centro da casa/Tom Ferguson

Os seus moradores podem usufruir da proximidade ao exterior sem estarem expostos a insetos e à luz solar intensa, o que levou à criação de um jardim interior contemplativo. As fachadas metálicas apresentam um aspeto neutro para a rua, animado pela luz solar, enquanto no interior, as cores naturais e os materiais como as madeiras quentes, o betão cinzento e os metais brilhantes amplificam os efeitos da paisagem. Este projeto não só melhora a habitabilidade, como também cria um retiro sereno que se integra harmoniosamente na sua envolvente.

design de interiores
Créditos: Sala de jantar/Tom Ferguson
casas sustentáveis
Créditos: Entrada da casa/Tom Ferguson
casas de sonho
Créditos: Cozinha/Tom Ferguson

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta