Inicialmente, os moradores de ambos os lados colocaram uma simples prancha para atravessar o rio.
Comentários: 0
a ponte mais pequena do mundo
Twitter

A Estremadura é uma região surpreendente que convida a descobrir recantos e lugares extraordinários, alguns dos quais destacam-se pela sua singularidade. Por exemplo, é lá que podemos encontrar a ponte internacional mais pequena do mundo. Uma ponte que liga Espanha e Portugal e que só pode ser atravessada a pé.

Esta ponte – com apenas 3,20 metros de comprimento e 1,45 metros de largura e que atravessa o rio Abrilongo – fica situada na pequena localidade de El Marco e liga La Codosera (Badajoz) a Arronches (Portugal).

A ponte mais pequena do mundo.
Wikimedia commons

A ponte internacional mais pequena do mundo não só liga as duas margens do rio, mas também dois municípios de dois países diferentes, sem ter qualquer posto fronteiriço. Originalmente, os habitantes de ambos os lados colocavam uma simples prancha para atravessar o rio, que acabou por tornar-se num sítio chave para os contrabandistas, durante os anos em que o contrabando era frequente.

Esta ponte – com apenas 3,20 metros de comprimento e 1,45 metros de largura – atravessa o rio Abrilongo.
Wikimedia commons

Atualmente, a ponte encontra-se melhorada, tendo-lhe sido adicionado um corrimão para torná-la mais segura. Visitar esta pequena ponte é uma experiência única e um pretexto para conhecer a história rica da Estremadura e a estreita relação entre Espanha e Portugal.

Cidades ligadas pela ponte internacional mais pequena do mundo

  • La Codosera, Badajoz

Um dos locais a que a ponte liga é a La Codosera, a noroeste de Badajoz, junto à fronteira com Portugal. Graças à proximidade com o rio Gévora, aí o clima é húmido, permitindo a existência de uma rica massa florestal de castanheiros, oliveiras, olmos, azinheiras, sobreiros, pinheiros, amieiros e eucaliptos, a par da urze, da esteva e do tomilho.

As margens do Gévora apresentam frondosos bosques e plantações de produtos hortícolas e leguminosas, sendo notável o cultivo do arroz. A vila é constituída por edifícios tradicionais que se encontram atualmente em processo de transformação devido à renovação urbana que aquela zona tem experienciado nos últimos anos.

La Condosera, Badajoz
Wikimedia commons

Entre os locais mais significativos estão o Castelo, o Santuário de Nossa Senhora de Chandavila e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. O Castelo, do século XIV, ergue-se no topo de uma colina da vila, com uma figura colossal de Jesus, visível a partir de todos os lados.

O Santuário, situado numa zona acidentada, é conhecido pelas aparições milagrosas da Virgem das Dores em 1945 às meninas Marcelina e Afra, acontecimentos que atraíram grande atenção na época em que ocorreram.

Arronches, Portugal

Arronches é uma vila encantadora da região do Alentejo, situada muito perto da fronteira com Espanha. Além da ponte, é famosa pelas suas casas adornadas com riscas coloridas que envolvem rodapés, janelas e portas, conferindo-lhe um aspeto alegre e único.

As suas origens são antigas, embora a documentação histórica seja escassa. No entanto, vários monumentos megalíticos pré-históricos podem ser encontrados em toda a região.

Arronches
Wikimedia commons

A história de Arronches é marcada pela guerra. Foi inicialmente conquistada em 1166 por Afonso Henriques e, posteriormente, perdida e reconquistada por Sancho II em 1235, antes de cair novamente em mãos muçulmanas e ser, finalmente, recuperada em 1242 por Paio Peres Correia.

Pela sua localização estratégica, foi um importante baluarte defensivo na Idade Média, como atestam os vestígios do Castelo, reconstruído em 1310, provavelmente sobre a estrutura muçulmana. Com o tempo, e após o terramoto de 1755, o castelo deteriorou-se e muitos dos seus materiais construtivos foram reaproveitados na construção de casas locais, restando hoje apenas vestígios de uma das suas torres.

Entre os principais monumentos de Arronches, destacam-se a Igreja Matriz, uma construção do século XVI que substituiu um antigo templo gótico de 1236, e os Paços do Concelho, também do século XVI. Parte do município está inserido no Parque Natural da Serra de San Mamés, uma zona de grande beleza natural que alberga uma diversidade de espécies de fauna e flora.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta