Estas são algumas propostas de entradas, pratos principais com opção vegan e sobremesas para a mesa de fim de ano.
Comentários: 0
mesa ano novo
Freepik

Se foste o feliz contemplado para organizar o jantar da passagem de ano para 2025, mas a tentativa de preparares o menu esbarra na falta de imaginação, damos-te uma mãozinha com estas sugestões de receitas que vão deixar a família de queixo caído. Até porque reza a lenda que entrar no novo ano de barriga satisfeita é meio caminho andado para vir a ser um ano feliz.

Entradas: as boas vindas são essenciais

Fazem parte do kit de boas-vindas e quem as inventou foi certamente em homenagem àqueles familiares que lutam para chegarem a horas. Mas juntou-se o útil ao agradável e as entradas são também um excelente pretexto para abrir conversas e receber com conforto. 

Certo é que independentemente daquilo que se ponha na mesa para dar início à última ceia do ano, há sempre tostas ou pão para acompanhar, mas o novo ano não se incomoda de repetirmos os hábitos do passado.

Tábua de queijos e enchidos

Vem sempre a calhar. Afinal de contas, quem é que não gosta de andar de palito na mão a petiscar tudo o que tem direito? Cortados aos triângulos ou meticulosamente enrolados com as mais originais disposições, aqui basta dar largas à imaginação.

tabua de queijo
Freepik

Sapateira Recheada 

Os clássicos serão sempre clássicos. Há quem se guarde para comer a sapateira nesta altura do ano para fechar com chave de ouro. 

  • Ingredientes (sapateira cozida; 1 ovo cozido; pickles; sal; pimenta preta; cerveja; maionese; mostarda; ketchup; salsa)
  • Modo de Preparo: Num prato começa por deixar um ovo e alguns pickles cortados em pedaços. De seguida, com o auxílio de um martelo de cozinha, separa as patas e abre o centro da sapateira pré-cozida. O recheio é picado e misturado juntamente com os pickles e o ovo já cortados. 

    Depois acrescenta, à medida que envolves, uma colher de sopa de molho ketchup, uma colher de chá de mostarda e mais 200g de maionese. 

    Posteriormente junta 50 ml de cerveja e envolve tudo. No final, adiciona sal, salsa picada e pimenta preta e torna a mexer. Estará o recheio pronto para ser servido com tostas ou pão torrado. 

    Há quem junte o interior das patas ao miolo da sapateira e quem o saboreie naturalmente. 

sapateira marisco
Flickr

Amêijoas à Bulhão Pato

Marisco em cima da mesa? É uma casa portuguesa, com certeza, já nos cantava Amália Rodrigues. 

  • Ingredientes (amêijoas; seis dentes de alho; 1 cebola; azeite; coentros; vinho branco; limão; sal)
  • Modo de Preparo: Importa que as amêijoas tenham sido depuradas de forma a sair a areia. Passa-as por água e deixa a escorrer.

    Inicialmente prepara o refugado: num tacho ao lume põe a cebola e os alhos picados com azeite. De seguida, adiciona os coentros, as amêijoas, 60ml de vinho branco e tempera com sal, envolvendo os ingredientes. O tacho deve ficar tapado para que estas cozinhem.

    Quando as amêijoas abrirem, espreme limão para dar sabor. Neste ponto há quem também adicione manteiga e coentros e cubra novamente por escassos minutos de forma a dar outro gosto ao molho. Posto isto, estarão prontas a serem servidas. 

amêijoas a bulhão pato
Freepik

Camarões à Guilho 

Sabem bem em qualquer altura, mas nesta época especial, aconchegam o estômago de cada familiar e trazem o requinte para a mesa do Réveillon

  • Ingredientes (caramões; 2 dentes de alho; azeite; limão; coentros; malagueta; vinho branco; sal e pimenta)
  • Modo de Preparo: Começa por fazer o refugado com azeite, alho e coentros picados numa frigideira. De seguida junta a malagueta, também picada, e adiciona os camarões descascados, previamente temperados com sal e pimenta. O próximo passo consiste em acrescentar o vinho branco e deixar saltear ambos os lados do camarão. 

    Por fim, atiram-se umas gotas de limão. Há também quem tempere com uma colher de sopa de manteiga e deixe marinar por mais uns minutos. O prato finaliza-se com os coentros cortados colocados em cima.

camarões
Freepik

Prato Principal: a estrela de Ano Novo

Este é o grande momento de jogares as cartas em cima da mesa e provares o que vales entre panelas e fogões. O prato principal é aquele que vem numa bandeja e é deixado em cima da base para tachos entregue aos comentários e narizes apurados de quem está pronto para a segunda ronda, a seguir às entradas.

Açorda de Marisco

Quer estejas a planear uma ceia de Ano Novo simples ou uma ceia de ano novo para 30 pessoas, uma açorda de marisco é rápida e prática.

  • Ingredientes (camarão, miolo de amêijoa, pão, dentes de alho, azeite, coentros, gemas de ovo, sal)
  • Modo de Preparo: Começa por cozer o miolo das amêijoas e os camarões com sal. De seguida descasca os camarões e torna a pôr na água da cosedura as cabeças e a casca levando ao lume por mais uns minutos. Posteriormente, essa mesma água é usada para amolecer o miolo do pão que deverá estar separado numa outra taça.

    Por sua vez, numa panela faz-se um refugado com azeite, alho e coentros picados e junta-se o pão amolecido a par do camarão cortado e o miolo da amêijoa.

    Para finalizar adicionam-se três gemas de ovo e coentros, envolve-se tudo e voilá.

açorda
Freepik

Fondue

Nem só de tradições se vive aquando da contagem decrescente para o ano novo. Ocasiões especiais, também pedem pratos diferentes, ou pelo menos, modos de preparação que fujam à rotina do dia-a-dia. É aqui que entra o Fondue. Não precisas de ser chef, só precisas de lançar a sugestão para o ar e torcer que a família ou amigos aprovem.

Para o Fondue vais precisar de uma panela própria; óleo; carne e acompanhamentos como arroz, batata frita e fruta em calda.

O segredo consiste nos molhos para a carne que tanto podem ser de caril; mel e mostarda; molho de pimentas; molho de maionese de alho ou até molho de cocktail.

fondue
Unsplash

Tofu à Brás 

Já lá vai a altura em que os pratos vegetarianos e veganos eram catalogados com falta de opções. Sempre existiu uma panóplia de possibilidades, mas hoje estão mais destapadas e são postas em prática. Por isso, se não comes carne ou peixe, esta pode ser a sugestão para uma ceia de ano novo vegan.

  • Ingredientes (tofu; cogumelos; batatas para assar; alho-francês; cebola; sal; azeite; coentros; azeitonas; alho; molho de soja; tempero de noz-moscada, pimenta preta e cúrcuma ou açafrão)
  • Modo de preparo: Inicialmente prepara as batatas cortando-as em finas tiras e tempera com azeite, sal, noz-moscada, alho, cúrcuma e pimenta preta. Deves levar o tabuleiro ao forno por 30 minutos e ir mexendo em simultâneo. Em alternativa, também podem ser usadas batatas-fritas palha de pacote.

    De seguida, numa panela deves acrescentar a cebola juntamente com um fio de azeite e o alho francês e deixar cozinhar. Adiciona os cogumelos picados, bem como o tofu triturado, e torna a mexer, regando com molho de soja. 

    Seguem-se os temperos com noz-moscada, pimenta preta, curcuma e uma pitada de sal. Juntam-se as batatas, os coentros cortados e estará pronto a ir para a mesa com as azeitonas espalhadas pelo prato.

tofu
Freepik

Arroz de Pato

Para o jantar ou almoço de Ano Novo? Tanto faz, mas tens que fazer. A receita é passada de avós para netos e, portanto, este é o momento ideal para os deixares de sorriso rasgado.

  • Ingredientes (arroz; pato; chouriço; louro; cebola)
  • Modo de preparo: O primeiro passo baseia-se em encher um tacho grande com água a par de uma cebola inteira; 6 dentes de alho inteiro; sal e chouriço partido ao meio mas também inteiro. Nesse mesmo tacho, o pato deverá cozer durante uma hora.

    Posteriormente, depois de cozinhado, a água é reservada. O pato deve ser desfiado e o chouriço partido (parte em rodelas e outra parte em cubos).

    Por sua vez, a água de cozedura do pato deve ser utilizada para fazer o arroz e acrescentado o chouriço picado. Para finalizar, numa bandeja deves fazer camadas de arroz e pato; adicionar as rodelas de chouriço em cima e levar ao forno por alguns minutos.

arroz de pato
Freepik

Rolo de Carne recheado com fiambre e queijo

Estás a correr contra o tempo, mas o jantar de Réveillon não espera por ti? Esta é uma receita para quando tudo estiver a dar errado, atirares-te para o caminho certo, sobretudo porque a maioria dos ingredientes deves ter no frigorifico e na despensa.

  • Ingredientes (carne picada; azeite; gema de ovo; pão ralado; sal; pimenta preta; alho em pó; fiambre e queijo)
  • Modo de Preparo: Começa por deixar o forno a aquecer. A seguir, junta numa taça a carne picada, a gema de ovo e o pão ralado. Tempera com sal, pimenta preta e alho em pó a olho. Com um fio de azeite, mistura os ingredientes até ficar uma massa.

    O segundo passo consiste em espalhares numa bandeja a mistura num formato retangular, sob uma folha de alumínio para facilitar o processo de enrolar. Acrescenta as fatias de queijo e fiambre por cima da carne e cuidadosamente começa a formar o rolo. Neste ponto há quem adicione fatias de bacon por cima, envolva o rolo em alumínio e leve ao forno.

rolo de carne
Freepik

Sobremesa: os doces que não podem faltar

Sobra sempre espaço para a sobremesa, mesmo quando não sobra. E por esta altura já nos resignámos que as promessas de uma vida mais fit terão de ficar para o novo ano que se aproxima.  

Tarte de Amêndoa

O nome já faz crescer água na boca e a textura assim como o sabor justifica-o. É aquela sobremesa que leva os familiares a acenarem com a cabeça, enquanto mastigam, em forma de confirmação de que esta foi a escolha acertada.

  • Ingredientes (manteiga; açúcar; farinha; ovos; leite; miolo de amêndoa)
  • Modo de preparo: Numa tigela começa por pôr cerca de 100g de manteiga e 100g de açúcar. Bate até ganhar consistência. Em simultâneo, junta 2 ovos partidos e continua a bater a massa. Depois acrescenta aproximadamente 250g de farinha, mais 3 colheres de sopa de leite e mexe. Resta espalhar pela tarteira e levar ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

    Durante o tempo de espera, é altura de preparar o recheio. Num tacho ao lume adiciona 100g de manteiga, 100g de açúcar, a amêndoa e 3 colheres de sobremesa de leite e deixa ferver. O recheio caramelizado deve ser assim posto em cima da base e levado novamente ao forno para que as amêndoas ganhem uma textura tostada. Estará pronta para servir e ver os familiares deliciarem-se.

tarte de amendôa
Freepik

Resta-te somente meter mãos à obra e entrar com o pé direito.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta