A máquina de lavar loiça tornou-se num elemento fundamental em muitas casas portuguesas. Além de poupar as nossas mãos dos estragos da rotina de lavar manualmente a loiça, permitiu-nos uma boa poupança de tempo que pode ser investido a fazer qualquer outra coisa.
Muitas pessoas defendem que se deve colocar sal na máquina de lavar a loiça. Ter esse hábito é vantajoso, porque gera diversos benefícios no eletrodoméstico. Queres saber por que deves colocar sal na máquina de lavar loiça? Esse hábito ajudará a assegurar pratos, copos e talheres mais limpos e reluzentes.
Sal na máquina de lavar loiça: porque se deve usar?
Colocar sal na máquina de lavar loiça é um hábito que se deve ter, porque permite atuar em serviço da manutenção do eletrodoméstico.
Se não tiveres esse hábito, deves reconsiderar as tuas rotinas, porque esse gesto permite 'neutralizar' o impacto de uma água muito dura. Esse hábito serve o propósito de atuar nessa água rica em partículas de calcário. Por isso, promove o bom funcionamento da máquina por mais tempo.
Não se deve usar sal de mesa na máquina de lavar loiça, porque esse sal contém ingredientes que a podem danificar. Portanto, este sal usado no eletrodoméstico não se trata do condimento usado na comida, porque esse sal corrói os canos e entope a máquina.
Na prática, consiste numa substância composta por cloreto de sódio que passa por um refinamento industrial que permite minimizar as impurezas (nomeadamente, resquícios de conchas ou areia), naturalmente contidas no sal marinho.
O cloreto de sódio de grão natural é o sal indicado, porque ajuda a amolecer a água dura que pode revelar-se demasiado agressiva com a loiça e impedir que a unidade amaciadora da máquina de lavar loiça entupa. O sal para a máquina pode ser encontrado na maioria dos supermercados.
O que é a água dura?
A água dura é distinta da água da chuva. Esta, que cai naturalmente dos céus, é macia. Após ela entrar nos lençóis de água no solo pode ter vários destinos. Quando acaba por sair da torneira, torna-se dura.
A água dura resulta da acumulação de minerais (nomeadamente, barro, calcário, magnésio e cálcio) do solo. Apesar de se tratarem de minerais benéficos para a nossa saúde, não são bons para a máquina de lavar loiça.
Os minerais tornam a água dura boa para se beber e até melhoram o seu sabor. No entanto, após ela entrar na máquina de lavar loiça, estes minerais reagem com a temperatura elevada e originam a formação de calcário.
Esta realidade dificulta a lavagem da loiça. Após os minerais ficarem dissolvidos e depositados nos pratos e copos, estes itens apresentam mau aspeto e manchas de calcário.
No caso, de viveres numa zona de água mais dura, deves verificar o nível de sal na máquina de lavar loiça com maior regularidade uma vez que este tipo de água terá impacto em toda a canalização.
Sal na máquina: sabes onde colocar?
Geralmente, o reservatório de sal está situado na parte inferior da máquina. Para colocares o sal no local adequado, deves primeiro desapertar a tampa. Então, deves colocar o sal até que o reservatório se apresente cheio.
Para evitares desperdícios e impedires que o sal caia dentro do aparelho, deves fazer essa tarefa com o funil fornecido. Finalmente, deves limpar a borda do reservatório e fechar bem a tampa.
Por tudo isto, se queres ter uma loiça mais limpa, reluzente e brilhante, deves ter em atenção o nível do sal. O hábito de colocar sal no eletrodoméstico é fundamental para ele cumprir as suas funções da melhor forma, por mais tempo. Não caias no erro de subestimar a importância deste hábito.
Sabes quando deves colocar o sal? A máquina indica-te
A maioria das máquinas de lavar loiça apresenta uma luz indicadora que relembra o utilizador de colocar o sal, quando necessário. Caso tenhas um modelo mais vintage que não apresente essa luz, haverá um indicador de boia.
Se esse indicador não se encontrar à vista, convém colocar sal na máquina todos os meses.
Cada eletrodoméstico tem compartimento próprio para o sal, que varia de tamanhos consoante a máquina em causa. Por isso, deves adequar a quantidade de sal à dimensão do teu reservatório. Cada caso, é um caso!
Vantagens do uso do sal na máquina
A colocação do sal permite limpar o descalcificador de água. Este é um dispositivo que absorve o calcário que se encontra na água da lavagem. O hábito de colocar sal na água visa impedir que as pequenas partículas de calcário fiquem depositadas na loiça.
Esse gesto impede que o calcário se acumule no filtro da máquina, o que poderia afetar a eficácia de cada lavagem. Logo, caso a loiça não esteja a ficar limpa como acontecia, pode ser necessário colocar sal para que os copos saiam novamente reluzentes.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta