Já lavas a máquina da loiça? Sim, é diferente de lavar a loiça e deves fazê-lo para a sua eficiência e durabilidade.
Comentários: 0
Pratos na máquina da loiça
Cottonbro Studio/Pexels

A máquina de lavar loiça é uma aliada quase indispensável na vida doméstica principalmente porque tem como objetivo poupar-te tempo ao lavar a loiça de todas as refeições. No entanto, sabias que isto não significa que ela esteja efetivamente limpa? Aliás, o uso contínuo até pode fazer com que tenhas de ter mais atenção à limpeza deste eletrodoméstico.

Como qualquer outro eletrodoméstico da nossa cozinha, a máquina da loiça precisa de ser bem estimada para um bom funcionamento e para prolongar ao máximo a sua vida útil. E, por essa mesma razão, tens que pensar num plano de limpeza e, ocasionalmente, uma limpeza profunda da máquina. Vamos explicar-te tudo, e descansa que não é um quebra-cabeças.

Lavar a máquina da loiça: porquê?

Máquina de lavar loiça vazia
Castorly Stock/Pexels

Como qualquer outra máquina que sirva para limpar resíduos, a máquina da loiça pode ser um reservatório para bactérias e fungos. Normalmente resulta da acumulação de restos de comida mas também de detergente que se vai acumulando no seu interior.

A lavagem habitual da máquina da loiça deve ser feita em função do uso, mas estima-se que o ideal é uma lavagem profunda a cada mês (assumindo utilização quase diária).

É obrigatório lavar a máquina da loiça?

Obrigatório não é, mas verás que se fizeres esta manutenção provavelmente terás muito menos problemas. Basicamente, deves considerar sempre uma lavagem da máquina da loiça quando:

  • A loiça fica mal lavada após um ciclo – restos de comida que não saiem, gordura, etc;
  • Existe mau cheiro geral sempre que abres a máquina (em particular se estiver vazia);
  • O filtro estiver sujo e com vários resíduos;
  • Pulverizadores estão entupidos;
  • Existe sujidade na porta e paredes da máquina;
  • Surgimento de ferrugem nas várias peças do interior da máquina.

Como limpar a máquina da loiça

Não existe uma forma certa para lavar a máquina da loiça e entre o recurso a produtos químicos ou opções mais caseiras, deves ser tu a ver qual te resulta melhor. Afinal de contas, cada pessoa pode preferir ou até mesmo precisar de métodos de lavagem diferentes. 

Máquina da Loiça
Castorly Stock/Pexels

Deixamos-te aqui os passos que deves contemplar sempre em qualquer processo de limpeza da máquina de lavar loiça.

  1. Retirar filtros e pulverizadores – utiliza água morna para lavar o filtro da máquina e uma escova para ajudar a limpar todos os pequenos buracos que possam acumular restos de comida. No caso dos pulverizadores é ter a certeza que tudo funciona e não há nenhum buraco entupido;
  2. Limpar o interior da máquina da loiça – e sim, isto inclui o interior da porta. Com um pano húmido deves limpar as borrachas da máquina, de forma a que não se acumule restos de comida e consigas retirar sujidade;
  3. Um ciclo de lavagem (mas sem loiça) – pode parecer um gasto de energia mas é essencial para que a máquina da loiça faça quase uma purga a si mesma. Neste caso podes ir por dois métodos distintos, sendo que em ambos normalmente é exigida uma lavagem a alta temperatura.
  • Produtos químicos – existem vários produtos no mercado designados para limpeza de máquinas da loiça. É só seguir as instruções em termos de dosagem.
     
  • Produto ‘natural’ – se te queres afastar destes químicos podes sempre apostar na limpeza via vinagre de limpeza. Pega numa taça, enche-a até metade com o líquido e coloca-se na prateleira de cima da máquina antes de iniciares o ciclo.
  1. Check final ao filtro – uma vez que acabaste de fazer a limpeza da máquina, deves voltar ao passo um e rever/limpar o filtro – não te esqueças que se houver lixo ele terá ido lá parar novamente.
Rapariga a colocar pratos na máquina da loiça
Cottonbro Studio/Pexels

Se utilizares a máquina numa base diária, esta limpeza profunda apenas precisa de ser feita mensalmente mas podes sempre ir prevenindo eventuais problemas. Se ao final de cada utilização utilizares um pano embebido em água quente e vinagre para limpar o interior da máquina poderás estar desde logo a estender o seu tempo de vida útil.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta