
Esta começa a ser a altura do ano em que os objetos de praia voltam a ocupar espaços mais visíveis aos nossos olhos, descendo das fundas e elevadas prateleiras em que ficaram hibernados todo o inverno.
Raquetes de praia saem dos sacos em que estavam guardadas nas arrecadações para agora voltarem com vestígios de areia para dentro de casa e o mesmo acontece com as toalhas de praia que, depois de se esconderem das estações frias, voltam a desempenhar a devida função.
Mas até o ato de ir para a praia exige que nos debrucemos sobre alguns prós e contras, sobretudo em relação a determinados acessórios, para que não estejamos só a levar peso dentro da nossa mala, mas sim conforto.
Toalha de praia: o que ter em consideração?

Com tantos tipos de toalhas de a praia e piscina – designs lisos ou com padrão; de algodão, microfibra ou os famosos páreos que tanto servem de saia como de toalha – há-que considerar certos aspetos antes de se apontar o dedo, comprar e carregá-la contigo.
Material da toalha de praia: a que seca mais rápido também é a que nos seca melhor?
Não há uma escolha de material certa ou errada, mas sim uma adaptabilidade ao estilo de vida de cada um.
- Toalhas de microfibra: têm merecido cada vez mais a atenção do público pela secagem rápida do próprio material, o que evita o cheiro a humidade. Além de os grãos de areia deixarem-se cair com facilidade quando é sacudida; é também leve para se transportar e cabe em qualquer mala ou saco de praia, ocupando pouco espaço. No entanto, embora ganhe pela praticidade – sendo um forte aliado em viagens – o tecido não é aquele que se apresenta com a maior capacidade de absorção.
- Toalhas de algodão contam com duas facetas: um lado mais felpudo, que não agarra as impurezas em volta e serve para enxugar, e outro mais macio para nos deitarmos. Estas, além da suavidade, garantem uma absorção maior após os mergulhos, por terem maior espessura.
Mas, em contrapartida, demora mais tempo a ficar seca e exige um maior número de sacudidelas para fazer desapegar a areia que, entretanto, se abraçou à nossa toalha.
Existem ainda os páreos feitos de tecido fino, que tanto servem de saída de praia como de toalha. Não são perfeitos para tirar o molhado da pele, uma vez que ficam extremamente encharcados mas, por serem tão finos, também secam com rapidez. É ideal para aqueles dias em que queres ir de mãos a abanar para a praia, tendo em conta que serve de dois em um.

Tamanho: por quantas pessoas te fazes acompanhar?
Se viajas para a praia com crianças, tens que contar e aceitar previamente que a toalha nunca será só tua já que terá sucessivas invasões. Nestes casos, toalhas de praia espaçosas são ideais de forma a proporcionar o espaço necessário para que todos se possam sentar ou deitar, sem que hajam braços postos à margem a ficarem tatuados com areia depois de um belo mergulho.
Contudo, mesmo que a tua companhia seja apenas um livro, não é sugestivo que a toalha seja, por um lado, extremamente estreita e, por outro, excessivamente comprida. Isto porque quando for altura de embrulha-la à volta do corpo para secar, não é prático ter uma que nos atropele os pés.
O lado positivo das toalhas de microfibra é que quando dobradas, independentemente do tamanho, por serem finas, não ocupam espaços volumosos.

Espessura vs absorção: pode ter-se o melhor de dois mundos?
Ao que é que dás mais importância? Esta é a pergunta que tem que vir à tona. Quanto mais grossa é mais confortável ao deitar e mais rápida a absorver a água da pele se torna. Mas também demora mais tempo a secar e requer mais espaço dentro da mala.
Por outro lado, quando a espessura da toalha de praia é fina, o sol encarrega-se rapidamente de dar-lhe o aspeto com que saiu de casa mas também porque não consegue absorver em si as gotas de água que correm pelo corpo, acabando por deixá-lo húmido.
Há-que se pensar, assim, nas ocasiões e avaliar.

A toalha ideal para trocar de roupa
O último mergulho pode ser dado minutos antes de se arrumarem as coisas para regressar a casa fruto da existência de ponchos. Porquê? Facilmente podes levar uma muda de roupa ou um biquíni de troca e fazê-lo com esta toalha a cobrir-te.
Os ponchos são toalhas com capuz e aberturas laterais. Estes desempenham não só a função de secagem de uma toalha normal, como convidam muitas vezes a deixá-lo ficar no corpo até chegar a casa.

Qual é a diferença entre toalhas de praia e toalhas de banho?
Aquando do fabrico das toalhas de praia tem-se em conta que estas estarão em contacto com água salgada ou cloro, contendo assim areia, poeira e produtos químicos, contrariamente a toalhas de banho que servem para nos secar da água limpa que corre pelo chuveiro.
Neste sentido o material é necessariamente diferente e direcionado para cada uma das finalidades. Habitualmente, as toalhas de banho têm mais quantidade de algodão em comparação com as toalhas de praia.
Além disso, as toalhas que usamos quando saímos do banho são de uma textura uniforme, contrariamente àquelas que levamos para deitar na areia e secar após mergulhos, tendo em conta que uma das partes tem um acabamento mais felpudo e outro mais macio, como prova de que é feita e preparada para o ambiente exterior.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta