Quem procura casas premium para viver no campo tem opções muito limitadas devido à escassez da oferta, mostram dados do idealista.
Procura de casas de luxo em Portugal
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news | Freepik

Portugal continua a ser um destino de eleição para quem quer comprar uma casa de luxo. E são os municípios junto a Lisboa e no litoral os mais procurados por estas famílias com elevado poder de compra, o que lhes permite conjugar a proximidade ao mar com a agitação da cidade. Mas quem quer viver na tranquilidade do campo acaba por ter opções muito limitadas, devido à escassez de casas com preços superiores a 1 milhão de euros.

Tudo indica que os potenciais compradores de luxo em Portugal procuram casas premium de forma a conjugar o melhor dos dois mundos: o encanto de viver perto da praia, com todas as vantagens que morar junto a uma grande cidade pode trazer, desde aos serviços de saúde às múltiplas atividades de lazer.

É o que permite concluir a análise realizada aos dados do idealista/data, referentes aos últimos três meses terminados em fevereiro. No caso das moradias de luxo com preços superiores a 1 milhão de euros, é em Oeiras e em Lisboa onde há maior procura. O interesse por adquirir apartamentos de gama alta concentra-se igualmente nos concelhos junto à capital: Sintra, Mafra e Loures, seguido pelo próprio município lisboeta.

Além da Grande Lisboa, a procura de casas de luxo à venda concentra-se no litoral do país, desde o Minho até ao Algarve passando pela ilha de São Miguel e da Madeira, até porque é aqui que há mais imóveis deste tipo para comprar. O município de Caminha destaca-se como sendo o terceiro onde os clientes de luxo mais procuram moradias premium.

Esta análise geográfica aprofundada revela que os municípios do interior do país têm uma oferta escassa (inferior a 10 imóveis anunciados) ou mesmo nula. A falta de casas premium para comprar no interior acaba por limitar as escolhas de quem procura viver no campo, desfrutando da serenidade da natureza em exclusivo. Évora acaba por ser uma exceção, estando na 6.ª posição no ranking da procura de moradias premium, oferecendo um equilíbrio entre campo e cidade.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Moradias premium à venda estão espalhadas pelo litoral 

No nosso país, há uma procura muito superior por moradias premium à venda do que por apartamentos de luxo, o que pode ser explicado pela grande oferta e por as moradias apresentarem preços por metro quadrado mais baixos, tal como explicamos neste artigo.

Analisando à lupa a oferta de moradias premium, foi nos municípios de Cascais, Loulé, Lagos, Sintra e em Albufeira onde foram registados mais imóveis no mercado no último trimestre terminado em fevereiro de 2025. Só estes cinco municípios da Grande Lisboa e do Algarve – que permitem conjugar praia e cidade - reúnem quase metade das cerca de 13.700 moradias à venda dos 82 concelhos analisados (com mais de 10 imóveis deste tipo). No Porto foram contabilizadas 580 luxuosas moradias para comprar, uma oferta superior à de Lisboa (408).

O número apartamentos de luxo à venda no país cai quase para metade (7.300), com Lisboa e Cascais a representar 60% da oferta total contabilizada em apenas 29 concelhos com amostras representativas. O Porto está em terceiro lugar, apresentando 760 apartamentos premium no mercado, revelam os mesmos dados do idealista/data.

Enquanto o stock de apartamentos de luxo está mais concentrado na zona de Lisboa, Porto e Algarve, a oferta de moradias de gama alta disponíveis para comprar acaba por estar mais dispersa pelo país, mas sempre colada ao litoral e ilhas, oferecendo maior leque de possibilidades para quem procura morar perto da praia, na cidade ou até conjugar os dois mundos. Por outro lado, a oferta em ambos os tipos de habitação é escassa ou quase inexistente no interior, reduzindo a escolha de quem procura viver no campo.

Os preços das moradias e apartamentos de luxo

A compra de uma moradia de luxo em Portugal acaba por sair bem mais caro do que a aquisição de um apartamento da mesma gama alta. Talvez porque além dos acabamentos de qualidade e alta eficiência energética, as moradias muitas vezes dispõem de áreas generosas, piscina, jardim, spa, cinema, entre outras comodidades.

As moradias de luxo mais caras de todas no país situam-se mesmo em Grândola, distrito de Setúbal, com o custo mediano de quase 2,6 milhões de euros. Logo a seguir está o município de Cascais (2,4 milhões) e de Lisboa (2,3 milhões). Contam-se mesmo 11 municípios com moradias à venda por mais de 2 milhões de euros (oferta mínima de 30 imóveis).

Já o preço mediano dos apartamentos de segmento alto está abaixo desse patamar em todos os municípios analisados (com stock igual ou superior a 30 imóveis). Lagoa, no Algarve, é o concelho com os apartamentos premium mais caros, apresentando o custo mediano de quase 1,9 milhões de euros. Logo a seguir está Cascais (1,8 milhões) e Lisboa (1,6 milhões).

É em Viana do Castelo onde há moradias de luxo à venda pelo preços mais baixos no mercado (rondam os 1,2 milhões de euros)– mas nem por isso são dos mais procurados. E Faro e Olhão destacam-se por serem os municípios com apartamentos de luxo com valores medianos mais reduzidos (cerca de 1,2 milhões e de  1,3 milhões de euros, respetivamente).

Casas de luxo à venda em Portugal
idealista/news

*Notícia atualizada dia 25 de março, às 12h15, com aplicação de novo filtro de oferta igual ou superior a 30 imóveis para cálculo do preço médio das moradias e apartamentos de luxo.