Comentários: 0
Economia deverá crescer 3,2%, diz Banco Mundial

A economia mundial deverá crescer 3,2% este ano, avançou esta quarta-feira o Banco Mundial, quando em junho passado estimava uma expansão de 3% para 2014. Isto depois do crescimento de 2,4% registado em 2013. 



Segundo o Jornal de Negócios, que cita o relatório da entidade, a previsão para o crescimento nas nações mais ricas foi também revista em alta, de 2% para 2,2%. Parte desta expansão reflete melhorias nos 18 países da Zona Euro que se traduz num crescimento de 1,1% deste conjunto de países em 2014, contra 0,9% na projeção anterior. A visão mais otimista deve-se também à força da economia Alemã e ao fortalecimento de economias mais frágeis, como Espanha e Itália. 



Os Estados Unidos liderarão o crescimento (2,8%) entre os seus pares, devendo crescer o dobro do que se espera para o Japão (1,4%), acrescenta o documento divulgado pela Bloomberg. 

O relatório aponta também para um quase duplicar do crescimento do comércio mundial este ano, face a 2012, uma vez que as economias desenvolvidas ajudarão a impulsionar os países emergentes que dependem das exportações, explica o jornal de Negócios. 



No entanto, o crescimento nos países em desenvolvimento ficará ainda aquém do registado antes da crise global. O Banco Mundial reviu em baixa as suas estimativas para os mercados em desenvolvimento, cuja projeção de crescimento para 2014 é de 5,3% [quando em junho passado previa uma expansão de 5,6%]. 



O Banco Mundial cortou a sua perspetiva para a expansão em 2014 na China, de 8% para 7,7%, bem como no Brasil (reduzindo a estimativa de 4% feita em junho para 2,4% agora), México (de 3,9% para 3,4%) e Índia (de 6,5% para 6,2%). 

O crescimento nos países em desenvolvimento deverá acelerar de forma “modesta” entre 2013 e 2016, a um ritmo 2,2% abaixo do registado nos anos anteriores à crise global”, refere ainda o relatório. 



Para 2015, o Banco Mundial estima um crescimento mundial de 3,4%, contra os 3,3% que previu em junho passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta