
Setor da construção cresce na zona euro e UE no mês de junho
A produção no setor da construção registou um crescimento de 1,7% na zona euro e de 1,9% na União Europeia (UE) em junho, face ao mesmo mês de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat na quinta-feira, dia 21 de agosto de 2025. Portugal acompanhou a tendência positiva, com uma subida de 1,8% no mesmo período.

Inflação na zona euro sobe 2,6% em maio - Portugal tem 5ª taxa mais alta
Um mês antes de o Banco Central Europeu avançar com o primeiro corte dos juros em junho (de 25 pontos base), já sabia que a inflação na área euro deveria aumentar ligeiramente em maio. E agora as previsões do Eurostat confirmaram-se: a inflação na zona euro subiu para 2,6% em maio, tendo ficado acima da taxa registado em abril (2,4%). Também em Portugal a inflação subiu, tendo registado mesmo a quinta maior taxa entre os Estados-membros.

Taxa de inflação volta a aumentar na Zona Euro – para 2,9% em dezembro
A taxa de inflação na Zona Euro voltou a subir em dezembro, tendo aumentado de 2,4% em novembro para 2,9% no último mês do ano – igualando o valor registado em outubro. Em causa estão estimativas divulgadas esta sexta-feira (5 de janeiro de 2024) pelo Eurostat. Significa isto, portanto, que a taxa de inflação volta a estar mais distante da meta definida pelo Banco Central Europeu (BCE), que é de 2%. Em Portugal, a taxa de inflação de dezembro de 2023, medida pelo (Índice Harmonizado de Preços do Consumidor) IHPC, é estimada em 1,8%, a quinta menor entre os países da moeda única.

Inflação na zona euro volta a subir em agosto e atinge 9,1%
A inflação anual voltou a subir na zona euro em agosto, atingindo um novo máximo de 9,1%, face aos 8,9% de julho, um aumento novamente motivado sobretudo pelos preços da energia, segundo a estimativa publicada pelo Eurostat.A estimativa rápida divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da

Inflação vai continuar elevada e economia abranda, diz Lagarde
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira, dia 21 de julho, que estão a aumentar as pressões sobre a inflação e que esta "vai manter-se alta durante bastante tempo", num momento em que a economia desacelera.

Inflação acelera em junho para 8,6% na Zona Euro e 9% em Portugal
A taxa de inflação continua a subir um pouco por toda a Europa. Em junho, fixou-se em 8,6% na Zona Euro, superior à verificada no mês anterior (8,1%) e no período homólogo (1,9%). Cenário idêntico registou-se na União Europeia (UE), com a taxa de inflação a fixar-se em 9,6%, mais que em maio (8,8%) e em junho do ano passado (2,2%). Em Portugal, chegou aos 9%, face a 8,1% em maio e a -0,6% em junho de 2021.

Inflação a subir em Portugal: Bruxelas prevê que dispare para 6,8%
A Comissão Europeia (CE) reviu em alta de 2,4 pontos percentuais (p.p.) a taxa de inflação para Portugal, para 6,8% este ano, ainda que abaixo dos 7,6% previstos para a Zona Euro, segundo as previsões divulgadas esta quinta-feira (14 de julho de 2022). De acordo com as previsões macroeconómicas intercalares, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) deverá subir em Portugal de 0,9% em 2021 para 6,8% em 2022, antes de cair para 3,6% em 2023.

Inflação em Portugal atinge os 8,7% em junho, confirma o INE
A inflação em Portugal – tal como na Zona Euro – continua a subir. E em junho a inflação em território nacional alcançou os 8,7%, uma taxa 0,7 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em maio (8,0%), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

Poupança dos portugueses é “das mais vulneráveis” à inflação
A poupança dos portugueses é “das mais vulneráveis” à inflação na zona euro, arriscando os aforradores nacionais “uma perda considerável” de poder de compra com as verbas acumuladas nos últimos dois anos.“Além de registarem uma taxa de poupança significativamente abaixo da média europeia, os portugu

Taxa de inflação da Zona Euro bate recordes em junho (8,6%)
A taxa de inflação homóloga avançou em junho para 8,6% na Zona Euro, face aos 8,1% de maio e aos 1,9% de junho de 2021. Em Portugal, a taxa de inflação anual (Índice Harmonizado de Preços no Consumidor) é estimada em 9,0%, acima dos 8,1% de maio e dos -0,6% do mês homólogo. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (1 de julho de 2022) pelo Eurostat.

Boom imobiliário? BCE está limitado na proteção do mercado europeu
O Banco Central Europeu (BCE) está empenhado em combater a inflação que se faz sentir na Zona Euro - que atingiu os 8,1% em maio, de acordo com os dados mais recentes do Eurostat. E uma das medidas que vai implementar já em julho passa por subir a taxa de juro diretora pela primeira vez em 11 anos.

Entrada da Croácia na Zona Euro apontada para 1 de janeiro de 2023
A Comissão Europeia recomendou esta quarta-feira, dia 1 de junho, ao Conselho a entrada da Croácia na Zona Euro a 1 de janeiro de 2023, após concluir que o país reúne todas as condições para a adoção da moeda única.

Inflação já está a contagiar toda a economia, avisa Banco de Portugal
A inflação está a subir a todo o vapor e a atingir máximos mês após mês. E não é só nos produtos energéticos e no supermercado que se está a fazer sentir, atingindo bens e serviços, que têm preços historicamente mais estáveis, como “alguns serviços de educação e saúde, as rendas e os restaurantes e cafés”. E, por isso, Mário Centeno, presidente do regulador português, deixa um alerta às famílias: “Temos de refletir a inflação nas nossas decisões de consumo", disse esta quinta-feira, dia 5 de maio de 2022, na apresentação do Boletim Económico de maio.

Taxa de inflação homóloga ultrapassa 7% em março na Zona Euro e na UE
A taxa de inflação homóloga ultrapassou a barreira dos 7% tanto na Zona Euro como na União Europeia (UE) em março, sendo que só em Malta se fixou abaixo dos 5%. Em Portugal, a inflação acelerou para 5,5%, tendo o país registado o terceiro valor mais baixo entre os Estados-membros. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (21 de abril de 2022) pelo Eurostat.

Inflação: o que é e como afeta a tua vida? Explicamos
A economia europeia e mundial está de olhos postos num indicador económico: a inflação, que não para de crescer - em Portugal disparou para 5,3% em março, sendo esta a taxa mais alta desde 1994. E as previsões não são animadoras para o balanço de 2022. Mas, afinal, o que é a inflação?

Inflação vai continuar em alta, antecipa FMI
Não há boas notícias para as famílias e empresas. A inflação deverá permanecer elevada por mais tempo do que previsto em janeiro, antecipa o Fundo Monetário Internacional (FMI). E isto vai acontecer devido à guerra na Ucrânia, à subida dos preços das matérias-primas e à pressão sobre os preços.

Poupança das famílias na Zona Euro cai para níveis pré-Covid-19
No último trimestre de 2021, a taxa de poupança das famílias na Zona Euro recuou para 13,3% do rendimento disponível. Trata-se do valor mais baixo desde o último trimestre de 2019 (12,4%), ou seja, desde o período pré-pandemia Covid-19. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (5 de abril de 2022) pelo Eurostat.

BCE avisa: há riscos imobiliários e problemas no mercado residencial
O Banco Central Europeu (BCE) alertou esta quarta-feira, dia 17 de novembro de 2021, para o risco de correções nos mercados imobiliários de alguns países da zona euro e em alguns ativos financeiros, que estão sobrevalorizados.No Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2021, o BCE afirma

Condições de crédito habitação endurecem na Zona Euro
O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos da Zona Euro mantiveram os padrões para os empréstimos às empresas no terceiro trimestre, mas endureceram as condições para os empréstimos às famílias para a compra de casa.

Comprar casa? Portugal é o 7º país europeu onde mais se demora a pagar
Comprar casa própria é o objetivo de muitas famílias portuguesas. E o mercado financeiro parece convidá-las, apresentando as taxas de juros mais baixas de sempre.

Produção na construção dispara 3,8% na UE num ano – e 2% em Portugal
Em julho, a produção na construção aumentou 3,3% na Zona Euro e 3,8% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2020, segundo dados divulgados esta sexta-feira (17 de setembro de 2021) pelo Eurostat. Em Portugal, a subida homóloga foi inferior (2%).

Preço das casas em Portugal cresce 50% em 11 anos – rendas subiram 20%
O mercado residencial europeu continua ao rubro. O preço das casas na União Europeia (UE) subiu 30,9% entre 2010 e o primeiro trimestre de 2021. E as rendas aumentaram 15,3%.

Preços das casas disparam na zona euro e na UE: é a maior subida dos últimos 14 anos
Os preços das casas continuam a escalar em vários países da Europa mesmo durante a pandemia da Covid-19. Na zona euro subiram 5,8% no primeiro trimestre de 2021 face ao período homólogo, o maior aumento anual registado desde o quarto trimestre de 2006.

Produção na construção na UE recupera em março
A produção na construção teve uma forte recuperação em março, tanto na zona euro (18,3%) quanto na União Europeia (14,9%), após seis meses de recuos homólogos, segundo dados divulgados, no final da semana passada, pelo Eurostat.

PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre, mais que na média da Zona Euro e da UE
O PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre de 2020 face ao trimester anterior e recuou 5,7% em termos homólogos, ou seja, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em ambos os casos, os valores estão acima da média da Zona Euro e da União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta terça-feira (8 de dezembro de 2020) pelo Eurostat.