Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Zona Euro

Últimas notícias sobre "Zona Euro" publicadas em idealista.pt/news

Condições de crédito habitação endurecem na Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos da Zona Euro mantiveram os padrões para os empréstimos às empresas no terceiro trimestre, mas endureceram as condições para os empréstimos às famílias para a compra de casa.

Notícia sobre:
Comprar casa em Portugal

Comprar casa? Portugal é o 7º país europeu onde mais se demora a pagar

Notícia sobre:

Produção na construção dispara 3,8% na UE num ano – e 2% em Portugal

Em julho, a produção na construção aumentou 3,3% na Zona Euro e 3,8% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2020, segundo dados divulgados esta sexta-feira (17 de setembro de 2021) pelo Eurostat. Em Portugal, a subida homóloga foi inferior (2%).

Notícia sobre:

PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre, mais que na média da Zona Euro e da UE

O PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre de 2020 face ao trimester anterior e recuou 5,7% em termos homólogos, ou seja, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em ambos os casos, os valores estão acima da média da Zona Euro e da União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta terça-feira (8 de dezembro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Alemanha apoia incluir a residência habitual numa nova medição da inflação na Zona Euro

Os preços das residências habituais há muito que integram a lista de bens incluídos no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatísticas da Alemanha. Não estão, no entanto, incluídos no IPC harmonizado, o que é decisivo para a política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Um cenário que pode vir a mudar nos próximos tempos, já que o Governo alemão parece apoiar a inclusão das casas ocupadas pelos respetivos proprietários no IPC calculado para fins europeus.

Notícia sobre:

Peso dos impostos recua: Portugal foi o 10º país da Zona Euro onde a carga fiscal mais caiu

A carga fiscal em Portugal desceu duas décimas em 2019, para 36,8%, mais que na média dos países da União Europeia – recuou apenas uma décima, para 41,1%. Já na Zona Euro permaneceu estável, em 41,6%. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat, que permitem concluir que Portugal foi o 10º país da Zona Euro onde a carga fiscal mais caiu.

Notícia sobre: