Comentários: 0
Urbanismo: Museu de George Lucas vence braço de ferro com Chicago Bears e abre as portas em 2019
autorizado

George Lucas foi, desta vez, o protagonista da sua própria "Guerra das Estrelas". Durante mais de um ano e meio, o nome do realizador norte-americo esteve envolvido numa forte polémica urbanística em Chicago, EUA, que chegou agora ao fim com a luz verde para a abertura do museu que vai expor a sua coleção pessoal. De Renoir a Robert Crumb, o novo espaço vai mostrar arte popular que conta histórias e será um terraço panorâmico para a cidade e para o Michigan.

O anúncio dos planos para o novo museu foi feito em junho de 2014, conta o Público, dando nota de que cinco meses depois foi apresentado o projeto escolhido para o edifício: uma proposta do ateliê MAD Architects em três pisos com capacidade expositiva e uma volumetria ondulante, como uma montanha branca, e reminiscente da arquitectura da Era Espacial (anos 1940 a 60).

Mas o projeto foi imediatamente contestado. Pensado para ficar ao lado do Soldiers Field, o monolítico estádio dos Chicago Bears e espaço de concertos, o museu ficará situado na zona ribeirinha da cidade (banhada pelo Lago Michigan) no que seria o espaço dedicado ao parque de estacionamento do estádio e zona de parques da cidade.

Agora chegou a solução. Depois de meses de revisão, em setembro foi apresentada uma nova versão que ocupa menos 40% de terreno e reduz a própria área útil do edifício em 25%, convencendo assim o Chicago City Council (o ramo legislativo do governo da cidade) segundo a revista Wired, citada pelo Público. 

O projeto, com custos estimados de 900 milhões de euros, será inteiramente financiado por Lucas, cuja fortuna (engrossada depois da venda, em 2012, do seu império criativo e da Lucasfilm à Disney) valerá cerca de 4,5 mil milhões de euros. 

Investimento de 900 milhões para mostrar arte narrativa

A coleção privada do bilionário do cinema, criador das sagas lucrativas Guerra das Estrelas e Indiana Jones, inclui pinturas de Degas ou Renoir até ilustrações ou pinturas de Norman Rockwell, passando por trabalhos de Robert Crumb, John C. Berkey (posters para Star Wars ou King Kong), Beatrix Potter ou E.H. Shepard (Vento nos Salgueiros, Ursinho Poo). Há BD de Jim Davis (Garfield), Mike Mignola (Hellboy), Charles Schulz (Peanuts), Frank Miller, capas da revista MAD, arte de pin-up, fotografia de Robert Capa, Walker Evans ou Sebastião Salgado, segundo escreve ainda o diário.

Mas Lucas também possui, e vai mostrar no novo museu de Chicago de acordo com o Público, guarda-roupa Dior, Alexander McQueen ou Rodarte, peças de design de produção de Senhor dos Anéis, Citizen Kane, Metropolis ou Blade Runner ou de caraterização de outros tantos filmes seus e de referência, entre muitas outras obras. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade