Comentários: 0
A mentira que fez uma multimilionária dos EUA passar a valer "nada"
autorizado

Elizabeth Holmes, do meio do nada, foi colocada pela Forbes no topo da lista de multimilionárias com maiores fortunas criadas pelo próprio trabalho. Mas a rara honra, normalmente reservada para as empresárias de maior sucesso em todo o mundo, pouco durou. A empresa que fundou, em menos de um ano, caiu em desgraça. E a sua fortuna passou de 8 mil milhões de euros a valer "nada".

A Theranos, tal como conta o Notícias ao Minuito, era um dos mais incríveis casos de sucesso na área de tecnologia de saúde dos Estados Unidos. Graças a uma tecnologia inovadora, que permitia a realização de testes detalhadas de laboratório a partir de apenas algumas gotas de sangue, a empresa criada por Elizabeth Holmes conseguiu vários investimentos multimilionários e tornou-se uma das mais promissoras startups de todo o planeta. 

Mas o jornal norte-americano decidiu investigar a tecnologia que a Theranos dizia ter e descobriu indícios de algumas fraudes nas informações divulgadas publicamente, que levaram as autoridades de mercados e de saúde dos Estados Unidos a iniciar uma investigação oficial, confirmando o falhanço na prova do conceito inovador.

Com a credibilidade pelas ruas da amargura, Forbes voltou a avaliar a a fortuna de Holmes e concluiu que "a avaliação realista" para a empresa de tecnologia de saúde "é de 800 milhões de dólares (714 milhões de euros) e não de 9 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros)". 

"Com uma avaliação tão baixa, a participação de Elizabeth Holmes acaba por não valer nada", garante a Forbes, lembrando que a presença da empresária na lista elaborada "é baseada inteiramente nos 50% de ações que ela detém na Theranos". O valor da empresária desapareceu para a Forbes, mas não sem resposta da Theranos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta