
Parece que os saldos chegaram ao mercado imobiliário de luxo em Nova Iorque, nos EUA. Quem, por exemplo, comprou um apartamento na ultraluxuosa torre mais alta de Manhattan, no número 432 da Park Avenue, conseguiu descontos milionários, devido à forte oferta de produtos residenciais de alta gama que se vive atuamente na cidade norte-americana.
Uma vaga de apartamentos de luxo está a inudar Manhattan, num momento em que o interesse dos investidores está a diminuir. O mercado esperava que 3.500 unidades recém-construídas fossem colocadas à venda este ano, segundo a estimativa da corretora Corcoran Sunshine Marketing Group. Mais de metade é considerada de luxo ou com valores acima de 25.833 dólares o metro quadrado.
Perante este fenómeno, as imobiliárias dos edifícios que chegaram ao mercado mais cedo decidiram vender mais barato e estão a fazer negócios para se desfazerem das unidades antes que a concorrência se torne ainda mais apertada.
Descontos de até 20%
A Bloomberg, citada pelo Negócios, conta que os compradores que assinaram contrato e concluíram aquisições este ano conseguiram reduções médias de 10% no valor, segundo a empresa de avaliações imobiliárias Miller Samuel. E, numa das grandes transações mais recentes que foram fechadas, um mega-apartamento no 88º andar foi vendido por 60,9 milhões de dólares, com um desconto de 20% face ao valor inicialmente pedido pelos construtores.
O exemplo apontado é o caso da "penthouse" que foi adquirida por Lewis Sanders, o ex-CEO da AllianceBernstein Holding. O preço pago pelo apartamento de 748 metros quadrados foi inferior aos 76,5 milhões pedidos inicialmente pelas imobiliárias Macklowe Properties e CIM Group.
Esta transação, segundo indica a agência de notícias financeiras, foi uma das nove do 432 Park em que o comprador assinou este ano um contrato com desconto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta