
O país mais populoso do planeta detém outros recordes: inaugurou recentemente a ponte mais alta do mundo, o maior radiotelescópio e o maior elevador de barcos, por exemplo. Conclui-se, portanto, que as últimas grandes obras de engenharia da China deixam o mundo boquiaberto. O país bate recordes todos os anos, não apenas na construção mas também nos setores espacial e militares.
Estes são os seus últimos feitos:








'Mega obras' pelo mundo: a ponte mais alta do planeta acaba de abrir na China
O governo chinês inaugurou na semana passada a ponte mais alta do mundo, que se ergue 565 metros sobre o rio Nizhu. A ponte de Beipanjiang tem uma longitude de 1.341 metros, não é a mais comprida, mas trata-se da plataforma com maior distância entre a infraestrutura e a superfície, equivalente a um edifício de 200 pisos e que custou mais de 1.000 milhões de ienes (à volta de 140 milhões de euros).
Esta biblioteca na China leva-te a um mundo incrível
A impressionante biblioteca de Yangzhou Zhongshuge, na província chinesa de Yangzhou, tem a capacidade de transportar os seus clientes/leitores para um mundo diferente. Projetada por Li Xiang, do estúdio de arquitetura XL Muse Architects, a biblioteca oferece uma viagem até outra dimensão, graças às suas paredes circulares onde se encontram os livros. Entra e descobre-a.
Maior ponte transparente (de vidro) do mundo é inaugurada sábado na China
Coragem não faltará a quem se atrever a atravessar esta ponte na China, mais concretamente no grande desfiladeiro de Zhangjiajie, uma área que reúne montanhas cársticas e que ficou famosa por ter inspirado as montanhas “Aleluya”, do filme “Avatar”. A ponte tem 430 metros de extensão e está suspensa a 300 metros de altura, sendo considerada a maior do mundo segundo ambos os critérios. Abre ao público este sábado (dia 20).
O Museu na China que parece um desastre natural em memória de um terramoto
Em 2008, um terramoto massivo golpeou a aldeia de Wenchuan, na província chinesa de Sichuan. Cerca de 70.000 pessoas perderam a vida e quase 5 milhões ficaram sem casa. Foi o terramoto que mais vidas levou naquele país, desde 1976 e o mais violento desde 1950. Para comemorar o desastre, a Universidade de Tongji construiu um museu em memória dos falecidos do sismo, que produz tanta dor como assombro pelo seu espetacular desenho
Novo centro aquático no Canadá destaca-se por ser 100% elétrico
As piscinas municipais cobertas tornaram-se espaços que vão muito além de nadar algumas voltas ou frequentar aulas de hidroginástica.Em localidades onde o seu uso é incentivado, os residentes procuram-nas tanto para praticar desporto como para conviver. Foi assim que as autoridades da cidade de New Westminster, na Colúmbia Britânica (Canadá), idealizaram um inovador centro aquático que se distingue pelo design arquitetónico, pela sustentabilidade e pela reconciliação cultural.
Crise imobiliária na China: Hong Kong retira Evergrande da bolsa
A gigante imobiliária chinesa China Evergrande anunciou, esta terça-feira dia 12 de agosto de 2025, que será excluída da bolsa de Hong Kong no próximo dia 25 de agosto, com o dia 22 marcado como último dia de negociação. A Evergrande recebeu, no dia 8 de agosto, uma carta do operador da bolsa informando-a de que, por não cumprir nenhum dos requisitos para retomar a cotação e após permanecer suspensa depois de 28 de julho, o Comité de Cotação decidiu cancelar o seu ‘status’ de
Para poder comentar deves entrar na tua conta