
Casas novas na China: preços caem pelo 22º mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram pelo 22º mês consecutivo em março, apesar das medidas do Governo para travar a prolongada crise no setor.Os preços em 70 cidades selecionadas caíram 0,11%, em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira, dia 16 de abril, pelo Ga

Casas novas na China: preços voltam a cair pelo 18º mês consecutivo
Os preços das casas novas na China caíram pelo 18.º mês consecutivo, em novembro, embora a queda ocorra a um ritmo mais lento do que no mês anterior, face às medidas governamentais de apoio ao setor.Os preços em 70 cidades selecionadas caíram 0,2% em relação ao mês anterior, de acordo com os cálculo

Funcionários da gigante imobiliária Evergrande foram detidos na China
A polícia chinesa anunciou no passado fim de semana a detenção de “vários” funcionários de uma filial do grupo imobiliário Evergrande, cujas dificuldades contribuíram em grande medida para aprofundar a crise neste setor da economia chinesa.
As detenções visaram os empregados da sua filial fina

O polémico arranha-céus na China construído para abater porcos
É uma das construções mais polémicas dos últimos tempos e que está novamente a deixar a China nas bocas do mundo. O país oriental decidiu avançar com a construção de um arranha-ceús de 26 andares, para abrigar um matadouro de porcos. Aquela que é agora a maior quinta vertical de suínos do mundo, prevê abater 1,2 milhões de animais por ano. Mas quais as características deste impressionante arranha-céus? Será a China um dos maiores consumidores de carne do mundo?

China: queda nos lucros agrava crise de liquidez no imobiliário
As principais construtoras da China não estão a conseguir gerar dinheiro suficiente para cumprir com as suas obrigações, segundo uma análise dos seus resultados, sugerindo um agravamento da crise de liquidez no setor imobiliário do país.

Complexo construído pela Evergrande na China vai ser demolido
O grupo de imobiliário Evergrande, que tem um passivo equivalente a 275 mil milhões de euros, anunciou esta terça-feira (4 de janeiro de 2022) que recebeu ordem para demolir um complexo de 39 prédios, num novo golpe para as finanças da empresa chinesa.

Mercado imobiliário chinês em queda após crise da Evergrande
A crise na gigante imobiliária chinesa Evergrande está a deixar (muitas) marcas nos setores da construção e do imobiliário na China, um país que depende muito destas duas áreas de atividade. Sabe-se agora que as vendas contratadas dos 100 maiores construtores imobiliários da China recuaram 36% em setembro, em termos homólogos, para 759,6 mil milhões de yuan (101,8 mil milhões de euros ao câmbio atual).




A estação de metro mais isolada do mundo está na China e tem saídas para um depósito de lixo
Se há país que bate recordes no que diz respeito à construção de infraestruturas absolutamente inúteis é a China. A prová-lo está, por exemplo, a estação Caojiawan da linha seis do metro de Chongqing, a cidade em maior crescimento do país asiático. A estação foi inaugurada em 2015 e pensada no desenvolvimento da cidade, que em 20 anos – entre 1997 e 2017 – cresceu de forma absurda, tendo agora cerca de 8,5 milhões de habitantes. Até aqui tudo normal, o problema é que as saídas desta estação de metro dão para uma espécie de depósito de lixo. Curioso?




As 8 obras titânicas na China que deixam o mundo boquiaberto
O país mais populoso do planeta detém outros recordes: inaugurou recentemente a ponte mais alta do mundo, o maior radiotelescópio e o maior elevador de barcos, por exemplo. Conclui-se, portanto, que as últimas grandes obras de engenharia da China deixam o mundo boquiaberto.

A cidade dos 100.000 milhões de dólares que está a nascer na Malásia
A crise económica do gigante asiático fez com que os promotores imobiliários chineses expandissem o seu negócio ao sudeste asiático, através da construção de milhares de casas em Johor, na Malásia, na fronteira com a potência comercial de Singapura. Atualmente, está a ser construído um megaprojeto, batizado como “Forest City”, que visa a construção de mais de 500.000 casas em torres em quatro ilhas artificiais, o que implica um investimento de cerca de 100.000 milhões de dólares (94 mil milhões de euros).

Sabias que os arranha-céus chineses estão a afundar?
Os arranha-céus financeiros e as torres residenciais que “inundam” as cidades mais populosas da China estão literalmente a afundar, contribuindo, devido ao seu peso, para o abatimento do solo. Em Xangai, que tem mais de 20 milhões de habitantes, o maior arranha-céus da China, a Shanghai Tower – mede 632 metros e tem 128 andares –, está a afundar-se sete centímetros por ano.




O Museu na China que parece um desastre natural em memória de um terramoto
Em 2008, um terramoto massivo golpeou a aldeia de Wenchuan, na província chinesa de Sichuan. Cerca de 70.000 pessoas perderam a vida e quase 5 milhões ficaram sem casa. Foi o terramoto que mais vidas levou naquele país, desde 1976 e o mais violento desde 1950. Para comemorar o desastre, a Universidade de Tongji construiu um museu em memória dos falecidos do sismo, que produz tanta dor como assombro pelo seu espetacular desenho

Wanda, o homem mais rico da China, escolhe arquiteto português para construir resort de luxo
Dono de uma das maiores fortunas do mundo, o investidor chinês Wang Jianlin é o fundador do conglomerado Dalian Wanda Group, um gigante que começou no imobiliário e se estendeu, entre outras áreas, ao turismo e cinema. Agora, para desenvolver um novo projeto no sudoeste da China, recorreu à mão portuguesa de Helder Santos. O arquiteto luso foi solicitado para desenvolver um luxuoso complexo hoteleiro de Wanda.
Visabeira assina parceria com grande grupo de construção chinês para chegar a novos mercados
O Grupo Visabeira assinou em Pequim, China, um Memorando de Entendimento com o Beijing Urban Construction Group (BUCG), uma das maiores empresas de construção e obras públicas mundiais.

Governo chinês quer criar cidade com 130 milhões de habitantes
O governo chinês está a preparar um plano para a criação de uma megacidade em Pequim, tornando-a habitável para 130 milhões de pessoas. A nova cidade, que será maior que o Japão e seis vezes maior que Nova Iorque (EUA), irá chamar-se Jing-Jin-Ji e será composta por nove cidades periféricas de Pequim, todas elas distintas.
China rejeita receios do Japão e garante que vai continuar a construir ilhas artificiais
A China rejeitou os receios do Japão sobre a construção de ilhas artificiais por Pequim nos mares asiáticos e anunciou que continuará a levar a cabo estas atividades, considerando-as “normais”, até porque estão “dentro da sua soberania”.
China: Vídeo mostra a construção de um arranha-céus de 57 andares em 19 dias
A empresa chinesa Broad Sustainable construiu um arranha-céus com 57 andares em apenas 19 dias. O Mini Sky City está localizado em Ghangsha, capital da província de Hunan, e foi erguido rapidamente porque a construção teve por base blocos pré-fabricados.




Uma cidade construída com mais de 50 mil moedas (fotos)
É caso para dizer: “não pisar”. A paciência e coragem de He Peiqi parece não ter limites. Este chinês criou um espetacular modelo da sua cidade natal, Chongqing, a maior do país – tem mais de 30 milhões de pessoas –, com 50.000 moedas. Para “erguer” esta réplica de Chongqing precisou de um mês e usou 11 tipos de moedas distintos.




As “casas teimosas” da China: 19 exemplos de como resistir à loucura imobiliária no país
Na China são conhecidas como “casas teimosas”, porque são as únicas que permanecem de pé após todas as outras que estavam à sua volta terem sido derrubadas. São o exemplo vivo da resistência de alguns proprietários contra o louco desenvolvimento imobiliário que se vive no país. Algumas teimam em manter-se “vivas” há mais de dez anos…

Construção a todo o gás: um arranha-céus de 57 andares erguido em 19 dias (vídeo)
A construtora chinesa Broad Sustainable Building (BSB), especializada em edifícios pré-fabricados, construiu um arranha-céus de 57 andares em apenas 19 dias na cidade de Changsha, no centro do país.
China: empresa constrói 10 casas num dia com impressoras 3D
A empresa chinesa WinSun Decoration Design Engineering construiu 10 casas num dia em Xangai com recurso a quatro impressoras 3D, cada uma com 10 metros de largura e 6,6 metros de altura.

China: governo investe 14 mil milhões em casas para os mais carenciados
O governo chinês anunciou que vai investir 115.800 milhões de yuanes (14.000 milhões de euros) na construção de casas para as pessoas com maiores carências financeiras. Trata-se de uma medida que visa dar acesso à habitação às classes mais desfavorecidas e que acabaram por ser as mais afetadas pela bolha imobiliária.
estão a ser construídas 29 centrais nucleares na china
estão a ser construídas actualmente 64 centrais nucleares em todo o mundo, sendo que quase metade (29) situam-se na china, que nos últimos anos se tornou o maior consumidor mundial de energia.
china: “cidade do cinema” em qingdao vai rivalizar com hollywood
o conglomerado chinês wanda group lançou o projecto de fazer uma “cidade do cinema” em qingdao, para que as produções chinesas possam rivalizar com hollywood.
montanha nasce no topo de um prédio de 26 andares na china (vídeo e fotos)
um chinês muito rico queria ter uma montanha à porta de casa e decidiu construir uma réplica no topo do edifício de 26 andares onde mora. aparentemente, as rochas que cobrem a casa são falsas e feitas num material sintético. já a relva e as árvores são totalmente verdadeiras.