A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a construção de um hotel de quatro estrelas no histórico Palácio Almada Carvalhais, no Largo do Conde Barão, freguesia da Misericórdia.
A Torre de Belém, em Lisboa, encerrou para obras de conservação e restauro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm a duração prevista de um ano, embora sejam possíveis reaberturas intermitentes, anunciou a empresa responsável.De acordo com um comunicado da empresa pública Mus
Uma sinagoga na Polónia, um complexo de piscinas na Suécia e um mosteiro medieval na Arménia estão entre os sete monumentos e sítios europeus mais ameaçados em 2025, foi anunciado esta terça-feira, dia 18 de março.A lista foi divulgada esta terça-feira pela organização Europa Nostra e pelo Instituto
A história das universidades é uma jornada fascinante que leva às raízes do ensino superior. As universidades mais antigas do mundo não são apenas locais de aprendizagem, mas também símbolos culturais e inovação educacional.
Para os viajantes aventureiros, alguns locais prometem recompensas emocionantes e memoráveis. Explorar os lugares mais desafiantes do mundo é uma aventura que combina desafio físico, beleza natural e riqueza cultural.
Portugal contava em 2022 com mais de 4.600 imóveis de património cultural classificado, espalhados por todo o território nacional, com exceção de cinco municípios, revelou o "Atlas Artístico e Cultural de Portugal", que foi apresentado dia 27 de setembro de 2024, em Lisboa.
Existem muitos lugares mágicos neste planeta e Lalibela, nas montanhas da Etiópia, tem uma aura especial com as suas 11 igrejas escavadas no subsolo. Lalibela é um local de culto e peregrinação. Todos os anos visitam-na milhares de peregrinos cristãos ortodoxos de todo o país, que percorrem quilómetros para chegar às montanhas que albergam este lugar avassalador, para celebrar as férias do Natal ou da Páscoa.
As obras de conservação e restauro do Mosteiro dos Jerónimos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), têm conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026, esclareceu esta terça-feira (7 de maio de 2024) o Ministério da Cultura.
A basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), estará concluída em 2026, 144 anos depois de ter sido colocada a primeira pedra. A garantia foi dada pelo presidente da organização encarregada de concluir a obra-prima de Antoni Gaudí, Esteve Camps. O ano de 2026 coincide, de resto, com o centenário da morte do arquiteto espanhol.
Não há dúvida de que a Torre de Pisa é uma das torres mais conhecidas e fotografadas do planeta. Isso deve-se à atratividade da sua inclinação (para turistas e visitantes). Na verdade, é comumente chamada de “Torre Inclinada de Pisa”. Porém, não é a única torre que está inclinada no mundo, nem é a que tem maior grau de inclinação. Existem outras torres históricas que, por um motivo ou outro, seguiram um caminho semelhante ao da Torre de Pisa.
A Casa Roberto Ivens - Casa da Arquitetura, em Matosinhos, onde viveu a família de Siza Viera, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal, de acordo com um anúncio publicado em Diário da República. O facto de nesta casa ter vivido a família Siza Vieira, de nela o arquiteto Álvaro Si
A Estação Ferroviária de Santa Apolónia voltou às origens. Deixou o azul claro para trás, recuperando o tom vermelho vivo que em 1967 pintava a fachada deste icónico edifício lisboeta.
O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, conhecido como Convento da Cartuxa, vai receber as últimas visitas, este mês e em maio, antes do regresso da clausura, com o acolhimento da nova comunidade religiosa. Em comunicado, a Fundação Eugénio de Almeida (FEA), responsável pelo espaço, revelou que estas visitas vão decorrer a partir do próximo dia 18 e até ao dia 14 de maio.
Todos temos, pelo menos, uma viagem de sonho por realizar. O problema dos sonhos é que são como as expectativas: de tão altos, acabam por cair a pique quando não correspondem à realidade.
Ao que tudo indica, a sinagoga do Babyn Yar Holocaust memorial, na Ucrânia, projeto arquitetónico construído em memória do massacre nazista que matou milhares de pessoas em 1941, permanece de pé apesar dos bombardeamentos persistentes da Rússia. Apesar dos mísseis que atingiram a zona
A Torre dos Figos, situada no Bairro do Castelo de Lamego, vai ser transformada num novo polo de dinamização cultural e turística da cidade, anunciou a autarquia.
A igreja do Convento de São Francisco, em Bragança, está a ser leiloada por uma dívida de restauro do local de culto integrado num dos mais emblemáticos edifícios da cidade, classificado como Monumento de Interesse Público. O leilão termina esta terça-feira (25 de janeiro de 2022).
O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, ficará encerrado até 2025 para uma “profunda remodelação”, que custará 24,5 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira (22 de dezembro de 2021) a direção. Numa apresentação pública da requalificação do museu, no Mosteiro dos Jerónimos, onde está localizado, o diretor, António Carvalho, explicou que o MNA “encerrará em breve” e só reabrirá em 2025, para que seja feita uma “requalificação integral que não é comum em Portugal”.
Perde-se na bruma do tempo a origem de Lamego, uma das cidades mais antigas do território português, com origens que remontam à era romana. Embora a tese de que foi nesta cidade que se realizaram as lendárias Cortes de Lamego - onde teria sido feita a aclamação de D.
Com a perspetiva de viajar novamente, todos estamos ansiosos por voltar a visitar monumentos e marcos históricos num país diferente. E de tão magníficos que são, muitas vezes é difícil resistir a partilhá-los nas nossas redes sociais.
A reabilitação do Mosteiro de Seiça, na Figueira da Foz, implica uma intervenção cuidada, que inclui a remoção das árvores no topo da igreja em ruínas, cujas raízes ameaçam a fachada do século XVI.O mosteiro, localizado num vale da freguesia de Paião, no sul do concelho litoral do distrito de Coimbr
Da Torre de Belém, em Lisboa, às ruínas Chichén Itzá em Cancún, no México. Desde simples edifícios a monumentos, objetos ou simplesmente paisagens, o artista português Hugo Suíssas faz do mundo a sua arte, criando imagens incríveis, mágicas e até surreais.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever