
O arquiteto catalão Ricardo Bofill descobriu, em 1973, uma antiga fábrica de cimento em ruínas. Este complexo industrial, construído no início do século XX e localizado em Sant Just Desvern, nos arredores de Barcelona, ganhou uma segunda vida após ter sido totalmente transformado. Atualmente, a La Fábrica, como se chama a propriedade, deixa o comum dos mortais boquiabertos.
Segundo Bofill, “uma coisa horrível pode ser transformada em algo muito bonito” e uma “idiotice pode tornar-se numa genialidade”. Pondo em prática essa máxima, o arquiteto espanhol conseguiu resolver em apenas dois anos um complicado quebra-cabeças. Como? Adaptou estruturas como silos e túneis subterrâneos, que tiveram em tempos determinadas funções, a outras bem mais modernas.
Atualmente, os silos e as estruturas que se mantiveram de pé passaram a ter funções muito distintas, já que na La Fábrica há um estúdio de arquitetura, um arquivo, uma sala de conferências e uma residência privada – a casa do próprio Ricardo Bofill.
Curioso? Então vê a galeria fotográfica:














Para poder comentar deves entrar na tua conta