
PRR: Exército terá 31 milhões para recuperar edifícios e criar 427 casas
O Exército assinou esta terça-feira (25 de fevereiro de 2025) um acordo para receber cerca de 31 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para criar 427 habitações através da recuperação de 15 edifícios, que permitirão alojar cerca de 600 militares.

Oeiras Capital Europeia da Cultura em 2027? Câmara investe 400 milhões num megaprojeto
A candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027 prevê o lançamento de um megaprojeto, por parte da Cãmara Municipal de Oeiras (CMO), que visa a recuperação de edifícios históricos e a criação de novos espaços de dinamização cultural. Em causa está um investimento de 400 milhões de euros.

Obras no Palácio Nacional da Ajuda obrigam a corte de trânsito até 2020
As obras de requalificação do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, vão obrigar ao corte ao trânsito de um troço da Calçada da Ajuda até maio de 2020.

Obras em 50 imóveis ainda este ano através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado
O Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) prevê que até ao final do ano possam ser aprovados 11 subfundos, o equivalente a 50 imóveis, 218 fogos e 390 camas. A informação foi avançada pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

Centro histórico de Gaia ganha dois novos projetos de reabilitação destinados a habitação
A Predibisa está a promover a reabilitação e ampliação de dois imóveis no centro histórico de Vila Nova de Gaia. Os projetos destinam-se ao mercado de habitação e são compostos por 11 apartamentos de tipologias T1 a T3 Duplex, assinados pelo gabinete Morais Soares Arquitetos.

Assim será transformado o Aquaparque em mega parque infantil e juvenil
O Aquaparque de Lisboa, fechado há 25 anos, volta a reabrir as portas no próximo ano. O que era um edifício altamente degradado será convertido num parque infantil e juvenil coberto e aberto ao público, com equipamentos adequados às diferentes idades.

Há cada vez mais escritórios a serem transformados em habitação
Há cada vez mais lojas a serem transformadas em casas. E escritórios também. A procura de casa nos centros de Lisboa e Porto está a pressionar também este segmento, onde se encontram cada vez mais espaços a ser transformados em habitação. Com isto, o reforço de um problema: a oferta de escritórios é cada vez mais escassa.

Há pelo menos 44.000 edifícios degradados em Lisboa a precisar de obras
A Grande Lisboa tem pelo menos 44.000 imóveis degradados, 10.000 dos quais no centro da cidade. Mas não é só na capital que há imóveis a reclamar intervenção. Há cerca de um milhão de edifícios, espalhados um pouco por todo o país, a necessitar de obras de remodelação.

Reabilitação urbana em alta no arranque de 2018
O Índice Nível de Atividade da reabilitação urbana registou um forte aumento em termos homólogos, de 21,1% em janeiro, reforçando a tendência observada nos últimos meses, revelou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) no Barómetro da Reabilitação Urbana.

Jamie's Italian abre em Lisboa após “obras profundas” e investimento de um milhão
Sim, o Jamie’s Italian, o primeiro restaurante do conhecido “chef” britânico Jamie Oliver em Portugal, já abriu portas. Encontra-se no número 28 da Praça do Príncipe Real, no coração de Lisboa, num espaço (em parte dele) onde em tempos houve uma agência do Deutsche Bank. Foi alvo de obras profundas e o contrato de arrendamento tem a duração de dez anos. Em causa está um investimento de cerca de um milhão de euros.

Rio Douro Hotel & Spa vai ser ampliado e requalificado pela mão da Gabriel Couto
O Rio Douro Hotel & Spa vai ser ampliado e requalificado. A renovação da unidade hoteleira ficará a cargo da Gabriel Couto, empresa selecionada pela Discovery Hotel Management (DHM). A empreitada consistirá na transformação profunda da unidade hoteleira já existente na localidade de Raiva - Castelo de Paiva, na margem sul do Rio Douro.

Hospital de Santa Maria vai ter obras de dez milhões
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ser alvo de obras para melhorar a Unidade de Queimados, Urgência Geral e Cuidados Intensivos. Em causa está um investimento de dez milhões, revelou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Carlos Martins.

Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado está a “ganhar forma”
O Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) – o primeiro fundo português a ser constituído por fundos – é uma aposta do Governo, sendo um dos programas que compõem a Nova Geração das Políticas de Habitação. Foi lançado em abril de 2016, mas ainda não entrou em funcionamento. A sua constituição está, no entanto, em estado avançado.

Câmara do Porto descarta direito de preferência na compra do antigo colégio Almeida Garrett
A Câmara do Porto não vai exercer o direito de preferência na compra do antigo colégio Almeida Garrett, por 6,1 milhões de euros. A proposta, apresentada pela bancada socialista, foi chumbada pela maioria absoluta de Rui Moreira e pelo vereador PSD Álvaro Almeida.

Governo quer que a reabilitação urbana “passe a ser a regra e não a exceção”
O Governo pretende criar condições para que “a reabilitação urbana passe a ser a regra e não a exceção”. A garantia foi dada secretária de Estado da Habitação na abertura da V Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que se realiza até domingo (12 de novembro). Para cimentar essa estratégia, é necessário estabelecer “um quadro regulamentar adequado às exigências e especificidades da reabilitação de edifícios”, adiantou Ana Pinho.

Restauro do Mercado do Bolhão adjudicado por 22,4 milhões de euros
O restauro do Mercado do Bolhão foi adjudicado por 22,4 milhões de euros. A empreitada, que deverá estar concluída dentro de dois anos, vai arrancar no início do próximo ano. A Câmara Municipal do Porto (CMP) revelou ainda ter submetido uma nova candidatura a fundos europeus para o restauro e modernização do espaço.

BEI dá 300 milhões a Portugal para reabilitação urbana
Um novo impulso acaba de ser dado à reabilitação urbana em Portugal. O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai conceder um empréstimo de 300 milhões de euros, que se destina a financiar o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e a Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), do qual assinou esta semana a concessão da primeira tranche de 100 milhões de euros com as autoridades nacionais.

Cascais: antigo Hotel Nau será um prédio de habitação, comércio e serviços
Depois de duas décadas e de um longo processo judicial, os terrenos do antigo Hotel Nau vão receber um novo projeto. No espaço devoluto, localizado à entrada da cidade de Cascais, junto à estação de comboios, vai nascer o Edifício D.Pedro, um empreendimento que irá incluir espaços de habitação, comércio e serviços.




Mudança radical: de antigo armazém do início do século XX a creche com parque infantil no telhado
O ateliê de arquitetura Andrew Burges Architects transformou este antigo armazém de Sydney (Austrália) numa mini cidade para as crianças. Trata-se de um antigo edifício construído à volta de 1920, localizado dentro de uma estreita rede de ruas.

Palácio dos Príncipes no Porto convertido em edifício residencial de luxo
Localizado no centro do Porto, no gaveto da Rua Miguel Bombarda com a Rua de Cedofeita, o Palácio dos Princípes acaba de ser reabilitado e convertido num edifício residencial para o segmento alto. O Imóvel histórico, que está agora em fase de comercialização pela Predibisa, passa a oferecer habitação com apartamentos de tipologias de T0 a T2, distribuídos por quatro pisos e comércio com cinco lojas no rés-do-chão.




A beleza de um antigo palácio real holandês transformado em hotel de luxo
Todas as quartas-feiras mostramos-te um hotel com encanto. Esta semana apresentamos aquele que será um futuro alojamento de luxo na Holanda. E num cenário idílico. Falamos do Palácio Soestdijk, um dos quatro palácios oficiais da família real holandesa – está localizado entre Utrech e Amesterdão –, que foi vendido por 1,7 milhões de euros ao consórcio Made in Holland, encabeçado pelo grupo imobiliário britânico Meyer Bergman.

Évora com 17 milhões de euros para renovar centro histórico
Nos próximos três anos, serão investidos cerca de 17 milhões de euros na revitalização do centro histórico de Évora. Segundo a Câmara Municipal de Évora, a maioria do investimento irá incidir na recuperação do edifício centenário do Salão Central Eborense e na requalificação dos Paços do Concelho, do Teatro Garcia Resende, da antiga central rodoviária e em arranjos de espaços públicos.




Casas de sonho: Um celeiro em ruínas que “renasceu” como mansão de design
Todas as quintas-feiras apresentamos-te uma nova casa de sonho. Esta semana não saímos da Península Ibérica: fazemos uma curta viagem até Porquera de los Infantes, em Palência (Espanha), para conhecer um antigo celeiro que foi transformado em mansão de design. A reabilitação era complicada, já que a estrutura não se encontrava concluída e estava abandonada há mais de 50 anos, mas o arquiteto Jesús Castillo Oli deu uma segunda vida ao espaço.

Associações criticam atrasos no Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado
Associações de proprietários, de industriais da construção civil e de proteção do património criticaram esta semana a “incompreensível” demora na entrada em funcionamento do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), anunciado pelo Governo há mais de um ano.

Reabilitação urbana: há em Portugal 1,5 milhões de casas a precisar de intervenções
“A reabilitação urbana está a ter uma dinâmica positiva bem visível”, mas há ainda um longo caminho a percorrer, até porque “o parque habitacional continua profundamente degradado”, alertou Reis Campos, presidente da CPCI. Segundo o responsável, “de um total de quase 5,8 milhões de habitações existentes no país, 1,5 milhões necessitam de intervenções”. Para tal será necessário investir cerca de 38 mil milhões de euros.