
Fábrica da corticeira feirense está em leilão por 400 mil euros
O processo de insolvência da antiga Lusobel Cortiças está a decorrer. E envolve o leilão de uma unidade industrial, situada em Santa Maria da Feira, por um preço base superior a 400 mil euros. O imóvel conta com um armazém, um edifício e um terreno com 3.500 metros quadrados (m2).

Antiga fábrica da Triunfo em Coimbra dá lugar a "espaço de fruição"
As antigas instalações da fábrica da Triunfo em Coimbra deverão dar lugar a um espaço de fruição da cidade, com escritórios, serviços e áreas de restauração, disseram à agência Lusa os proprietários do imóvel. O antigo edifício, situado na zona industrial da Pedrulha, com uma área coberta de mais de 12.000 metros quadrados (m2), foi adquirido no final de 2019 por cerca de um milhão de euros pela Lugrade - Bacalhau de Coimbra.

Fábrica devoluta em Famalicão vai dar lugar a casas novas
A falta de oferta habitacional faz-se sentir em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. E agora há um novo projeto em cima da mesa que vai colocar novas casas e espaços comerciais no mercado local. Trata-se de um projeto de urbanização de uma antiga fábrica têxtil, situada na freguesia de Brufe, que hoje se encontra devoluta.

Fábrica do Cobre recebe mega projeto imobiliário pela mão da ABB
A antiga Companhia Portuguesa do Cobre, situada no Porto, laborou mais de meio século. Mas a vida trocou-lhe as voltas e faliu em 1998.

Antiga fábrica de cortiça no Seixal transforma-se no hotel Mundet
Há uma nova unidade hoteleira a nascer no Seixal, em Setúbal. Trata-se do Hotel Mundet, que vai localizar-se no lugar onde um dia operou aquela que foi considerada uma das fábricas de cortiça mais importantes do mundo – a L. Mundet & Sons, que lhe dá nome.




Uma antiga fábrica de cimento transformada numa moderna mansão
O arquiteto catalão Ricardo Bofill descobriu, em 1973, uma antiga fábrica de cimento em ruínas. Este complexo industrial, construído no início do século XX e localizado em Sant Just Desvern, nos arredores de Barcelona, ganhou uma segunda vida após ter sido totalmente transformado. Atualmente, a La Fábrica, como se chama a propriedade, deixa o comum dos mortais boquiabertos.




A beleza do morto: uma antiga fábrica de automóveis soviética abandonada
A mítica marca de automóveis ZIL foi o estandarte da produção de carros, camiões e outros veículos pesados na era soviética. Durante a URSS, a Zavod Imeni Lijachova (ZIL) foi sobretudo conhecida por fabricar os carros blindados e de luxo de altos líderes soviéticos.




Fotos da fábrica abandonada da Bugatti
Foi aqui, no complexo industrial de Campogalliano, em Modena, Itália, que foi construído o Bugatti EB110. Em 1995, quando pertencia ao italiano Romano Artioli, que também era dono da Lotus, a Bugatti – fundada pelo italiano Ettore Bugatti em 1909, com sede na cidade francesa de Molsheim – declarou insolvência. Passado 21 anos, a fábrica continua ao abandono, como podes ver nas fotos. Desde 2011 que o complexo é propriedade de um escritório de advogados.

Iniciativa de amantes de fotografia mostra locais abandonados
Um grupo de amantes de fotografia decidiu descobrir locais abandonados e captá-los na lente de uma câmara. Uma iniciativa que tem um ano e que conta com uma página no Facebook: In-va-são.