Pastéis de Belém

Pastéis de Belém ganha novo balcão e prepara renovação histórica

O emblemático espaço dos Pastéis de Belém, inaugurado em 1837, prepara-se para uma renovação histórica que visa melhorar a experiência dos milhares de visitantes diários. A iniciativa inclui o novo balcão, já inaugurado em julho, e a intervenção completa na loja principal, prevista para janeiro de 2026. O estúdio Viterbo Interior Design, liderado por Gracinha Viterbo, será responsável por toda a renovação da loja histórica. A designer afirmou que “foi uma honra trabalhar neste projeto, que carrega um valor emocional e patrimonial inigualável para os portugueses e para quem visita Lisboa”.
Antigo Hotel Bragança

Antigo Hotel Bragança recebe reabilitação de 3 milhões e abre em 2026

O antigo Hotel Bragança, localizado na zona universitária de Coimbra, vai ser alvo de uma reabilitação integral, num investimento de três milhões de euros. A obra visa modernizar o espaço e preservar a fachada histórica do edifício, situado na área classificada pela Unesco da Universidade de Coimbra, e deverá estar concluída até meados de 2026. O empreendimento deverá abrir com a classificação de quatro estrelas no verão de 2026, oferecendo um produto turístico renovado e competitivo.
Escola Superior Agrária

Alojamento estudantil: Viana do Castelo investe 1,2 milhões de euros

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) iniciou a requalificação da residência estudantil da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, num investimento próximo de 1,2 milhões de euros. A obra, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2026, permitirá aumentar a capacidade de alojamento para 141 camas.
Cervejaria do Parque

Empresa tecnológica instala-se na antiga fábrica de cerveja em Coimbra

A empresa tecnológica Present Technologies vai investir “vários milhões” para reabilitar o edifício que albergou a primeira fábrica de cerveja de Coimbra, na avenida Emídio Navarro, que passará a ser a sua nova sede. A empresa, que celebra 25 anos de existência, comprou o edifício há cerca de três anos, onde foi inicialmente instalada a primeira fábrica da Companhia de Cervejas de Coimbra, que mais tarde viria a mudar a sua produção para a zona da Pedrulha.
Bairro das Fontainhas

Porto investe dois milhões em arrendamento apoiado nas Fontainhas

A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação acessível por via de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos nesta zona da cidade. A intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio – distribuídas por quatro pisos.
Sala de Teatro

Cine-Teatro Vale Formoso renasce após investimento de 7 milhões de euros

A produtora UAU, proprietária do Teatro Tivoli em Lisboa, adquiriu o Cine-Teatro Vale Formoso, no Porto, e espera concluir obras de reabilitação até ao início de 2027, num investimento que ronda os sete milhões de euros. Em comunicado, a UAU deu conta de que a aquisição deste espaço, classificado como de interesse municipal pela Câmara do Porto, foi formalizada a 07 de agosto e que a obra da reabilitação vai ficar ao encargo de um consórcio de arquitetos composto pela Metrourbe e Arsuna.
Edifício Alexandre Herculano 53

Alexandre Herculano 53: edifício de escritórios em Lisboa ganha nova vida

Chama-se Alexandre Herculano 53 e é um edifício de escritórios que promete redefinir os padrões do setor em Lisboa. Localizado a poucos metros da Avenida da Liberdade, em plena zona prime da cidade, o projeto será alvo de uma reabilitação total e tem conclusão prevista para 2028, estando a ser comercializado, em regime de co-exclusividade, pela WORX Real Estate Consultants e pela Dils Portugal.
Edifício Bellevue

Reabilitação de 12 milhões devolve Edifício Bellevue à Figueira da Foz

Edifício Bellevue, na Figueira da Foz, renasce com nova vida graças a um investimento de 12 milhões de euros por parte da Finangeste. A empresa, especializada em reabilitação urbana, apresentou oficialmente o projeto no dia 25 de julho de 2025, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes. O edifício, anteriormente conhecido como “O Trabalho”, localiza-se entre dois dos pontos mais famosos da cidade — o Casino e a Marina — e há anos era alvo de críticas e polémicas devido à sua volumetria e estado de abandono.
Garrett 53

Projeto de reabilitação dá nova vida a edifício histórico no Chiado

O novo empreendimento residencial do Chiado, no coração de Lisboa, chama-se Garrett 53 e nasce de um projeto de reabilitação de um edifício histórico. A estrutura, desenhada pelo arquiteto Frederico Valsassina, foi alvo de um reforço, enquanto a fachada original em azulejos foi preservada. Com este projeto de reabilitação, este edifício de cinco pisos conta agora com 17 apartamentos, de tipologias T1 e T2 e áreas entre 51 e 104 metros quadrados (m2). Algumas unidades possuem amplos terraços.
Reabilitar casas em Portugal

IHRU vai reabilitar mais de 5.800 habitações até 2028

O plano de ação para reabilitar o património público nos próximos anos já foi traçado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Até agora, já foram reabilitadas em Portugal mais de 3.000 habitações. E a intenção do IHRU é ir mais longe, reabilitando mais de 5.800 habitações até 2028. Melhorar o conforto térmico e a acessibilidade das casas para pessoas com mobilidade condicionada estão entre os seus principais objetivos do instituto com estas intervenções.
remodelar a casa

Remodelar casas: o que procuram as novas gerações?

A nova geração de proprietários pretende remodelar as suas habitações garantindo uma melhoria significativa na qualidade do espaço e das soluções construtivas existentes. Como fator em comum, destaca-se a procura por um equilíbrio entre o conforto e a qualidade, assim como novas oportunidades de investimento, que não comprometam a sua estabilidade financeira.
Comprar casa na Ericeira

Viver na Ericeira é estar sempre de férias, perto do mar e de Lisboa

Há mais de 14 anos, a família Borralho vivia no Chiado, em plena Baixa de Lisboa. E a vida seguia na agitação “divertida” da capital, apesar de morarem num apartamento sem garagem e sem elevador. Mas o que futuro lhes reservava não cabia naquelas quatro paredes. Foi aos 40 anos, a pensar no futuro da filha que vinha a caminho e dos outros filhos que queria ter, que José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor, decidiu mudar-se para a Ericeira, onde comprou uma moradia com cinco quartos, espaço exterior, perto do mar, da vida local e de Lisboa. “A Ericeira é o melhor dos mundos para nós”, resume em declarações ao idealista/news.
Edifícios reabilitados em Ermesinde

Vão nascer 42 casas em prédios devolutos há 20 anos em Ermesinde

A Câmara de Valongo, no distrito do Porto, vai comprar e requalificar dois prédios devolutos em Ermesinde, que passarão depois a albergar famílias carenciadas, num investimento total superior a seis milhões de euros. O município vai adquirir os dois prédios urbanos ao Instituto da Habitação e Reabi
Reabilitação urbana com IVA a 6%

Reabilitação com IVA a 6%? Governo quer restringir aplicação

Hoje, a reabilitação urbana conta com a taxa de IVA a 6%, se as obras forem realizadas em áreas de crítica recuperação ou reconversão urbanística ou no âmbito de operações de reconhecido interesse público nacional. Mas o Governo socialista quer restringir a aplicação do benefício fiscal apenas a “empreitadas de reabilitação de edifícios localizados em áreas de reabilitação urbana”, segundo se lê na proposta legislativa do “Mais Habitação”.
Imóveis devolutos do Estado

Quantos imóveis devolutos tem o Estado? Privados estão de olho

Várias vozes do setor e da sociedade civil têm criticado o facto de o Governo querer obrigar os proprietários privados a arrendar os imóveis, sem que o próprio Estado dê primeiro o exemplo. A verdade é que ninguém sabe quantos imóveis públicos existem em Portugal, estando a contagem do imobiliário público a arrastar-se há mais de uma década. Entretanto, já vários investidores privados manifestaram interesse em imóveis públicos devolutos, como hospitais e quartéis, que têm potencial para construção de habitação em zonas centrais de Lisboa e do Porto.
Eficiência energética das casas

CE vai obrigar a reabilitar casas para melhorar eficiência energética

A Diretiva Europeia sobre a Eficiência Energética dos Edifícios está a ser desenhada há meses e, agora, está prestes a ser aprovada. Tudo indica que a Comissão de Energia do Parlamento Europeu aprove esta diretiva antes de 25 de janeiro e que a mesma entre em vigor a 13 de março. Este novo regulamento europeu vai pressionar os proprietários a reabilitar as casas nos 27 países que compõem a União Europeia (UE) – Portugal incluído. A ideia passa por melhorar o desempenho energético das habitações de forma que apresentem, pelo menos, a classificação E em 2030 e a D em 2033.
Casas novas licenciadas

Casas novas: licenciamentos caem 4,7%, mas obras concluídas sobem 6,5%

A construção de casas em Portugal manteve o ritmo em 2022, apesar dos constrangimentos associados à subida dos preços dos materiais e da falta de mão de obra no setor. Os dados do INE esta quarta-feira divulgados mostram foram concluídas 5,2 mil casas novas no verão deste ano, um número 6,5% superior face ao registado no período homólogo. Mas há outros entraves à colocação de mais casas no mercado, nomeadamente a demora nos processos de licenciamento. Neste ponto, não há boas notícias: entre julho e setembro foram licenciadas 6,9 mil casas no nosso país, menos 4,7% face ao período homólogo.
Reabilitação de prédios em Coimbra

Reabilitar prédios: os planos de Coimbra para investir 500 milhões

Para o quadro comunitário PT2030, a Câmara Municipal de Coimbra apresentou projetos no valor de 500 milhões de euros. E entre os projetos previstos está um “plano Marshall” para a Baixa de Coimbra que passará pela aquisição e requalificação de prédios naquela zona da cidade. Um primeiro passo já está a ser dado neste sentido: a autarquia de Coimbra vai comprar um edifício na Praça do Comércio para acolher ‘startups’ e novas empresas, num investimento de 1,4 milhões de euros.
Condomínios passam a ter de "denunciar" grandes proprietários ao Estado

Condomínios passam a ter de "denunciar" grandes proprietários ao Estado

O Estado quer conhecer a fundo quem é que está por detrás da "máquina" do imobiliário e prevenir situações de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, através deste setor. Para isso, acaba de criar uma nova regra, dentro de um vasto pacote legislativo, que obriga os condomínios de prédios de alta gama a comunicar ao Instituto do Registos e Notariado todos os proprietários que detenham mais de metade da permilagem, bem como os registos atualizado dos beneficiários efetivos dos imóveis.