Comentários: 0

Tempo e preço. Estes são dois fatores importantes, pelo menos no que toca à construção de uma casa. Mas graças às novas técnicas e tecnologias, estes fatores tornaram-se menos importantes, ou talvez tão importantes como outros aspetos que não merecem ser negligenciados, de que são exemplo a segurança e a durabilidade.

Um exemplo claro das melhorias que a inovação trouxe para o setor é esta casa modular, projetada pelo engenheiro ucraniano Max Gerbut. Chama-se PassivDom – o modelo mais pequeno tem 35 metros quadrados (m2) – e foi construída em apenas oito horas, graças à tecnologia de impressão 3D.

Um lugar verdejante
A casa é sustentável e respeita o ambiente PassivDom

100% ecológica

Como é que é construída a casa? Primeiro, a equipa de design projeta um esboço para a impressora 3D nas fábricas localizadas na Ucrânia e Califórnia (EUA). Depois, um robô que utiliza tecnologia de impressão 3D imprime em apenas oito horas – camada por camada – o telhado, o chão e as paredes com 20 centímetros de espessura, e que são compostas de fibras de carbono, poliuretano, resinas, fibras de basalto e fibra de vidro. O processo é quase 100% automatizado, exceto a colocação de janelas, portas e instalação de sistemas elétricos e hidráulicos.

Com vista para a neve
A casa tem uma boa capacidade térmica PassivDom

O preço desta casa depende das características, das dimensões e da personalização. De acordo com a empresa, a casa pode ser totalmente personalizada, sendo possível comprar inclusivamente o mobiliário desenhado especialmente para a PassivDom. A casa mais pequena custa 53.000 euros e a maior 81.000 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade