Estás prestes a entrar numa galeria de arte diferente de tudo aquilo a que estás habituado. Não há paredes brancas ou linhas retas. Mas há formas e texturas. Antes de entrares no IK Lab – um novo espaço cultural e artístico localizado coração de Tulum (México) – terás de fazer uma coisa: tirar os sapatos. Sim, parte da experiência passa pelos pés e pelos vários materiais que terás de sentir à medida que fores navegando por esta estrutura imersiva em forma de casa na árvore.
O IK Lab fica localizado no eco-resort Azulik, em Tulum. A ideia partiu de Santiago Rumney Guggenheim, bisneto da famosa Peggy Guggenheim, mecenas e dona de uma das mais importantes coleções de arte moderna do século XX. Santiago visitou o espaço, no início deste ano, e decidiu propor ao seu arquiteto e fundador, Jorge Eduardo Neira Sterke, a transformação daquele lugar numa galeria de arte.
Paredes curvas, pisos desnivelados, enormes janelas e portas de vidro circulares. Elementos que dão vida ao espaço e que desafiam a criatividade dos artistas que nele quiserem expor as suas obras de arte. Trata-se de um lugar fora do comum: que é arte e que alberga arte. Foi construído com recurso a videiras nativas da região, ou seja, madeira crua, à qual se juntou cimento polido.
Os visitantes são convidados a andar descalços, interagindo com o chão, como se este se tratasse de um organismo vivo. As formas orgânicas e as extensões sinuosas do espaço pretendem imergir os visitantes num estado de descoberta e meditação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta