Comentários: 0
Abramovich sentado descontraído num iate, com o mar azul de fundo
Milionário russo tenta escapar ao pagamento de impostos sobre casa de luxo que comprou GTRES

Roman Abramovich comprou uma luxuosa casa de férias na exclusiva zona de Château de la Croë, no Sul de França, há cerca de uma década. E esta operação continua a dar que falar na imprensa internacional. Tudo porque, o milionário russo subvalorizou o imóvel e tem, desde 2006, fugido aos impostos sobre património, no valor de 1,2 milhões de euros, continuando a tentar escapar-se ao pagamento da fatura enviada pelas autoridades locais. 

A Bloomberg conta agora que o Fisco francês avaliou o imóvel em cerca de 41.000 euros por metro quadrado (m2), tendo em conta as vendas realizadas de ativos do mesmo calibre nas redondezas, naquele período.  

O m2 de imóveis de luxo nesta região exclusiva da Riviera subiu de cerca de 20.000 euros nos anos 2000 e 2001 para 53.000 euros em 2005 e 2006, de acordo com uma estimativa do órgão fiscal francês no processo Abramovich, citada na notícia.

Dono do Chelsea tenta escapar-se ao fisco de todas as formas

O russo tem, porém, vindo a argumentar nos seus processos, que o órgão fiscal francês avaliou excessivamente o preço do imóvel, comparando-o a casas de luxo em localizações muito mais caras.

Mas os juízes do Cour de Cassation consideram que a agência fiscal agiu correctamente ao comparar o Château de la Croë com outros imóveis vendidos durante o mesmo período nas regiões de Saint-Jean-Cap-Ferrat, Cap d’Ail e Antibes.

Entre os imóveis semelhantes estavam a Villa Fiorentina, que ao longo dos anos foi ocupada pela família Kennedy, por Elizabeth Taylor e por Greta Garbo. No final de 2004, foi vendida por mais de 73 milhões de euros - incluindo o imposto sobre valor acrescentado (IVA).

O dono do clube de futebol Chelsea insiste assim em recusar-se a pagar a liquidação da nota fiscal. O último esforço foi feito com base numa queixa de que a nova documentação fiscal não lhe foi entregue pessoalmente, mas este procedimento foi recusado a 26 de setembro pelo supremo tribunal de França, segundo escreve a agência de notícias.

Château de la Croë, o imóvel de luxo da polémica

Mansão de luxo ao fundo, atrás de árvores, junto ao mar no sul de frança
Propriedade de luxo comprada por Abramovich há uma década Wikimedia Commons

Construído no final da década de 1920 para um magnata dos jornais numa estreita faixa de terra agora chamada de Baía dos Bilionários, este château é famoso por ter sido a residência de várias cabeças coroadas. O rei Edward VIII mudou-se logo depois de abdicar do trono, em 1937, para se casar com a socialite americana Wallis Simpson. O rei Leopoldo III da Bélgica, a última rainha da Itália e Faruk I do Egipto também moraram lá.

Na década de 1950, a mansão pertenceu ao bilionário magnata grego Aristóteles Onassis e, mais tarde, ao seu rival, Stavros Niarchos. Na década de 1970, um incêndio destruiu parte do imóvel, que permaneceu abandonado durante décadas até ser adquirido por Abramovich.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta