
Chama-se ilha do Capítulo e está localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (Brasil), sendo propriedade de João Pereira Coutinho. Mas está no mercado, já que o empresário português a pôs à venda por cerca de 14,5 milhões de euros, um valor que é, no entanto, negociável.
Segundo o expresso, a ilha ficou famosa quando em dezembro de 2003 um grupo de amigos de João Pereira Coutinho, entre eles o então primeiro-ministro Durão Barroso, se hospedou no resort privado e viajaram para o Rio num Falcon da Vinair Aeroserviços, a empresa de aviação de Pereira Coutinho, agora em fase de desativação.
“Confirmo que esse ativo está à venda”, disse agora o empresário, citado pela publicação. A ilha em causa, que está no mercado desde julho, tem uma área equivalente a sete campos de futebol (5,5 hectares) e é considerada uma das paradisíacas e exclusivas do litoral de Angra dos Reis, onde existem 365 ilhas e 2.000 praias.

De acordo com João Pereira Coutinho, trata-se de uma operação de venda isolada, pelo que “não está relacionada com a reestruturação do grupo”. “[É um assunto] da minha vida pessoal, sem qualquer interesse público”, adiantou.
Um agente imobiliário contactado pelo semanário revelou que o valor pedido pelo dono da ilha é “negociável”, estando o mesmo “muito motivado a vender a propriedade”. “Só tem de avançar uma proposta formal para lhe ser apresentada”, acrescentou.
Existem na ilha do Capítulo 16 edifícios de dois andares distribuídos ao longo da costa (2.000 metros quadrados/m2 de área construída), sendo que a casa principal, que tem 437 m2, e a Suite Master, com 252 m2, são as construções emblemáticas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta