O estúdio nova-iorquino Diana Kellogg Architects foi o responsável pelo projeto.
Comentários: 0
Esta curiosa escola promove a educação das mulheres na Índia: um projeto solidário e necessário
@Vinay_panjwani|Citta

Construída com arenito local cortado à mão no deserto de Thar, no norte da Índia, a 'The Rajkumari Ratnavati Girl's School' tem como objetivo fundamental tornar-se um espaço seguro e eficaz para facilitar a educação das meninas na região. Este centro receberá quatrocentas estudantes do sexo feminino com idades entre cinco e 16 anos das aldeias vizinhas de Jaisalmer e Rajasthan.

O estúdio nova-iorquino Diana Kellogg Architects foi o responsável pelo projeto, concluído para a organização sem fins lucrativos Citta Foundation, CITTA.org. Do ponto de vista estético, destacam-se as formas ovais, escolhidas para refletir as formas curvilíneas dos fortes locais e também os símbolos universais da força feminina. 

Construída com arenito esculpido à mão, a estrutura em forma de forte de 836 m2 e três elementos circulares, nomeadamente um muro exterior que circunda o perímetro da escola, uma parede interna que circunda as salas de aula, bem como um pátio oval. O pátio marca o centro da escola e ecoa a forma das paredes circundantes. Partes das paredes de pedra também foram perfuradas para arrefecer o espaço e protegê-lo do sol.

As portas de madeira conduzem quem entra do pátio para um laboratório de informática e um conjunto de 10 salas de aula que são conectadas por uma série de corredores sinuosos. O estúdio incorporou sistemas que coletam e reciclam a água da chuva em toda a escola. Os painéis solares que alimentam as luzes e ventiladores foram instalados numa estrutura de aço no telhado, que funciona como copa sombreada e área de recreação para as crianças.

Um projeto solidário e necessário

Rajasthan é o terceiro maior estado indiano com uma população de quase 60 milhões e uma taxa de alfabetização masculina de 79%. No entanto, é a região com a menor taxa de alfabetização feminina, 53%. Os dados são ainda piores nas áreas rurais, onde vive 80% da população, e onde a alfabetização feminina mal ultrapassa os 30%. Além disso, Rajasthan tem um grande número de casamentos infantis e uma taxa surpreendentemente alta de infanticídio feminino.

A escola feminina faz parte de um projeto maior que visa melhorar a paridade de género na região. Enquanto as meninas são educadas na escola para meninas, artesãos locais ensinarão às mães e outras mulheres técnicas de tecelagem e bordado da região de Jaisalmer, que está à beira da extinção.

Essas lições preservarão e aprimorarão as técnicas tradicionais para promover a independência económica das mulheres, das suas famílias e das suas comunidades. Além disso, o objetivo é também conectar estas mulheres a designers contemporâneos para produzir itens de qualidade para o mercado global, diversificando e estimulando a economia local. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta