Nem Bill Gates, nem o sultão de Brunei (nem o estado italiano). O leilão da sumptuosa Villa Aurora, em Roma (Itália), uma residência famosa em todo o mundo que possui o único fresco pintado por Caravaggio, ficou deserto – como muitos esperavam. Isto porque a casa é protegida pelo ministério da Cultura, e várias obras de arte que contém são bens classificados e não poderão ser movidas do lugar onde se encontram.
A casa foi a leilão esta terça-feira, dia 18 de janeiro, por 471 milhões de euros, um valor muito alto, e ao alcance de poucos. O suficiente para dissuadir os participantes do leilão, incluindo Bill Gates e o sultão de Brunei– diz-se que em tempos estiveram interessados na compra deste palacete. Exercer o direito de preferência também sairia muito caro aos cofres do Governo italiano – e não se sabe, de facto, se pretende avançar para a compra.
De qualquer forma, a venda já foi remarcada. Haverá um novo leilão da Villa Aurora a 7 de abril de 2022, mas desta vez com uma redução de 20% no preço.
“Não me surpreende a falta de licitações, na verdade, ficaria surpreso se um comprador se apresentasse. O preço é muito alto. Vamos ver o que acontece em abril, mas duvido que alguém se apresente – o que é que alguém como Bill Gates faria com a Villa Aurora, especialmente com todos os custos extra?”, comenta Alessandro Zuccari, professor de história da Universidade Sapienza, em Roma, que supervisionou a avaliação do mural, citado pelo The Guardian.
As belezas da Villa Aurora, além do fresco de Caravaggio
Entre as obras artísticas que possui no seu interior estão várias pintadas por Guernico (Hall of Dawn; Hall of Fame, Hall of Landscapes, Hall of Cupids, the Bath of Venus) e ainda o único mural conhecido de Caravaggio (Camerino di Giove Nettuno e Plutão). Além disso, o edifício conta ainda com inúmeras obras de arte (esculturas, estátuas, colunas, etc.) que estão protegidas pela lei italiana.
Cercada por muros altos perto da Via Veneto, no centro de Roma, é tudo o que resta de um retiro estabelecido pelo cardeal Francesco Maria Del Monte no século XVI. O mural Júpiter, Netuno e Plutão de Caravaggio foi encomendado por Del Monte em 1597 para adornar o teto de seu pequeno laboratório de alquimia. Os Ludovisis, família nobre com laços estreitos com o papado, compraram a propriedade de Del Monte em 1621, sendo os seus proprietários até aos dias de hoje.
Para poder comentar deves entrar na tua conta