
O Senado de Berlim decidiu desligar a iluminação noturna de cerca de 200 monumentos na capital alemã para poupar eletricidade devido à guerra na Ucrânia, noticiaram os meios de comunicação locais.
Desde quarta-feira passada (dia 27 de julho de 2022), a Catedral de Berlim, a Igreja de Santa Maria e o Palácio Velho, entre outros edifícios, ficarão às escuras até data a definir.
A Coluna da Vitória, a Câmara Municipal de Berlim, a Ópera Alemã de Berlim e a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm serão acrescentadas à lista nos próximos dias, assim como as estátuas no Parque Tiergarten.
"Tendo em conta a guerra contra a Ucrânia e as ameaças energéticas da Rússia, é importante que sejamos particularmente cuidadosos com a nossa energia", disse a senadora com o pelouro do Ambiente, Bettina Jarash, segundo a emissora regional RBB.
Jarasch explicou que o consumo total de iluminação noturna dos monumentos de Berlim é de aproximadamente 200.000 quilowatts anuais, o que corresponde a um custo de 40.000 euros, pelo que a medida é eminentemente simbólica.
A sede da câmara baixa do parlamento no antigo edifício do Reichstag permanecerá por enquanto iluminada, embora um porta-voz do Bundestag tenha recentemente informado que foi ativado um plano de poupança de energia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta