
A Câmara Municipal de Madrid assinou acordos com três bancos espanhóis – Santander, CaixaBank e Ibercaja – com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito habitação aos jovens. Em causa está o programa My First Home, que permite aumentar a concessão de empréstimos para a compra de casa até 95% do valor do imóvel a pessoas com menos de 35 anos.
Os acordos contaram com a presença e assinatura da ministra do Meio Ambiente, Habitação e Agricultura, Paloma Martín, bem como do ministro da Economia, Finanças e Emprego, Javier Fernández-Lasquetty.
O prazo de apresentação de candidaturas para a incorporação de entidades bancárias nesta iniciativa regional terminou sexta-feira (16 de setembro de 2022), sendo que todas cumprem os dois requisitos previstos no caderno de encargos que a regulamenta: possuem uma classificação de crédito mínima reconhecida e têm agências em todos os municípios da região com mais de 50.000 habitantes.
“Sabemos que a habitação é um assunto da maior importância, especialmente para as pessoas nesta faixa etária que têm o acesso ao crédito mais difícil”, disse a ministra, salientando que o Governo espanhol não para de “procurar soluções” que permitam aos jovens “iniciar um projeto de vida cheio de oportunidades e liberdade”.
Esta iniciativa, que conta com um investimento de 18 milhões de euros, vai favorecer a emancipação dos jovens madrilenos que, apesar de terem solvabilidade financeira, não dispõem de poupanças suficientes para obter um crédito habitação. Desta forma, o Governo Autónomo de Madrid concederá financiamentos de valor superior a 80% e até 95% do valor do imóvel, desde que não exceda 390.000 euros, tomando como referência o seu valor de avaliação ou o preço de compra.
A partir da próxima semana, os interessados poderão conhecer junto das entidades bancárias associadas o procedimento de pedido de empréstimo bancário. Para beneficiar do programa My First Home, a residência legal na Comunidade de Madrid deve ser credenciada, de forma contínua e ininterrupta, durante os dois anos imediatamente anteriores à data do pedido do crédito habitação. Além disso, não será possível ser proprietário de outro imóvel em Espanha.
Para poder comentar deves entrar na tua conta