Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total emprestado sempre a subir

Os bancos estão a manter aberta a torneira do crédito habitação, isto numa altura em que se continuam a vender muitas casas – e mais caras. Segundo dados divulgados esta segunda-feira (30 de junho de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP), o montante total de empréstimos concedidos para a compra de casa voltou a aumentar em maio para 106,1 mil milhões de euros.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública: 89% dos créditos financiam 100% da compra da casa

Cerca de 89% dos contratos de crédito habitação com recurso à garantia pública para jovens até aos 35 anos tiveram um financiamento a 100% no primeiro trimestre, divulgou esta quarta-feira (21 de maio de 2025) o Banco de Portugal (BdP), adiantando que, no período em análise, este contratos representaram 9% do número total de novos contratos e 13% do montante de novos contratos.
Crédito habitação em Portugal

Novo crédito da casa em alta – mais de metade é para jovens até 35 anos

Em março, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação aumentou 265 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.951 milhões de euros, sendo este o segundo valor mais elevado da série histórica (com início em dezembro de 2014), segundo dados divulgados esta terça-feira (6 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Mais de metade deste montante (56%) é relativo a novos contratos celebrados por pessoas com menos de 35 anos, que beneficiam, assim, dos incentivos do Governo à compra da primeira casa. Já a taxa de juro média dos novos empréstimos, que incluem renegociações, voltou a descer: fixou-se em 3,11%, o valor mais baixo desde novembro de 2022.
Novos contratos de crédito habitação

Novos contratos de crédito habitação: montante concedido volta a subir

Em fevereiro, o montante concedido pelos bancos em novos contratos de crédito habitação aumentou 132 milhões de euros face ao mês anterior, para 1.655 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira (2 de abril de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média dos novos empréstimos, que incluem renegociações, voltou a descer: fixou-se em 3,17%, o valor mais baixo desde dezembro de 2022.
Juros em queda no crédito habitação

Juros médios das novas operações de crédito habitação caem há 11 meses

Os juros médios nas novas operações de crédito habitação estão a descer há 11 meses seguidos, segundo dados divulgados esta quinta-feira (31 de outubro de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Já o montante contratado nos novos empréstimos para a compra de casa registou um ligeiro decréscimo em termos mensais, em setembro face a agosto, apesar de ter sido o segundo mais elevado (1.545 milhões de euros) desde março de 2022.  
Empréstimo para comprar casa

Taxas de juro do BCE: que impacto terá uma descida no crédito habitação?

Irá o Banco Central Europeu (BCE) descer as taxas de juro diretoras na próxima semana? Será preciso esperar por dia 6 de junho para saber o que vai acontecer, mas uma coisa é certa, as taxas Euribor, que variam em função, também, da oscilação das taxas de juro definidas pelo regulador, têm já estado a descer. Um cenário que abre a porta a uma queda da prestação da casa paga ao banco pelo crédito habitação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Avaliação bancária de casas

Casas valem 1.536€ por m2 para bancos: valor desce pela 2ª vez este ano

O valor mediano da avaliação bancária das casas em Portugal, um dos passos a ter em conta aquando da contratação de um crédito habitação, desceu em outubro para 1.536 euros por metro quadrado (euros/m2). É apenas a segunda vez que se regista uma queda este ano, depois de tal ter acontecido em fevereiro. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (28 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Custos com o crédito habitação em Portugal

Crédito da casa: Portugal tem a 7ª taxa de juro mais alta da Zona Euro

Os bancos concederam um total de 1.870 milhões de euros em novos créditos habitação em setembro, mais 141 milhões de euros (+8%) que no mês anterior. É o valor mais elevado dos últimos 15 anos em Portugal, sendo preciso recuar até outubro de 2007 para encontrar um montante mais elevado (1.875 milhões de euros). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP), que permitem concluir, no entanto, que a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação disparou: aumentou de 4,23% em agosto para 4,26% em setembro, o valor mais elevado desde fevereiro de 2012. Significa isto que Portugal tem a 7ª taxa de juro média mais cara entre os países da Zona Euro.
Fixar prestação da casa

Fixar a prestação do crédito habitação em tempos de crise: sim ou não?

A crise bateu à porta da casa de muitas famílias, que viram a prestação do crédito habitação subir em flecha – quem tem o empréstimo indexado a taxas Euribor variáveis – desde meados do ano passado. O Governo, de forma a mitigar este cenário, deu luz verde à possibilidade de fixar as prestações da casa durante dois anos. A adesão a esta medida implica, no entanto, que se paguem mais de juros no final do empréstimo. Será, então, que vale a pena fixar a prestação do crédito habitação? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta. 
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação de juros no crédito habitação: tudo o que é preciso saber

A bonificação dos juros nos créditos habitação é uma das medidas de apoio às famílias previstas no programa Mais Habitação, que visa mitigar a rápida subida das taxas Euribor – influenciam diretamente as prestações da casa a pagar ao banco. O Governo, nesse sentido, anunciou novas regras para o cálculo da bonificação dos juros, de forma a chegar a mais famílias, tendo aumentado o valor máximo do apoio em 80 euros, para 800 euros. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este tema.
Apoios do Governo no crédito habitação

Apoio ao crédito habitação: como funciona e quem pode beneficiar?

As constantes subidas das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) fizeram com que as taxas Euribor disparassem, o que tem influência direta nas prestações a pagar pelo crédito habitação em Portugal. O Governo mostra-se atento ao tema e aprovou novas medidas de apoio, que passam pela fixação do valor a pagar ao banco pelo empréstimo da compra de casa durante dois anos. Há, no entanto, regras e critérios a ter em conta. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Conseguir um crédito habitação ficou mais difícil

Acesso à habitação através de crédito tem piorado, avisa BdP

O acesso à habitação através de crédito bancário piorou desde 2020 devido ao elevado preço das casas e à subida das taxas de juro, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP). O estudo, divulgado esta sexta-feira (13 de outubro de 2023) no 'Economia numa imagem', mede a acessibilidade à habitação usando crédito bancário através de um indicador de esforço financeiro, que avalia a capacidade de um cidadão de rendimento médio pagar os custos anuais de uma habitação com recurso a empréstimo.
Taxas variáveis e fixas no crédito habitação

Crédito habitação: taxa variável volta a superar taxa fixa

Portugal é dos países europeus com mais crédito habitação concedido com taxa variável (e não fixa), o que implica uma grande incerteza para as famílias em momentos como os que se vivem atualmente, marcados por subidas das taxas Euribor, que estão a escalar na sequência do aumento das taxas de juro diretoras por parte do Banco Central Europeu (BCE). Em junho, à semelhança do que já tinha sucedido em maio, as taxas variáveis superaram as taxas fixas nos novos créditos habitação, revelou o Banco de Portugal (BdP).
Empréstimos para comprar casa em Portugal

Empréstimo para comprar casa: montante total em queda desde janeiro

O montante total de empréstimos para habitação está a recuar em Portugal há seis meses, ou seja, desde o início do ano. Um indicador que permite concluir que a procura por crédito habitação está a desacelerar, devido sobretudo à subida em flecha das taxas de juro. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam este cenário: em junho, o montante total de créditos habitação em Portugal fixou-se em 99 452,7 milhões de euros, menos que em maio (99 521,8 milhões de euros) e mais que no período homólogo (99 156,9 milhões de euros).
Empréstimo para comprar casa em Portugal

Crédito da casa em 2022 à lupa: contratos caem e valor emprestado sobe

Em 2022, o montante de crédito habitação concedido aumentou 6,8% face ao ano anterior, um crescimento homólogo inferior ao verificado em 2021, que tinha sido de 36,4%. Os bancos estão a celebrar menos contratos, mas o valor médio emprestado por contrato cresceu. Estas são algumas das conclusões a retirar do Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito, divulgado esta terça-feira (18 de julho de 2023) pelo Banco de Portugal (BdP).
Amortização de crédito habitação

Famílias amortizaram 3,7 mil milhões de crédito habitação até maio

Entre janeiro e maio deste ano, as famílias com crédito habitação em Portugal amortizaram antecipadamente 3,7 mil milhões de euros, mais 1,5 mil milhões de euros (quase 70%) que no mesmo período do ano passado. A garantia foi dada por Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal (BdP), e acontece num momento em que a prestação da casa está a subir em flecha, devido ao aumento das taxas Euribor. 
juros

Juros no crédito habitação sempre a subir – 3,110% em abril

A escalada da taxa Euribor teima em não dar tréguas, o que não é uma boa notícia para quem tem crédito habitação indexado à taxa variável, que tem visto a prestação da casa aumentar mês após mês. Uma tendência que se deverá manter, tendo a taxa de juro no conjunto dos contratos de crédito habitação voltado a subir em abril: para 3,110% (2,829% em março), o valor mais elevado desde junho de 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
PCP e Chega querem usar lucros dos bancos para baixar crédito da casa

PCP e Chega querem baixar crédito habitação usando lucros dos bancos

As prestações do crédito habitação dispararam nos últimos meses para muitos portugueses, na sequência da subida galopante das taxas Euribor. O Governo mostra-se atento ao tema e permite que as famílias em dificuldades possam pedir junto dos bancos o acesso à bonificação dos juros nos empréstimos. Sabe-se agora que PCP e Chega estão em sintonia num tema: ambos os partidos querem usar os lucros conseguidos pelos bancos para baixar os encargos com os empréstimos da casa. Também o BE quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário. A concessão e crédito habitação estará em debate esta quinta-feira (18 de maio de 2023) na Assembleia da República (AR).