Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo para a casa

Últimas notícias sobre "Empréstimo para a casa" publicadas em idealista.pt/news

Crédito à habitação em tempos de Covid-19: cuidados a ter por quem é fiador

Muitas pessoas precisam de um fiador na hora de pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Agora, em tempos de pandemia de novo coronavírus, passou a ser possível pedir uma moratória do crédito à habitação, pública ou privada. No artigo de hoje da Deco Alerta, explicamos o que deve ter em conta um fiador. Deverá, por exemplo, ser informado pelo banco sobre os impactos que a aplicação da moratória poderá acarretar. 

Notícia sobre:

Taxa de juro no crédito à habitação cai em abril para novo mínimo histórico (desde janeiro de 2009)

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 0,947% em abril, inferior à verificada no mês anterior (0,998%) e no período homólogo (1,073%). De referir que esta é a taxa de juro mais baixa desde, pelo menos, janeiro de 2009 (5,798%). Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (20 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que refletem já o impacto da pademia do novo coronavírus.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em abril para famílias com Euribor a 3 e 6 meses

Num momento em que os portugueses começam a sofrer as consequências da crise gerada pela pandemia do Covid-19 na carteira, qualquer notícia de poupança é bem-vinda, mesmo que de baixo valor. Neste caso, a maioria das famílias com crédito à habitação vai sentir um alívio na prestação da casa agora no mês de abril, porque as taxas Euribor a três e seis meses desceram em março.

Notícia sobre:

Itália suspende pagamento dos empréstimos da casa para enfrentar surto de coronavírus

O governo italiano decretou a quarenta em todo o país, numa tentativa de controlar o surto de coronavírus, e planeia suspender o pagamento de empréstimos de crédito à habitação e outros impostos em todo o território. Haverá ajudas para trabalhadores independentes, pequenas empresas e famílias

Notícia sobre:

Taxa de juro do crédito à habitação desce para 1% em janeiro – está em mínimos históricos

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação recuou em janeiro de 2019 pelo sexto mês consecutivo: fixou-se em 1%, o valor mais baixo desde que o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) tem registos (janeiro de 2019) – o anterior mínimo data de junho de 2017 (1,007%).

Notícia sobre:

Bancos não emprestavam tanto para a casa desde julho de 2008 – foram 1.117 milhões em dezembro

Está ao rubro o negócio do crédito à habitação. Só num mês, em dezembro de 2019, os bancos emprestaram 1.117 milhões de euros para a compra de casa, o valor mensal mais elevado desde julho de 2008, mês em que foram concedidos 1.205 milhões de euros. Está batido, portanto, um recorde com mais de 11 anos.  

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas bate recordes: valor por m2 subiu 101 euros num ano

O valor médio a que os bancos avaliam as casas no âmbito da concessão de crédito à habitação tem vindo a aumentar todos os meses. Em dezembro de 2019, atingiu 1.321 euros por metro quadrado (m2), mais 9 euros (0,7%) que em novembro e mais 101 euros (8,3%) que no período homólogo. No conjunto do ano, a média fixou-se em 1.286 euros, mais 7,9% que em 2018.

Notícia sobre:

Ter cartão de crédito ajuda a baixar o spread da casa?

Os bancos parecem estar cada vez mais disponíveis para financiar a compra de casa. Todo o cuidado é pouco, por isso, aquando da contratação de um crédito à habitação. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre o ‘cross-selling’ (venda cruzada) praticado nos empréstimos para a compra de casa, nomeadamente sobre a viabilidade da contratação de um cartão de crédito como forma de baixar o spread.  

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em dezembro para a maioria dos portugueses

A maioria dos portugueses que pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa – os que têm o crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses – vai ver a prestação baixar em dezembro, em relação à revisão de junho. Em causa está uma diminuição de 6,71 euros por mês. 

Notícia sobre:

Taxa de juro do crédito à habitação em queda há três meses – está em mínimos de mais de um ano

A taxa de juro implícita no crédito à habitação caiu, em outubro, pelo terceiro mês consecutivo. Fixou-se em 1,038%, abaixo dos 1,065% registados em setembro, e está em mínimos de mais de um ano: 1,038% em julho de 2018 e 1,032% no mês anterior. No que diz respeito ao valor médio da prestação vencida, diminuiu um euro, para 246 euros.

Notícia sobre: