Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo para a casa

Últimas notícias sobre "Empréstimo para a casa" publicadas em idealista.pt/news

Crédito à habitação: Abanca oferece solução de taxa fixa de 0,50% no primeiro ano

O negócio do crédito à habitação está a conseguir fintar a crise provocada pela pandemia da Covid-19, que teima em não dar tréguas. Só em fevereiro, por exemplo, foram emprestados quase mil milhões de euros para a compra de casa, em novas operações. Este indicador mostra que, devido a várias circunstâncias, as pessoas continuam a não hesitar em recorrer à banca para financiar a aquisição de imóveis. Hoje, na rubrica crédito à habitação do mês, em que apresentamos as principais condições oferecidas por vários bancos a operar em Portugal, falamos sobre a oferta do espanhol Abanca, que tem em vigor uma solução de taxa fixa de 0,50%, durante o primeiro ano.

Notícia sobre:

Fim das moratórias privadas: milhares de famílias começam a pagar a prestação da casa este mês

As moratórias privadas para o crédito à habitação acabaram esta quarta-feira (31 de março) para 86 mil particulares, que recomeçam, desta forma, a pagar a prestação da casa em abril, indicou o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, na comissão de Orçamento e Finanças sobre moratórias de crédito. O valor médio dos empréstimos que recorreram à moratória privada é de 38.000 euros.

Notícia sobre:

Crédito à habitação passo a passo - como evitar que este processo seja uma dor de cabeça

Numa fase, mesmo em tempos de crise pandémica, em que os bancos mostram disponibilidade para financiar a compra da casa, torna-se relevante entender como funciona o processo de crédito à habitação passo a passo. Isto para evitar que este seja complexo e moroso. Ajudamos-te nesta tarefa, que é crucial para muitos portugueses na hora de comprar e/ou trocar de casa, até porque o nível de poupanças (dinheiro de entrada) que é preciso ter para comprar uma habitação em Portugal pode chegar aos 87.000 euros, no caso de Lisboa.

Notícia sobre:

Total de empréstimos concedidos às famílias para a compra de casa em máximos de 2016

O total de empréstimos concedidos às famílias para efeitos de crédito à habitação voltou a aumentar em fevereiro, situando-se nos 95.530,9 milhões de euros, um montante superior ao verificado no mês anterior (95.278,6 milhões de euros) e no período homólogo (93.101,7 milhões de euros). Segundo dados disponíveis no site do Banco de Portugal (BdP), é preciso recuar mais de quatro anos – até setembro de 2016 – para encontrar um ‘stock’ mais alto de empréstimos a particulares para a compra da casa, sendo que nesse mês atingiu 95.792,2 milhões de euros.

Notícia sobre:

Juros no crédito habitação descem há seis meses e atingem novo mínimo histórico em fevereiro

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação caiu em fevereiro pelo sexto mês consecutivo – está em queda desde setembro de 2020 –, atingindo o novo mínimo histórico de 0,853%, menos que em janeiro (0,873%) e que no mesmo mês do ano passado (0,997%). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Banco CTT dá máxima bonificação da forma mais simples

O crédito à habitação parece estar a “passar um pouco ao lado” da crise provocada pela pandemia da Covid-19, visto que os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra de casa. E os portugueses, por seu lado, continuam a recorrer à banca para investir em imobiliário. Hoje, na nova rubrica intitulada crédito à habitação do mês, na qual mostramos as principais condições oferecidas por vários bancos, falamos sobre a oferta do Banco CTT (BCTT), que se destaca, desde logo, pela simplicidade. 

Notícia sobre:

LTV (Loan-To-Value), uma sigla a ter em conta no crédito à habitação

Quando decidimos avançar para a compra de uma casa, uma das primeiras questões que colocamos é quanto necessitarei ter de poupanças para obter um crédito à habitação. Uma das siglas que importa conhecer neste processo é o LTV (Loan-to-Value), vulgarmente conhecido pelo rácio entre o financiamento e a garantia.

Notícia sobre:

Fim da relação: e agora o crédito à habitação?

O que fazer com o crédito à habitação, ou seja, com a obrigatoriedade de pagar a prestação da casa ao banco, numa situação de divórcio ou dissolução de união de facto? Uma coisa é certa, as responsabilidades assumidas enquanto casal mantêm-se.  

Notícia sobre: