Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empréstimo para a casa

Últimas notícias sobre "Empréstimo para a casa" publicadas em idealista.pt/news

Como descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é o diferimento de capital

Comprar casa é um processo que pode gerar algumas dores de cabeça. Na rubrica que o idealista/news tem em parceria com a Deco, continuamos a descodificar as disposições rebuscadas que são utilizadas aquando da contratação de um crédito à habitação.

Notícia sobre:

Crédito da casa em máximos: bancos emprestaram 927 milhões em maio

A concessão de crédito à habitação bateu novos máximos, em maio, com os bancos nacionais a emprestarem 927 milhões de euros num mês para a compra de casa. Trata-se do valor mais elevado desde junho de 2018.

Notícia sobre:

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos: o que é o MTIC?

O processo de comprar casa envolve várias fases, e uma delas passa por pedir dinheiro emprestado ao banco. Mas muitas vezes o contrato de crédito à habitação é redigido com linguagem demasiado técnica. Nesta rubrica ajudamos-te a descodificá-la.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 804 milhões de euros para a compra de casa em abril

A guerra dos spreads está ao rubro e os bancos continuam a estar disponíveis para financiar a compra de casa, embora a aparentemente a um ritmo mais lento. Em abril, foram concedidos 804 milhões de euros, mais que no período homólogo.

Notícia sobre:

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é a avaliação do imóvel?

São muitos os portugueses que recorrem aos bancos para comprar casa. E muitas vezes deparam-se com contratos de crédito à habitação redigidos com linguagem de difícil compreensão, que tem de ser descodificada. Hoje explicamos-te o que é a avaliação bancária.

Notícia sobre:

“Em 2019 os preços das casas continuarão a crescer, mas a um ritmo menor”

Os preços das casas dispararam, mas pode estar à vista uma mudança de ciclo. Em entrevista ao idealista/news, Vítor Pereira, membro da comissão executiva do Bankinter, diz que "em 2019 os preços continuarão a crescer", mas menos.

Notícia sobre:

"Não vislumbramos uma alteração profunda na procura do mercado do crédito à habitação"

Ainda que de forma mais moderada, os bancos continuam a manter aberta a porta do crédito à habitação. Em entrevista ao idealista/news, Vítor Pereira, membro da comissão executiva do Bankinter, faz um balanço da curta atividade do banco espanhol em solo nacional, onde diz estar "muito safisfeito", e analisa o futuro do mercado do crédito à habitação em Portugal.

Notícia sobre:

Transferência dos empréstimos da casa gera 20% do negócio do Bankinter

O Bankinter começou a operar em Portugal em 2016, através da compra da rede do Barclays, e em 2018 já tinha uma quota de mercado de crédito à habitação de cerca de 5,7%. Boa parte deste negócio surge através da transferência de empréstimos.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas dispara para 1.256 euros por m2 e atinge máximos históricos

Os bancos voltaram a aumentar em abril o valor que atribuem às casas, aquando da contratação de um crédito à habitação. O valor médio de avaliação bancária foi 1.256 euros por m2, mais 85 euros que no período homólogo. É o valor mais elevado de sempre. 

Notícia sobre:
Razvan Chisu/Unsplash

“A profissão de perito avaliador está sujeita a elevada pressão”

O valor da avaliação bancária de casas está em máximos históricos, uma tendência que acompanha o aumento do preço das casas. Em entrevista ao idealista/news, Paulo Barros Trindade, presidente da ASAVAL, fala sobre as dificuldades inerentes à profissão.

Notícia sobre: