Notícias e informações ideais se procura comprar casa em Espanha, em cidades como Madrid ou Barcelona, publicadas pela equipa do idealista.pt/news.

Estrangeiros a comprar casa em Portugal

Estrangeiros procuram menos habitação com fim dos vistos gold e RNH

Os últimos meses foram marcados por mudanças profundas nos incentivos fiscais destinados aos cidadãos estrangeiros em Portugal: os vistos gold para investimento imobiliário terminaram em outubro e o regime para Residentes Não Habituais (RNH), nos antigos termos, acabou em 2024. O fim anunciado destes benefícios fiscais coincide com um arrefecimento na procura internacional de casas à venda no final de 2023, sobretudo pelos norte-americanos. E, no mesmo período, também se observou uma diminuição do interesse estrangeiro em arrendar casa em Portugal, tal como sugerem os dados do idealista/data. Mas, apesar desta menor atração, os estrangeiros continuam a representar mais de 22% do total da procura de casas para comprar e arrendar no nosso país.
Comprar casa em Portugal

Comprar casa? São precisos mais 2 anos de salários face a 2019

O acesso à habitação está a agravar-se em Portugal, sobretudo, desde 2019. São precisos cada vez mais anos de salários para comprar casa no nosso país, num momento em que os preços das habitações não param de crescer e os rendimentos, contudo, não sobem ao mesmo ritmo e estão pressionados pela alta inflação. Em 2022, passaram a ser precisos 9,6 anos de rendimento disponível per capita para comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2), mais quase um ano que em 2021 e  cerca de mais dois anos face a 2019.
lei da habitação Espanha

Nova Lei da Habitação em Espanha deixa setor em pânico

A nova Lei da Habitação em Espanha veio encher o setor de dúvidas e pode significar, por exemplo, o desaparecimento de pequenas empresas imobiliárias. Está no Senado a aguardar tramitação e entrar em vigor antes eleições regionais e municipais de 28 de maio, e traz muitas medidas de longo alcance. Vozes do setor dizem que as normativas são contra a profissionalização do setor e que até podem vir a atrapalhar as operações de compra e venda de casas ou arrendamento. Explicamos.
Ajuda aos jovens para comprar casa

Espanha vai dar ajudas a jovens e famílias para comprar casa

Em Espanha, os jovens e as famílias vão ter novas ajudas para comprar a primeira habitação. O Conselho de Ministros espanhol deu luz verde a uma linha de garantias de crédito do Instituto de Crédito Oficial (ICO) que se destinará a cobrir parcialmente o crédito habitação para aquisição da primeira casa. Trata-se da proposta avançada pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, no passado fim de semana.
Comprar casa em Lisboa

De Lisboa a Roma: quanto custa comprar casa no sul da Europa?

O sol, mar, segurança e qualidade de vida brindam os três principais países do sul da Europa, convidando as famílias para viver. Mas aqui as casas para comprar continuam a ficar mais caras, de tal forma que em grandes cidades como Lisboa, Milão e Madrid foram registados preços das casas recorde em 2023, apontam os dados do idealista. A capital portuguesa foi a única cidade que superou os 5.000 euros por metro quadrado (euros/m2), sendo a mais cara das seis analisadas.
Viver em Madrid: acesso a crédito habitação facilitado aos jovens

Viver em Madrid: acesso a crédito habitação facilitado aos jovens

A Câmara Municipal de Madrid assinou acordos com três bancos espanhóis – Santander, CaixaBank e Ibercaja – com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito habitação aos jovens. Em causa está o programa My First Home, que permite aumentar a concessão de empréstimos para a compra de casa até 95% do valor do imóvel a pessoas com menos de 35 anos. 
Crédito à habitação: bancos espanhóis obrigados a devolver milhões aos clientes

Crédito à habitação: bancos espanhóis obrigados a devolver milhões aos clientes

O Tribunal de Justiça da UE teve mão pesada com a banca espanhola, obrigando as entidades a pagar um valor que se situará entre 5.000 e 7.500 milhões de euros. Em causa está aquilo que os bancos ganharam com as chamadas cláusulas suelo (cláusulas de solo), que penalizaram os consumidores, impedidos assim de beneficiar da descida das Euribor. Um montante que terá agora de ser restituído, independentemente de quando foram concretizados os créditos à habitação.