O banco central optou por não cortar o preço do dinheiro, apesar da descida da inflação no Reino Unido.
Comentários: 0
Inglaterra
Foto de Kyle Dias no Unsplash
Lusa
Lusa

O Banco de Inglaterra decidiu manter as taxas de juro no atual nível de 5,25%, como antecipado pelos analistas, pela quinta reunião de política monetária consecutiva. O banco central optou por não cortar o preço do dinheiro, apesar da descida da inflação no Reino Unido, que desacelerou para 4% em janeiro, o nível mais baixo em dois anos.

Depois do anúncio da decisão, o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, afirmou que nas últimas semanas se observaram mais sinais de esperança de que a inflação está a baixar. "Hoje voltámos a manter as taxas de juro em 5,25% porque precisamos de estar seguros de que a inflação voltará a cair para o nosso objetivo de 2% e se manterá naquele nível", afirmou Bailey.

"Ainda não estamos no ponto em que possamos reduzir as taxas de juro, mas as coisas vão na direção correta", adiantou. No final da reunião, o Comité de Política Monetária do banco votou oito contra um a favor de não alterar as taxas, enquanto um dos membros preferiu uma descida para 5%.

O banco prevê que a inflação desça ligeiramente para um valor abaixo do objetivo de 2% no segundo trimestre de 2024. Segundo a entidade, nos Estados Unidos e na zona euro, as pressões inflacionistas continuaram a diminuir, ainda que ligeiramente menos que o previsto, enquanto persistem os riscos, em especial os relacionados com a situação no Médio Oriente, incluindo a interrupção da navegação através do Mar Vermelho.

De acordo com os dados do Office for National Statistics (ONS) divulgados na quarta-feira, a inflação recuou devido a uma queda no custo das matérias-primas, que diminuiu 2,7%, embora os bens que saem das fábricas tenham aumentado 0,4%.

A inflação continua a sua tendência descendente depois de ter subido para mais de 11% em 2022, na sequência do aumento dos preços da energia devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. No entanto, continua acima do objetivo do Banco de Inglaterra de 2%.

O Governo conservador de Rishi Sunak estabeleceu o objetivo de reduzir a inflação para 2% antes das eleições gerais no Reino Unido, que deverão ser convocadas no outono. A próxima reunião de política do Banco de Inglaterra realiza-se a 9 de maio.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta