Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Juros

Últimas notícias sobre "Juros" publicadas em idealista.pt/news

IRS: tudo o que é preciso saber sobre a dedução de despesas do crédito à habitação e juros

A campanha de IRS já arrancou, devendo os contribuintes entregar, no Portal das Finanças e até 30 de junho, a declaração do Modelo 3 ou confirmar a declaração automática de rendimentos. Se pediste dinheiro emprestado ao banco para comprar casa fica a saber que é possível deduzir as despesas do crédito à habitação e juros no IRS.

Notícia sobre:

Fim à vista nos juros negativos? Suécia dá primeiro passo e sobe taxa diretora para 0%

O banco central da Suécia, o Riksbank – é também o mais velho banco central do mundo –, subiu a taxa de juro diretora de -0,25% para 0%, sendo o primeiro dos cinco bancos centrais que aplicavam algum tipo de taxas negativas a fazê-lo. No país, os juros atingiram o nível mais baixo em fevereiro de 2016, com uma descida para -0,5%. Em dezembro de 2018, o Riksbank efetuou a primeira subida para -0,25% e agora, um ano depois, voltou a subir para 0%.

Notícia sobre:

Juros baixos e incentivos a "riscos excessivos" podem ameaçar estabilidade financeira, avisa o BdP

O prolongamento do ambiente de taxas de juro muito baixas pode criar “condições propícias” à intensificação de riscos para a banca nacional. No Relatório de Estabilidade Financeira, o BdP deixa o alerta, avisando que este cenário poderá "promover a deterioração dos critérios de concessão de crédito e o aumento do endividamento para níveis não sustentáveis".

Notícia sobre:

Que consequências estão a ter na economia as taxas de juro negativas da Europa?

O crescimento económico global está a desacelerar e as taxas de juro negativas continuam… negativas. Um cenário, de taxas de juro abaixo de zero, que merece cada vez mais críticas.

Notícia sobre:

Euribor negativa: bancos devolveram 1,8 milhões de euros aos clientes num ano

A banca está, desde há um ano, obrigada por Lei a compensar os clientes com crédito à habitação sempre que se registem taxas Euribor negativas. E, neste período, foram devolvidos já cerca de 1,8 milhões de euros, segundo os cálculos da associação para a defesa do consumidor Deco. Este valor corresponde ao diferencial negativo que os bancos têm de pagar aos clientes nos contratos em que o cálculo resulte em juros abaixo de zero.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em julho com ajuda de Draghi - como vai ser com Lagarde?

O mês que acaba de arrancar veio com boas notícias para muitas das famílias que têm um crédito à habitação. O valor da prestação a pagar ao banco pelos clientes com empréstimos da casa, indexados às Euribor a três e a seis meses, desce agora em julho, face às últimas revisões. Esta revisão em baixa foi influenciada pela intenção de Mário Draghi, recentemente manifestada em Sintra, de introduzir novos estímulos à economia, incluindo a descida dos juros, o que acabou por arrastar as Euribor para novos mínimos históricos. 

Notícia sobre:

CGD baixa juros nos depósitos – deixa de pagar quando renderem menos de um euro

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai rever em baixa as taxas de juros dos depósitos poupança a partir do dia 1 de agosto – trata-se de uma quebra de 70% em relação às taxas em vigor. O banco público anunciou ainda que vai deixar de pagar juros sempre que o valor bruto for inferior a um euro, quer nos depósitos poupança quer nos depósitos a prazo.

Notícia sobre:

Juros na prestação da casa em máximos de três anos

Fevereiro ficou marcado por uma das subidas mais significativas nas taxas de juro implícitas nos novos contratos de crédito à habitação registadas desde meados de 2016.

Notícia sobre: