BCE

Governador do Banco da França prevê novo corte na taxa do BCE em 2025

Passaram apenas duas semanas desde a última descida das taxas de juro na zona euro e já há vozes no seio do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) que apostam em mais medidas durante o resto do ano. O governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, assegurou, durante um evento realizado em Florença (Itália) e coberto pela Bloomberg, que considera mais provável que a autoridade volte a reduzir o preço do dinheiro nos próximos seis meses do que deixá-lo no seu nível atual de 2%.
Juros no crédito habitação

Juros no crédito habitação caem para 3,735% – recuam há 14 meses

A taxa de juro implícita no crédito a habitação recuou em março pelo 14º mês consecutivo, o que é um bom indicador para quem está a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A descida em causa, para 3,735%, faz com que a taxa se encontre no valor baixo desde junho de 2023, sendo 9,5 pontos base (p.b.) inferior à verificada em fevereiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira (21 de abril de 2025).
Bancos devolvem comissões bancárias

Banca devolve 22 milhões a clientes por comissões e juros indevidos

As instituições financeiras devolveram 22 milhões de euros aos clientes bancários em 2024, na sequência de ações de inspeção realizadas pelo Banco de Portugal (BdP), dos quais 15,5 milhões de euros foram num único caso.“Em resultado das medidas de supervisão adotadas, as instituições devolveram cerc
Juros nos EUA

Novas tarifas de Trump deixam Fed em dilema sobre juros

O mundo está em sobressalto depois de Donald Trump, presidente dos EUA, ter anunciado as novas tarifas para vários países (União Europeia incluída). A guerra comercial está lançada a nível internacional e terá impacto também nos EUA, enfraquecendo a economia e aumentando a inflação.
BCE

Incerteza impõe cautela sobre cortes de juros, avisa membro do BCE

Nos próximos meses, a política monetária do BCE terá que equilibrar vários fatores com efeitos opostos, segundo declarações de Fabio Panetta, que é membro da Comissão Executiva do guardião do euro e governador do Banco da Itália. A incerteza, sobretudo, impõe cautela sobre novos cortes nas taxas de juros.
Christine Lagarde e Piero Cipollone (BCE)

Representante do BCE vê motivos para voltar a baixar as taxas de juro

Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), acredita que o guardião do euro tem agora mais motivos para continuar a baixar o preço do dinheiro do que a 6 de março, quando cortou as taxas de juros em 25 pontos-base para 2,5%."Na nossa reunião de março, os mercados es
Taxas de juro na Suécia

Banco Central da Suécia desce taxa diretora em 0,25 pontos para 2,25%

O Banco Central da Suécia (Riksbank) anunciou esta quarta-feira (29 de janeiro de 2025) uma descida de 0,25 pontos nas taxas de juro diretoras para 2,25%, com o objetivo de estabilizar a inflação e estimular a atividade económica. Esta é a sexta redução das taxas desde maio de 2024 e representa uma diminuição acumulada de 1,75 pontos.
Depósitos no banco

Depósitos das famílias com ganhos aquém da subida de juros do BCE

O ano passado foi marcado pelos altos juros diretores do Banco Central Europeu (BCE), que foram encarecendo os créditos habitação. Já os juros nos depósitos das famílias subiram a menor ritmo. Um estudo agora publicado pelo Banco de Portugal (BdP) conclui que houve uma “transmissão incompleta da política monetária às taxas de juro dos depósitos”, especialmente dos particulares.