
O grupo imobiliário australiano REA, controlado pela News Corp, o conglomerado do empresário Rupert Murdoch, lançou uma terceira oferta pelo rival britânico Rightmove. Aumentou a sua oferta inicial em 9%, avaliando o portal em 6.100 milhões de libras, cerca de 7.300 milhões de euros.
A REA mostra-se "desapontada" com a atitude do conselho de administração da Rightmove, que já rejeitou duas ofertas anteriores por serem "totalmente oportunistas".
A empresa australiana afirma que a última oferta avaliou a Rightmove com um prémio de cerca de 40% sobre o preço das ações do grupo britânico antes que o interesse da REA fosse tornado público. A oferta lançada no domingo passado é baseada num preço de 770 pences por ação, quase 9% maior do que sua oferta inicial de 705 pences no início do mês.
Na semana passada, o conselho da Rightmove rejeitou uma segunda oferta que avaliou a empresa em 5.900 milhões, chamando ambas as propostas (esta e as anteriores) de "totalmente oportunistas".
REA tem até ao final de setembro para fazer uma oferta formal ou desistir
De acordo com as leis de compras do Reino Unido, a REA tem até ao final de setembro para fazer uma oferta formal ou desistir. A decisão de tornar pública a nova oferta representa uma tentativa de pressionar a Rightmove a iniciar negociações.
"Estamos sinceramente desapontados com a falta de compromisso da liderança da Rightmove e encorajamos fortemente o seu conselho de administração a envolver-se", afirmou Owen Wilson, CEO da REA. O portal australiano argumenta que o preço das ações da empresa britânica "não teve um impulso ascendente substancial por dois anos".
Depois de rejeitar as duas primeiras propostas da REA, a Rightmove afirmou que "consideraria cuidadosamente" a terceira proposta e instou os acionistas a não tomarem nenhuma ação.
"O aumento da oferta visa claramente trazer o conselho da Rightmove para a mesa de negociações", disse Entcho Raykovski, analista de E&P da bolsa australiana, que também apontou que a oferta não parece ser "a melhor e nem a final", sugerindo que há espaço para uma oferta maior.
A REA, que tem uma capitalização de mercado de 26.000 milhões de libras (15.850 milhões de euros) planeia acelerar a expansão da Rightmove no mercado de propriedades comerciais e dados imobiliários para impulsionar o seu crescimento.
A empresa, fundada na década de 1990, cresceu e tornou-se uma das partes mais lucrativas do império News Corp desde que a empresa de Murdoch investiu no negócio há mais de duas décadas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta