
No mundo do design arquitetónico contemporâneo, o foco na simplicidade e na modernidade ganhou terreno até mesmo no âmbito dos espaços religiosos. Essa abordagem procura misturar tradição com funcionalidade moderna, criando ambientes esteticamente agradáveis e funcionais para os utilizadores. No caso dos centros e templos de meditação budista, essa abordagem é particularmente significativa, pois permite a preservação de práticas ancestrais enquanto se adapta às necessidades do ambiente atual. Um exemplo proeminente dessa tendência é o Centro de Meditação Budista Bohyun em Busan, projetado pelo escritório de arquitetura Design by 83.
Design simples e contemporâneo
Este novo espaço é uma extensão urbana do Templo Bohyunseonwon, localizado nas montanhas da província de Gyeongsang do Sul. O desafio do projeto era criar uma instalação que não apenas servisse como santuário religioso e espaço para o ensino do budismo, mas também oferecesse habitação para dois monges bhikkhuni.

O projeto do centro destaca-se pela sua capacidade de fundir elementos da arquitetura tradicional coreana com uma abordagem contemporânea e funcional. O projeto inspira-se no rico legado da arquitetura budista do Leste Asiático, mas adapta-o a uma linguagem moderna apropriada para o ambiente urbano de Busan. O edifício apresenta um design limpo e minimalista, caracterizado por formas geométricas simples e uma seleção sóbria de materiais que evocam a estética dos templos tradicionais sem recorrer a ornamentações elaboradas.

O exterior do edifício mantém a essência da arquitetura tradicional, mas com elementos modernizadores. De acordo com os arquitetos, "o exterior mantém a imagem clássica de um templo construído com arquitetura tradicional de madeira do Leste Asiático, mas moderniza-o empregando materiais metálicos que imitam a cor da madeira para as janelas e portas". Além disso, o uso de ladrilhos monolíticos e granito no acabamento contribui para um visual simples e contemporâneo, livre de decorações excessivas.
Interiores minimalistas para criar atmosfera
No interior do edifício, a cave destina-se a uma sala de jantar para monges e devotos, decorada com uma mistura de molduras de madeira tradicionais e azulejos cinzentos modernos. Entrando pela rua, os visitantes são recebidos por uma parede com uma abertura circular que emoldura a vista de uma estátua de Buda situada numa alcova circular. À direita da entrada, há uma receção, e o espaço principal é usado como área educacional.

Outra característica do projeto é a parede revestida com painéis verticais de madeira que esconde as portas dos espaços de serviço, como o armazém e casas de banho. Este espaço apresenta um altar dedicado a Buda, móveis combinando e um intrincado mural conhecido como taenghwa. O teto do salão é adornado com reentrâncias que abrigam lanternas de papel coloridas, nas quais os devotos podem pendurar nomes ou fazer pedidos.
Adjacente à sala principal, uma série de portas de correr tradicionais coreanas escondem uma pequena área de cozinha, destinada à preparação de lanches leves. A escadaria, construída com tijolos, leva aos quartos do segundo andar, projetados com uma abordagem minimalista para proporcionar um ambiente confortável e sereno para os dois monges residentes.




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