
Byrnihat, uma pequena cidade industrial situada entre os estados de Assam e Meghalaya, no nordeste da Índia, foi classificada pela IQAir como a cidade mais poluída do mundo em 2024, com uma concentração anual média de partículas PM2.5 mais de 25 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Casos de infeções respiratórias dispararam na região, afetando sobretudo crianças como Sumaiya Ansari, de dois anos, que chegou a precisar de oxigénio hospitalar, tal como relata a Reuters. Médicos locais afirmam que 90% dos pacientes diários sofrem de problemas respiratórios. Além disso, os habitantes relatam erupções cutâneas, irritações oculares e impactos negativos na agricultura.
A poluição persistente deve-se a cerca de 80 indústrias, ao tráfego intenso de veículos pesados e à geografia da região, que impede a dispersão dos poluentes. Byrnihat mostra como a industrialização descontrolada está a comprometer a saúde pública também em cidades de menor dimensão na Índia.
No entanto, desde a publicação do relatório da IQAir, Assam e Meghalaya concordaram em formar uma comissão conjunta e trabalhar em cooperação para combater a poluição da cidade.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta