
O bom tempo parece estar (quase) de regresso. Depois de meses à espera, o verão está aí à porta e eis que é a chegada a hora de “ir a banhos”. Se preferes a praia ao campo então esta boa notícia é para ti: Portugal tem 44 zonas balneares sem qualquer poluição na água.
Os concelhos de Torres Vedras, com sete praias, e Grândola, com quatro, lideram a lista realizada com base nos dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). “É um número significativo, representa cerca de 7% do total das 608 zonas balneares em funcionamento este ano”, disse à Lusa o presidente da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero, Francisco Ferreira.
Em Torres Vedras são praias “zero poluição” as Amanhã, Centro, Física, Mirante e Pisão, em Santa Cruz, a que se junta Navio e Santa Helena. No concelho de Grândola, não registaram poluentes as zonas balneares de Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal e Melides. Em Aljezur são indicadas as praias de Amado, Monte Clérigo e Vale dos Homens, e em Tavira Cabanas-Mar, ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita.
Este ano há mais 11 zonas balneares classificadas pela associação como tendo “zero poluição”. As zonas que fazem parte da lista final tiveram classificação “excelente” nas análises à água durante os três últimos anos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta