Um centro comercial perto de Edimburgo, na Escócia, foi vendido num leilão por apenas 310 mil libras, cerca de 352,7 mil euros – o valor representa menos um quarto do custo médio de um apartamento em Londres, por exemplo. O negócio até pode ser “do século”, mas mostra que os pontos de venda de retalho estão a ser penalizados pelo crescimento e explosão do comércio online.
Conta a Bloomberg que o fundo gerido pela Columbia Threadneedle Investments colocou à venda o Postings Shopping Center, localizado em Kirkcaldy, na Escócia, pelo preço indicativo de uma libra (equivalente a 1,15 euros à taxa de câmbio atual).
O valor dos pontos de venda de retalho no Reino Unido têm vindo a ser penalizados pela ascensão de empresas de retalho online, como a Amazon, que representam atualmente cerca de um quinto do dinheiro gasto pelos consumidores no país. Agora, os pequenos centros comerciais que foram afetados pela concorrência de rivais maiores estão a ser vendidos para serem transformados em residências e instalações de distribuição ou em imóveis para outros usos.
O leilão deste centro comercial atraiu 100 interessados, revela citado pela agência de notícias George Walker, sócio da Allsop, que organizou a venda. O imóvel foi construído na década de 1980 por 4,2 milhões de libras, e está agora nas mãos de um investidor do norte de Inglaterra.
Para poder comentar deves entrar na tua conta