Cadeia especializada em construção, renovação do lar e 'bricolage' registou subida de 62,7% em 2020, no mercado ibérico.
Comentários: 0
Lucros do Brico Depôt Iberia disparam com "febre" das obras em casa na pandemia
Photo by Roselyn Tirado on Unsplash
Lusa
Lusa

A Brico Depôt Iberia, especializada em construção, renovação do lar e 'bricolage', registou em 2020 um lucro de retalho de quatro milhões de euros, um aumento de 62,7% face ao período homólogo. “A crise da Covid-19 definiu tendências de longo prazo que são claramente favoráveis ao setor, como a renovada importância da casa, tanto como ‘centro’ da vida como para o bem-estar das pessoas em geral, o aumento do teletrabalho e o desenvolvimento de uma nova geração de DIYers [pessoas que reparam coisas em casa]”, analisa a cadeia em comunicado.

Integrando o grupo Kingfisher, a empresa diz que os custos operacionais se mantiveram controlados, mas que, “ainda assim, o encerramento temporário de lojas na sequência da pandemia e as contínuas restrições sanitárias afetaram as vendas totais em 2020, que diminuíram 7% (‘Like-for-like') em comparação com o exercício de 2019” atingindo 347 milhões de euros, valor “que foi parcialmente compensado no segundo semestre de 20/21 por uma forte recuperação, com um aumento nas vendas de 10,8%”.

A empresa - com cerca de 2.200 colaboradores e 31 lojas na Península Ibérica e sede em Barcelona - adiantou ainda que em Portugal, no ano passado, “manteve-se uma tendência de aumento no volume de vendas, exceto no mês de março, principalmente nos meses de maio e junho, em que foram obtidas mais de 30% das vendas”.

Paralelamente, “a partir de novembro de 2020, o negócio foi reforçado com a implementação do 'e-commerce' em Portugal, através do qual tem conseguido servir todo o mercado português (para além das três lojas físicas)”, indicou o grupo, salientando que, “por meio desse canal, tem-se alcançado um aumento considerável nas vendas mês após mês, superando amplamente todas as expectativas”.

Já o mercado espanhol “tem estado muito alinhado com a evolução das restrições, com diferentes picos de vendas em meses como junho, onde as vendas 'offline' recuperaram com um aumento significativo das vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, ou ao contrário, com uma tendência negativa à medida que foram reimplantadas novas restrições de mobilidade em algumas áreas de Espanha desde o final de outubro, afetando especialmente comunidades como a Catalunha ou Aragão”, disse a empresa.

O Brico Depôt acrescentou que “esta tendência mudou durante o mês de dezembro, especialmente durante a Black Friday e o Natal, com um aumento de 22% na categoria de ferramentas; ou durante os meses de dezembro e janeiro, em que as vendas na categoria de canalizações, aquecimento central e lareiras aumentaram 10%, sendo o reforço de aquecimento a categoria com maior aumento (+20%) face ao ano anterior”.

Para este ano, o grupo “prevê implementar inúmeros projetos, sistemas e ferramentas na Península Ibérica” para “continuar a melhorar a oferta que disponibiliza aos seus clientes, tanto particulares como profissionais”, incluindo “um novo sistema de linha de ‘checkout’” e um programa de fidelização de clientes, especialmente para os clientes profissionais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta