
Por comodidade e segurança, no atual contexto de agravamento da pandemia, muitos são os que optam por fazer as compras de Natal através da internet. Mas e o que acontece a quem se enganou a comprar, o produto comprado afinal não é o esperado ou a lista de presentes mudou à última hora? Tal como nas lojas físicas, nas compras online o consumidor pode arrepender-se da compra ou do contrato celebrado, só tem de respeitar os prazos. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.
Fiz algumas compras de presentes através da internet. Mas confesso que agora que recebi algumas dessas encomendas não fiquei muito satisfeito. Posso voltar neste tipo de compras?
Desde já informamos que podes estar tranquilo! Nas vendas à distância, em lojas digitais, o consumidor arrepender-se da compra ou do contrato celebrado, sem penalização, no prazo de 14 dias após a receção do produto. Portanto, se já recebestes as encomendas que não correspondem ao teu interesse o período de livre resolução está a decorrer.
Deves comunicar por escrito ao vendedor a tua intenção, sem que seja necessário indicar o motivo da sua decisão. (O prazo é alargado para 12 meses caso o vendedor não tenha informado o consumidor acerca dessa possibilidade).

Quanto ao vendedor, este dispõe de um prazo de 14 dias para proceder ao reembolso de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do bem, sob pena de ficar obrigado a devolver o dobro desse valor, no prazo de 15 dias úteis, ficando ainda sujeito ao pagamento de uma indemnização pelos eventuais danos causados pelo atraso.
O vendedor deve disponibilizar um formulário de livre resolução e informar o consumidor acerca da existência do direito, nomeadamente no que se refere às suas condições, ao prazo, aos procedimentos para o seu exercício, às situações em que o direito não existe e às circunstâncias em que deixa de poder ser exercido.
Informa-te connosco.
Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o nosso site DECO.pt e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Temos uma linha Whatsapp, liga-nos: 351 966 449 110
Para poder comentar deves entrar na tua conta