Comentários: 0

Os ministros das Finanças da Zona Euro discutem esta segunda-feira (dia 27), em Bruxelas, o programa de ajustamento em Portugal, mas ainda não a estratégia de saída e de regresso aos mercados, por considerarem que esse debate é prematuro.

De acordo com um alto responsável do Eurogrupo, na reunião de hoje, a primeira de 2014, haverá uma análise das principais conclusões da revisão do programa português, concluída em dezembro, e uma exposição da ministra das finanças Maria Luís Albuquerque sobre as medidas compensatórias encontradas pelo Governo como resposta ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC) à convergência de pensões.

Segundo o Notícias ao Minuto, a mesma fonte indicou que os ministros das Finanças da Zona Euro ainda não abordarão a saída de Portugal do programa de assistência neste encontro – nomeadamente a eventual saída com recurso a um programa cautelar –, assistindo, para já, com satisfação às reações dos mercados, com a descida consistente dos juros da dívida.

“Não haverá absolutamente nenhuma discussão agora em janeiro e creio que em fevereiro também é demasiado cedo para essa discussão. O sentimento de mercado relativamente a Portugal é muito, muito, muito positivo e, embora possamos sempre questionar o sentimento de mercado, acho que é uma prova de que a estratégia do Governo português está a ser validada pelos investidores internacionais, que há um ano se focavam muito mais na Irlanda e noutros países, mas não em Portugal. Isso mudou, e isso é bom”, adiantou o alto responsável do Eurogrupo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta