Irlandês Paschal Donohoe eleito presidente do Eurogrupo: o perfil do sucessor de Mário Centeno
Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo, tendo vencido, esta quinta-feira (9 de julho de 2020), a eleição para a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro, anunciou o presidente cessante Mário Centeno. O irlandês derrotou na segunda volta a espanhola Nadia Calviño – a candidata apoiada por Portugal –, depois de o luxemburguês Pierre Gramegna ter abdicado cumprida a primeira volta.
Centeno presidente do Eurogrupo: "O grande trabalho será feito pelos Estados-membros”
O ministro das Finanças, Mário Centeno, é o novo presidente do Eurogrupo. Foi apontado como favorito, desde o início, tendo vencido à segunda volta de votações: levou a melhor sobre o eslovaco Pierre Gramegan. Centeno junta-se a sete portugueses que ocupam posições de destaque na Europa e no mundo.
Presidente do Eurogrupo é conhecido hoje e Centeno parte como favorito
O ministro das Finanças, Mário Centeno, avançou na semana passada com uma candidatura à presidência do Eurogrupo. E é já hoje (4 de dezembro) que o fórum de ministros das Finanças da Zona Euro elegerá o seu novo presidente. Centeno, candidato dos Socialistas Europeus, que reúne apoios da Alemanha, França, Itália e Espanha, surge como favorito.
Bruxelas quer mesmo plano B do Governo de Costa e comissário Moscovici está hoje em Lisboa para pressionar
Portugal continua com desequilíbrios macroeconómicos excessivos. Este foi o alerta reiterado por Bruxelas, esta terça-feira. Com o objetivo de tentar resolver a situação e evitar que a crise volte a agudizar-se no país, a Comissão Europeia quer mesmo um plano B de novas medidas orçamentais por parte do Governo de Portugal. Para garantir que isso acontece, Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos está hoje em Lisboa para se reunir com o ministro das Finanças e com o primeiro-ministro.
Grécia: parlamento aprova acordo com credores e... mais austeridade
O parlamento grego aprovou ontem à noite o acordo assinado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras com os credores internacionais e que viabiliza um terceiro resgate ao país, estimado em 86 mil milhões de euros.
O que acontece a Portugal se a Grécia sair da zona euro?
Pouco, ou nada. A garantia de que Portugal pouco ou nada vai sofrer se acabar por se confirmar a saída da Grécia da zona euro foi ontem reiterada pela ministra das Finanças. Maria Luís Albuquerque disse ontem que os "cofres cheios" permitem a Portugal enfrentar com "tranquilidade" os impactos negativos de um eventual incumprimento ou mesmo saída da Grécia da zona euro.
Rembolso antecipado de Portugal com luz verde do Eurogrupo e da CE
Em linha com a Comissão Europeia, o Eurogrupo prepara-se para dar luz verde aos pagamentos antecipados de Portugal ao FMI. A decisão favorável será adotada na reunião da próxima segunda-feira.
Grécia: afinal ontem no Eurogrupo houve um acordo que foi vetado no último minuto
O comunicado do Eurogrupo que ontem foi vetado por Alexis Tsipras previa a extensão do programa da troika à Grécia. O Financial Times noticia hoje que chegou mesmo a haver um acordo, mas o líder helénico vetou-o no último minuto e a reunião dos chefes de finanças da Europa acabou por terminar sem conclusões. Na próxima semana, a Grécia volta à mesa das conversações.
Eurogrupo analisa hoje situação de Portugal
Os ministros das Finanças da Zona Euro discutem esta segunda-feira (dia 27), em Bruxelas, o programa de ajustamento em Portugal, mas ainda não a estratégia de saída e de regresso aos mercados, por considerarem que esse debate é prematuro.De acordo com um alto responsável do Eurogrupo, na reunião de
Rumores
Portugal entre os três países da OCDE com mais quebras fiscais: Portugal foi um dos três países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que registaram as maiores quebras fiscais em 2012.
Rumores
Passos não descarta programa cautelar de um ano: O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse esta quinta-feira, em entrevista à TSF/TVI, que não afasta a hipótese de Portugal vir a precisar de um programa cautelar e que, a acontecer, durará um ano.
Rumores
Governo quer negociar saída mais suave do programa de ajustamento: A Europa vai começar a discutir oficialmente a saída de Portugal do programa de ajustamento da troika em janeiro (dia 27), na primeira reunião do ano do Eurogrupo e do Ecofin, sendo que o Governo quer lá chegar com perspetivas de um
Rumores
Tratado pede mais oito mil milhões de austeridade: Além dos 3,9 mil milhões de euros de cortes previstos para o próximo ano, Portugal precisa de mais 4,2 mil milhões de euros entre 2015 e 2017 para cumprir o objectivo de um défice estrutural de 0,5% do PIB exigido pelo Tratado Orçamental europeu.
Irlanda disse não a programa cautelar. E agora Portugal?
A Irlanda rejeitou o apoio da Europa e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e vai regressar aos mercados sem programa cautelar.
rumores
bce deve manter taxa de juro nos 0,5%: o banco central europeu (bce) deve deixar hoje inalterada a taxa de juro directora no mínimo histórico de 0,5%, o que acontecerá pelo quinto mês consecutivo, para ajudar a sustentar a retoma económica.
eurogrupo quer solução para crise política
a nova ministra das finanças terá esta tarde, em bruxelas, a sua primeira participação na reunião do eurogrupo - que reúne os ministros das finanças da zona euro.
arranca segunda missão intercalar da troika
a troika volta esta segunda-feira a portugal para mais uma missão intercalar, apenas uma semana depois da aprovação definitiva da sétima revisão do programa de assistência económica e financeira e a três semanas do início da oitava revisão.
eurogrupo aprova tranche de ajuda a portugal no valor de 2,1 mil milhões
o presidente do eurogrupo, joeren dijsselbloem, confirmou esta quinta-feira (dia 20) o encerramento da sétima missão de avaliação do programa de ajustamento português e o pagamento da respectiva tranche financeira de 2,1 mil milhões de euros, que deverá ocorrer em breve.
rumores
passos e portas não excluem pedido de mais flexibilidade nas metas do défice: não excluir um novo pedido de flexibilidade em matéria de metas do défice, como admitiram, esta segunda-feira, o primeiro-ministro e o ministro das finanças, com o total apoio do presidente do eurogrupo, significa que o go
meta do défice público pode passar para 4,5% em 2014
a meta do défice público poderá passar de 4 para 4,5% no próximo ano a fim de evitar uma taxa sobre os pensionistas, em 2014, que valeria 430 milhões de receita.
eurogrupo pressiona gaspar para apresentar já novas medidas de austeridade
os parceiros de portugal na zona euro querem que vítor gaspar avance já na sexta-feira com uma apresentação detalhada sobre a forma como o governo pensa substituir as medidas chumbadas pelo tribunal constitucional, por forma a garantir o cumprimento das metas orçamentais acordadas com a troika para
bruxelas diz que resgate ao chipre “não é um modelo”
os representantes de vários ministros das finanças da zona euro acordaram ontem uma mensagem comum que será utilizada sempre que for necessário explicar as medidas decididas para o chipre.
eurogrupo aprovou plano para salvar chipre da bancarrota
após uma longo maratona negocial, os ministros das finanças da zona euro aprovaram, esta madrugada, o plano acordado entre a “troika” e o chipre, que evita a bancarrota do país.
ministros das finanças da ue discutem se portugal terá mais tempo para pagar empréstimos
os ministros das finanças da união europeia (ecofin) discutem esta terça-feira as pretensões de portugal e irlanda de terem mais tempo para pagar os respectivos empréstimos, tendo o presidente do eurogrupo admitido que pode ser alcançado ainda hoje um acordo político a 27.
bruxelas analisa hipótese de portugal ter mais tempo para pagar resgate
a comissão europeia vai analisar “os problemas” relacionados com uma eventual extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos a portugal.