
Ex-ministra das Finanças contratada pela empresa que comprou créditos do Banif
Maria Luís Albuquerque, que cessou funções como ministra das Finanças do anterior Governo PSD/CDS há cerca de três meses e que é atualmente deputada no Parlamento português, acaba de ser contratada pela Arrow Global Limited, onde vai ser diretora não executiva e fará parte do comité de auditoria. Esta empresa, sedeada em Londre, dedica-se à gestão e recuperação de dívidas e comprou em 2014 carteiras de crédito ao Banif de Portugal e Espanha.
Governo adia entrega de programa orçamental a Bruxelas
A Ministra das Finanças Maria Luis Albuquerque escreveu à Comissão Europeia (CE) dois dias antes das eleições Legislativas para avisar que o prazo de apresentação do programa orçamental português não seria cumprido este ano.
O que acontece a Portugal se a Grécia sair da zona euro?
Pouco, ou nada. A garantia de que Portugal pouco ou nada vai sofrer se acabar por se confirmar a saída da Grécia da zona euro foi ontem reiterada pela ministra das Finanças. Maria Luís Albuquerque disse ontem que os "cofres cheios" permitem a Portugal enfrentar com "tranquilidade" os impactos negativos de um eventual incumprimento ou mesmo saída da Grécia da zona euro.
Governo quer baixar a TSU para os contratos permanentes
A redução da Taxa Social Única (TSU) paga pelos empregadores que o Governo está a estudar deverá favorecer as empresas que criem postos de trabalho e as que promovam vínculos de trabalho permanente.

“Temos cofres cheios”, diz ministra das Finanças
A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse ontem que o país tem os “cofres cheios” para honrar os seus compromissos na eventualidade de surgirem perturbações no funcionamento do mercado.
Licenciamentos de obras nas casas dos ministros das Finanças e Economia estão a ser investigados
Os licenciamentos de obras nas casas da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e do ministro da Economia, Pires de Lima, estão a ser investigados. O presidente da câmara de Cascais e vice-presidente do PSD, Carlos Carreiras, já mandou abrir um “processo de inquérito”, para apurar se os funcionários que licenciaram as obras cometeram ilegalidades.

Vistos gold: Governo vai manter programa, porque considera-o útil para Portugal
A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que o programa de vistos gold tem sido útil para Portugal, pelo que não há motivos para terminá-lo a curto ou médio prazo.

Rumores do dia
Luanda passa a controlar o BES Angola: Luanda vai assumir o controlo do BES Angola, através de uma injeção de capital no banco. O BES perde a maioria, mas receberá o compromisso de que o empréstimo de 3.000 milhões ao banco angolano será reembolsado. (Jornal de Negócios)

Rumores do dia
Ministra espera conhecer decisão sobre OR antes de 15 de outubro: Maria Luís Albuquerque espera conhecer a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o Orçamento Retificativo “tão depressa quanto possível”. “A data de apresentação do Orçamento é a data constitucional. É o dia 15 de outubro. Espero sinceramente que seja possível decidir sobre as medidas antes disso", afirmou a ministra das Finanças. (Dinheiro Vivo)

Maria Luís Albuquerque: “Os impostos estão altos”
A ministra das Finanças reconheceu que os “impostos estão altos”. Para Maria Luís Albuquerque, “mais que subir ou descer impostos”, é fundamental haver “previsibilidade fiscal”.

Rumores do dia
Grandes bancos dos EUA na mira da Justiça: O secretário da Justiça dos EUA, Eric Holder, revelou que estão na fase final processos criminais contra grandes instituições financeiras que no passado tiveram comportamentos que violaram as leis que se aplicam ao sistema. A mensagem de Eric Holder, veiculada através de um vídeo colocado no website do Departamento de Justiça, dá conta de que, nas próximas semanas e nos próximos meses, serão concluídos processos referentes a instituições financeiras que cometeram actos susceptíveis de serem considerados crimes. (Público)

Governo mantém em aberto decisão sobre saída do programa de ajustamento
Maria Luís Albuquerque disse que o Governo tem em conta as posições de Cavaco Silva, mas adiantou que está analisar a saída do programa de ajustamento: “Aquilo que temos estado a fazer é a avaliar a situação, a analisar e a compreender em detalhe tudo o que possa envolver um programa apoiado ou uma linha de crédito cautelar a seguir à saída do programa ou uma saída a mercado sem esse apoio”.
Eurogrupo analisa hoje situação de Portugal
Os ministros das Finanças da Zona Euro discutem esta segunda-feira (dia 27), em Bruxelas, o programa de ajustamento em Portugal, mas ainda não a estratégia de saída e de regresso aos mercados, por considerarem que esse debate é prematuro.De acordo com um alto responsável do Eurogrupo, na reunião de

Governo ganha folga de mil milhões com défice abaixo da meta da troika
O Governo fechou as contas do ano passado com um défice entre 4,3% e 4,4% do PIB, um valor que fica muito abaixo da meta definida com a troika e que serviu de base ao Orçamento do Estado de 2014.Assim, segundo o Diário Económico, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ganhou uma folga de 1

Governo atribuiu subsídio de alojamento a 24 membros da sua equipa
Desde o início da legislatura, o Governo já atribuiu o subsídio de alojamento a pelo menos 24 membros da sua equipa, incluindo três ministros, 15 secretários de Estado e seis chefes de gabinete.

Rumores
UTAO prevê défice abaixo do previsto pelo Governo: O défice deste ano pode mesmo ficar abaixo da meta traçada pelo Governo, mas a concretização desta boa notícia ainda está presa por acontecimentos do último trimestre deste ano, que são ainda desconhecidos.

Reforma aos 67 anos só em 2029
O aumento da idade da reforma vai começar a ser discutido entre o Governo e os parceiros sociais na próxima segunda-feira, numa reunião que vai contar com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Irlanda disse não a programa cautelar. E agora Portugal?
A Irlanda rejeitou o apoio da Europa e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e vai regressar aos mercados sem programa cautelar.
Parlamento aprova hoje diploma do OE2014 na generalidade
A Assembleia da República termina hoje (dia 1) o debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), documento que, segundo a TSF, será aprovado com os votos da maioria parlamentar PSD/CDS-PP.

orçamento prevê 4,8 mil milhões em medidas de austeridade
para conseguir cumprir um défice público de 4% do pib, o orçamento do estado para o próximo ano deverá conter um pacote de medidas de austeridade de cerca de 4,8 mil milhões de euros, entre novas medidas e as de caráter extraordinário que já estão a ser aplicadas este ano e que irão manter-se, como

chegada da troika levou à eliminação de 488 mil empregos
a destruição de emprego entre 2011 e 2014, período marcado pelo programa de ajustamento da troika, deverá saldar-se em 488 mil postos de trabalho na economia portuguesa, refere o governo no novo cenário macroeconómico preliminar ao orçamento do estado para 2014 (oe/2014)segundo o dinheiro vivo, que

troika dá nota positiva mas austeridade é para manter
portugal deverá receber em novembro uma nova tranche de 5,6 mil milhões de euros na sequência da nota positiva dada esta quinta-feira pela troika, no final da oitava e nona avaliações regulares ao programa de assistênciaos resultados foram apresentados pela ministra das finanças, maria luís albuquer

horário de 40 horas é questão de interesse público, alega governo
o governo vai contestar as decisões dos tribunais que travem a aplicação do horário de 40 horas na função pública.
isabel castelo-branco é a nova secretária de estado do tesouro
chama-se isabel castelo-branco e vai ser a nova secretária de estado do tesouro, sucedendo a joaquim pais jorge, que se demitiu do cargo há três semana.

finanças destruíram documentos essenciais para avaliar swaps
a inspecção-geral de finanças (igf) destruiu documentos relativos aos contratos swap que eram essenciais para avaliar o controlo feito à subscrição destes produtos pelas empresas públicas.