Comentários: 0
zare_2

Em qualquer grande rua ou avenida comercial mundial é possível encontrar lojas da Zara, da Apple e da Starbucks. Os chineses não fugiram à tradição, mas deram “novos” nomes às respetivas lojas. Os proprietários do complexo Shimao Skyscrapers, em Wuxi, cidade mineira a cerca de mil quilómetros de Pequim, criaram uma avenida de luxo pirateada. Aqui, a Zara chama-se Zare, a H&M é H&N, a Apple é Appla e a Starbucks foi rebatizada como Sffcccks Coffee.

Aparentemente, esta iniciativa não tem o objetivo de vender produtos imitados destas marcas, algo bastante habitual no país. Os proprietários do complexo Shimao Skyscrapers defendem que esta é uma estratégia comercial para atrair empresas de todo o mundo. Em declarações ao site Sohu.com, asseguraram que não há atividade comercial e que todos os locais estão desocupados. Sobre a ideia de imitar os nomes de marca conhecidas, adiantam que “não são mais que uma montagem para criar uma atmosfera comercial”.

China, o país onde a Zara se chama Zare e a Apple é a Appla (fotos)

Esta ideia pode, no entanto, dar origem a uma pesada multa. Segundo Zhao Jia, advogado especializado em violação dos direitos das marcas, “os promotores estão a cometer uma infração e, se não desistirem, podem ser sancionados”.

China, o país onde a Zara se chama Zare e a Apple é a Appla (fotos)

As violações de copyright são bastante habituais na China, país onde muitos empresários locais se “inspiram” em marcas ocidentais para lançar os seus próprios negócios, como por exemplo a KFG, a versão chinesa da cadeia de fast food KFC.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta