8 Marvila

Novo espaço de cultura e comércio em Lisboa: assim será o 8 Marvila

Os antigos armazéns vinícolas Abel Pereira da Fonseca, na Zona Oriental de Lisboa, vão acolher um novo espaço cultural e de comércio, com restaurantes, lojas, discoteca, galerias de arte e até campos de padel. Vai chamar-se 8 Marvila, abriu parcialmente esta quarta-feira, 20 de setembro, e vai funcionar até que o edifício seja transformado num “projeto imobiliário”.
Consultores criticam travão às rendas comerciais

Travão às rendas comerciais é “erro crasso”, alertam consultores

A Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI) considera que estão a ser cometidos “erros crassos” relacionados com a limitação das rendas no segmento do imobiliário não-habitacional, salientando que se trata de uma “política cega e feita de forma transversal”. 
Preços das lojas e das casas em Portugal

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%

Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Lisboa

Lisboa, Paris, Roma e Barcelona: juntas para proteger lojas históricas

As cidades de Lisboa, Barcelona, ​​​​Paris, Roma criaram uma aliança municipal para a preservação e proteção das lojas históricas e emblemáticas das cidades, através de uma estratégia de governança partilhada liderada pelos governos locais. O principal objetivo deste acordo é criar estratégias conjuntas entre as diferentes cidades para preservar o património comercial europeu.
Construção de casas em Portugal

Mais terrenos e edifícios para habitação e licenciamento mais rápido

Hoje, a falta de oferta de casas é uma “preocupação central” do país. E foi por isso mesmo que o Governo de António Costa criou várias medidas no novo pacote legislativo “Mais Habitação”, que visam aumentar o número de imóveis afetos a uso habitacional. Uma delas vem mesmo permitir que os imóveis autorizados para comércio e serviços possam ser convertidos em habitação, sem que para isso seja necessária qualquer licença. Outra medida passa por disponibilizar terrenos e edifícios públicos aos privados para a construção de habitação acessível.
retalho

Qual é o segmento mais resiliente do imobiliário europeu em 2022?

O setor de retalho está a revelar ser o mais resiliente de todas as classes de ativos imobiliários durante 2022, segundo a Savills. No terceiro trimestre deste ano, os volumes de investimento em retalho diminuíram 15% em comparação com o declínio da atividade de investimento registado nos setores de multifamily (-70%), de escritórios (-27%) e industrial (-17%).
hipermercados

Ores compra três hipermercados Continente por 26,2 milhões

A Olimpo Real Estate Portugal (Ores Portugal) comprou um portfólio composto por três hipermercados Continente localizados na Guarda, Cantanhede e Ponte de Lima. A sociedade de investimento e gestão imobiliária (SIGI), criada pela Sonae e Bankinter, fechou o negócio por 26,2 milhões de euros.