Comentários: 0
Até 2015 vão ser demolidas 835 casas no litoral português

O ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva, confirmou que até 2015 serão demolidas 835 construções no litoral português. Uma situação que está prevista há muito tempo. “São demolições que estão no papel há décadas, mas que não têm sido concretizadas porque existiu sempre uma boa razão para não ocorrerem”, referiu.

Segundo, o governante, as demolições “não se fazem com qualquer sentimento de alegria ou satisfação”, mas sim como “último recurso”, quando não há outra solução para defender pessoas e bens de “fenómenos extremos de erosão costeira”. “Nestes processos, além de coragem, avaliação, articulação com os municípios e planeamento, está sempre presente uma fortíssima sensibilidade social”, adiantou. 

O programa de demolições no litoral definido pelo Executivo arrancou terça-feira na praia de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, onde serão demolidas 27 construções. “Esta é a primeira operação de demolição sistemática realizada desde há mais de 20 anos”, frisou Jorge Moreira da Silva. Entre obra e indemnizações aos proprietários, as demolições de S. Bartolomeu do Mar custam 2,9 milhões de euros, tendo os trabalhos um prazo de execução de 180 dias.

Ao todo, com a demolição das 835 construções serão investidos 300 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta