Casas novas em Portugal

Mais casas novas concluídas e licenciadas no arranque de 2023

A falta de habitação é uma questão urgente em Portugal. E, por isso, a fileira do imobiliário e da construção tem dado gás a colocação de mais casas no mercado. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam isso mesmo: o número de casas concluídas em construção nova aumentou 16,5% entre o primeiro trimestre de 2023 e o período homólogo. E o número de habitações licenciadas subiu 7,5% entre estes dois momentos.
edifício Signal

Erosão costeira força demolição de edifício dos anos 60 em França

O edifício Signal foi construído a apenas 200 metros do mar, na década de 1960, em Soulac-sur-Mer (França). Com o passar dos anos, e perante a subida do nível das águas e a erosão costeira, esta distância foi reduzida para 20 metros. O prédio de cerca de 80 apartamentos teve de ser evacuado em 2014 pelas autoridades francesas, face ao risco de colapso, e acabou por ser demolido recentemente.  
Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%

Construção retrai: obras licenciadas recuam 7,9% e concluídas 4,9%

A construção tem vindo a ser colocada à prova nos últimos anos. A falta de mão de obra é um problema estrutural no setor. E como se não bastasse, os preços dos materiais e das matérias-primas começaram a subir durante a pandemia e aceleraram desde que eclodiu a guerra da Ucrânia. Os resultados deste panorama não são animadores: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, dia 13 de setembro, o número de edifícios licenciados diminuiu 7,9% no segundo trimestre do ano face ao mesmo período de 2021. E o número de edifícios concluídos recuou 4,9% entre esses dois momentos.
Ronaldo faz obras de demolição na casa do Gerês

Ronaldo já está a demolir o campo de jogos da casa no Gerês

Depois de ter sido obrigado a destruir a marquise da penthouse de luxo que detém em Lisboa, Cristiano Ronaldo viu-se forçado a demolir algumas construções ilegais na casa de que é proprietário no Gerês, na albufeira da barragem da Caniçada, em Terras de Bouro. Em causa está a demolição de um campo de jogos e de uma casa anexa nas imediações da mansão. Obras essas que já terão começado e que decorrem a bom ritmo, tendo o futebolista do Manchester United até 30 de junho de 2022 para as concluir.