O desemprego virou a vida ao contrário de A. Primeiro o desespero porque já não tinha os ingressos para cumprir os empréstimos da casa e do carro. Depois, a oportunidade. A. Descobriu no projeto de João Neves, fundador da empresa MiniCasas Portugal, o caminho que procurava para a concretização de um sonho que alimentava há dois anos: construir o seu "yurt". Fica a saber como é esta casa portuguesa...
O yurt é uma espécie de tenda, com todas as comodidades de uma casa normal. Este novo espaço que começou a ser planeado em setembro de 2012 por A. com João Neves e onde hoje vive com a companheira demorou cerca de dois meses até estar concluído, escreve o Dinheiro Vivo. Tem menos de 14 metros quadrados, foi construído com 95% de materiais naturais, como madeira, cortiça, algodão, lã pura de ovelha e serapilheira.
"No nosso yurt, que é desmontável e transportável, temos uma cozinha com algumas fontes de energia, mas privilegiamos a utilização da salamandra a lenha, especialmente no inverno. No verão, cozinhamos utilizando fogões foguete no exterior, uma tecnologia a lenha de alta eficiência energética", explica A. ao Dinheiro Vivo.
A casa de banho utiliza o sistema de sanita seca, em que não é utilizada água no processo, mas sim serradura. O material resultante é depois compostado durante dois anos para ser devolvido à natureza. "Para já, para termos água quente, ainda estamos dependentes de um sistema de aquecimento híbrido, que pode funcionar a eletricidade, a energia solar, ou, no inverno, pode ser alimentado pela salamandra a lenha".
Para poder comentar deves entrar na tua conta