
Os combustíveis vão ficar mais caros em 2015 na sequência da subida dos impostos, das decisões do Orçamento do Estado (OE) e do aumento da incorporação de biocombustíveis nos produtos. A Galp estima que a gasolina fique 6,5 cêntimos por litro mais cara e que o gasóleo aumente 5,1 cêntimos por litro (já com IVA).
De acordo com Manuel Ferreira de Oliveira, CEO da empresa portuguesa, “os consumidores vão ser penalizados com mais 346,3 milhões de euros adicionais no próximo ano por via das decisões tomadas pelo Governo”. “É mais um sacrifício aos nossos clientes”, disse, citado pelo Dinheiro Vivo.
O responsável foi mais longe nas suas contas, adiantando que os portugueses vão pagar mais 2,46 cêntimos por litro com o aumento da Contribuição de Serviço Rodoviário (CSR) e mais 1,5 cêntimos por litro com a nova taxa de carbono inscrita na Reforma da Fiscalidade Verde. A isto há que juntar, na gasolina, mais 2,5 cêntimos por litro por via da recente obrigatoriedade de introduzir álcool no produto final e, no gasóleo, mais 1,5 cêntimos por litro por via da obrigatoriedade de incorporar mais biodiesel.
Para Manuel Ferreira de Oliveira, estas novas obrigações de incorporação de determinados produtos nos combustíveis contribuem ainda mais para que a diferença de preços dos combustíveis entre Portugal e Espanha.
Para poder comentar deves entrar na tua conta