O turismo em Portugal está a crescer muito mais que a média na Europa, assumindo-se como um dos principais potenciadores da economia. Este ano, no que diz respeito a chegadas internacionais, o turismo está a crescer 12,3% face a 2014. Trata-se de um valor muito superior ao verificado na média europeia (2,7%) e mundial (4,3%).
Segundo a consultora imobiliária Worx, que se apoia em dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a confiança no setor do turismo “é algo que tem aumentando substancialmente e que é visível pelo aumento de todos os KPIS (Key performance indicators) taxas de ocupação, preços médios, RevPar, dormidas e receitas”.
Em comunicado, a Worx adianta que “os bons números do turismo são sustentados por uma maior procura muito influenciada pela instabilidade dos países concorrentes de Portugal” no setor do turismo e sobretudo pelo “aumento significativo da qualidade da oferta turística” no país. “Assiste-se a um melhor equilíbrio entre qualidade/preço alcançado através de uma subida dos preços que acompanha uma melhoria na qualidade da oferta”, lê-se no documento.
Para Alexandra Torres, do departamento de Hospitality, Tourism & Leisure da Worx, 2015 tem-se revelado um ano muito positivo, e “todos os indícios apontam para que seja o melhor ano turístico de sempre, destronando” 2014. “A subida de 6,6% em dormidas e 8,3% em hóspedes em relação a 2014 resultaram num aumento de 11,1% nos proveitos globais do setor. Os bons resultados são conseguidos também pelo aumento gradual das unidades hoteleiras ao longo dos últimos três anos (22 em 2012, 31 em 2013 e 18 em 2014). Só neste primeiro semestre [verifica-se] um número já superior ao total do ano passado (26 novas unidades)”, revelou.
A Worx adianta que até final do ano está prevista a abertura de 31 novos hotéis, originando um total de 57 novas unidades em 2015.
O mercado inglês lidera o ranking de mercados estrangeiros em termos absolutos de dormidas em Portugal. Seguem-se os turistas alemães, franceses e espanhóis, por esta ordem.
De referir ainda que as regiões com maior número de dormidas (Lisboa, Algarve e Madeira) apresentam também uma maior diversidade e quantidade de oferta turística.
Para poder comentar deves entrar na tua conta